A provável mulher mais idosa nascida em Palmital, Elisa Maciel Moreira, de 101 anos, deixou na tarde de terça-feira (16/03) a ala de isolamento da Santa Casa de Misericórdia e foi para casa continuar a recuperação após contrair o Coronavírus.
Devido à idade avançada, ela passou quatro dias no hospital para combater as dificuldades respiratórias e intensificar o tratamento da doença.
Mas Dona Elisa, como é conhecida, não ficou só no hospital, pois no mesmo dia foi internada com ela a filha Bete Moreira, de 66 anos, que sentiu os mesmos sintomas, recebeu o mesmo tratamento e teve alta no mesmo dia.
A neta de Eliza, filha de Bete, Bruna Moreira Boso, de 27 anos, também contraiu o vírus na mesma época e está em processo de recuperação junto à mãe e à avó, que moram na mesma casa.
A centenária, que nasceu em 1919 durante a pandemia da gripe espanhola, apresentou quadro gripal na semana passada, com tosse, falta de ar, febre e fraqueza.
Dona Elisa passou por exames, incluindo tomografia do pulmão e, na noite de sexta-feira passada (12/03), foi internada junto com a filha na ala de isolamento da Santa Casa.
Ambas passaram a receber oxigênio por cateter e tiveram melhora rápida. Em tratamento domiciliar, devem permanecer em isolamento até a próxima semana.
A centenária foi uma das primeiras pessoas do grupo dos idosos de Palmital a receber a vacina Coronavac em 4 de fevereiro – a segunda dose foi aplicada cerca de 20 dias depois. Segundo Bruna, a avó tem boa recuperação, apesar de ainda apresentar um pouco de fraqueza e abatimento devido à doença.

Bruna, que está apenas com “mal estar” decorrente da Covid-19, disse que as boas condições de saúde, a ausência de doenças crônicas e a imunização contra o vírus estão ajudando Elisa a superar a doença. “Ela é forte e tem boa saúde. Mas, se não fosse a vacina, acho que poderia ser pior”, avaliou.