A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) traz a Palmital nesta sexta-feira (30/08) e neste sábado (31/08) o projeto Cidadania Itinerante. A iniciativa, que conta com a parceria da Prefeitura, tem o objetivo de oferecer serviços públicos à população do município, que faz parte da Região Administrativa de Marília. A unidade móvel, instalada em uma van, estará em frente à Central do Cidadão, na antiga estação ferroviária na avenida Reginalda Leão.
O Cidadania Itinerante atende na sexta-feira (30/08) das 9 às 17 horas. No sábado (31/08), os serviços são prestados das 9 às 15 horas. A iniciativa visa levar diversos serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania para mais perto da população. Serão distribuídas cerca de 100 senhas por dia, em ordem de chegada, com término uma hora antes do horário previsto para o final dos atendimentos.
Serviço possibilita a solicitação de documentos e orientações para acesso a serviços digitais. Entre os atendimentos estão 1ª e 2ª via de RG, agendamento de 2ª via de CNH, agendamento na Receita Federal, atestado de antecedentes criminais, download de Carteira de Trabalho Digital no celular, consulta ao Serasa, criação de conta GOV, elaboração de currículo, emissão 2ª via de CPF e título de eleitor; e, emissão de 2ª via de contas (água e luz). Também é possível pedir a 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
O serviço faz ainda encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da Secretaria de Justiça, além de possibilitar solicitação do seguro-desemprego, reclamações ao Procon e à Defensoria Pública e orientações migratórias com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O Cidadania Itinerante recebe denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa, além de possibilitar o registro de Boletim de Ocorrência.