Veja que cargos estarão em alta no mercado de trabalho em 2024 e os requisitos para ocupá-los

Tecnologia, Logística, Marketing e Engenharia são algumas das áreas promissoras, aponta Luandre RH

O desemprego recuou em 2023, com mais de 1,6 milhão de empregos formais criados até o terceiro trimestre de 2023. Ainda há uma longa jornada pela frente, para melhorar o mercado de trabalho brasileiro e, segundo os especialistas, o ano de 2024 tem expectativas de crescimento modestas. Mas sempre há oportunidades em destaque. O EXTRA traz abaixo uma lista de carreiras promissoras que são boas notícias e servem como guias para os trabalhadores.

— Há oportunidades. Estamos numa situação pós-pandemia, que criou novos problemas e exige novas soluções – explica Rubens Moura, professor de Ciências Econômicas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, exemplificando: — As cadeias produtivas voltaram a se atualizar a a produzir. Então, o setor de Transporte e Logística, por exemplo, estará empregando.

Com as previsão para o mercado de trabalho em 2024, profissionais que já estão nas grandes áreas listadas podem direcionar a carreira de forma mais estratégica. A partir de conversas com outros trabalhadores, é possível descobrir cursos que são a porta de entrada para a transição de carreira ou função. Mas, claro, o movimento deve ser bem pensado, considerando que o currículo precisa ser coerente e sólido a médio e longo prazo.

— Vale procurar saber sobre o dia a dia do cargo, a modalidade de trabalho, as qualificações exigidas e, acima de tudo, se há de fato identificação, ou seja, se a pessoa realmente se vê trabalhando na nova área e está disposta a aprender para crescer profissionalmente — destaca Debora Herdeiro, gerente de RH da Luandre.

1. Tecnologia

  • Engenheiro de dados – É responsável pela criação, armazenamento, e gerenciamento do banco de dados de uma empresa. Precisa ter uma boa base de programação, linguagens de programação como Python e JavaScript, de big data e principalmente de SQL (Linguagem de Consulta Estruturada).
  • Analista de segurança da informação – É responsável pela revisão e análise dos sistemas tecnológicos de uma empresa e cria soluções para eliminar ou reduzir os riscos de vazamento de dados. Os requisitos são: ser bacharel na área de Ciência da Computação e ter formação em Suporte Técnico. Além disso, deve ter conhecimento profundo das mais recentes ameaças à segurança de TI e ferramentas de proteção.

2. Logística

  • Despachante Aduaneiro – É o intermediário no Comércio Exterior que pode representar o importador, exportador ou outra função relacionada ao despacho de mercadorias. É necessário possuir ficha limpa junto às autoridades policiais, ser brasileiro, ter mais de 18 anos e ter, pelo menos, o ensino médio completo. Embora não exista um curso específico para se tornar um despachante aduaneiro, é recomendado buscar uma graduação em Comércio Exterior, Logística, Administração ou Direito.
  • Diretor de Logística – Promove, planeja e controla fluxo e armazenamento de insumos e matérias-primas de uma empresa e garante recursos para execução de todas as atividades da empresa. Requisitos: raciocínio lógico, visão estratégica e sistêmica, capacidade de comunicação interpessoal, desenvolvimento proativo e senso crítico. O ideal é ser graduado e especializado na área, com pós-graduação ou MBA.
  • Auxiliares de Logística – Responsável pela operação, é a função de entrada para o segmento logístico, gerando um grande volume de oportunidades. Apesar de valorizar questões comportamentais como organização, senso de responsabilidade e pró-atividade, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que pode ser uma grande oportunidade para primeiro emprego também.

3. Marketing

  • Analista de SEO – É responsável pela estratégia, gerenciamento e execução de atividades de Marketing, com o objetivo de ranquear bem um site na busca orgânica do Google para determinadas palavras-chave. Deve ter expertise em Google Analytics, publicidade paga e familiaridade com ferramentas de pesquisa e gerenciamento de palavras-chave.
  • Gerente de Inteligência de Mercado – Gerencia e estrutura a coleta de dados sobre a concorrência, tendências de consumo, comportamento do público e cenários do mercado, visando à definição de políticas e processos, e apoia os departamentos de Marketing, Comunicação e Vendas. É desejável ter conhecimento sobre mercado nacional e internacional, importação e exportação, além de ensino superior em Economia, Administração, Marketing, Estatística ou áreas relacionadas.

4. Engenharia

  • Engenheiro Civil – É o profissional que planeja, projeta, executa e faz a gestão de obras de infraestrutura e empreendimento. É necessário ter graduação em Engenharia Civil e conhecimento em ferramentas técnicas como Excel, AutoCAD, e SketchuP..
  • Head de ESG – Responsável que supervisiona estratégias e práticas ambientais, sociais e de governança, promovendo sustentabilidade, equidade e conformidade nas operações corporativas. É importante que o profissional tenha ensino superior completo e cursos ambientais. Outras características são: visão sistêmica, inteligência emocional, inovação e foco na diversidade.

Fonte: Extra

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.