Esta semana foi marcada por uma grande mudança no clima, que encerrou um longo período de tempo quente e muito seco na região de Palmital. A virada no tempo começou no domingo (07/08), quando foram registradas no município chuvas que totalizaram 8,4 mm depois de vários dias de estiagem. O fenômeno foi causado por uma frente fria que avançou sobre a região Sudeste do país.
A segunda-feira (08/08) também houve clima instável, com tempo nublado e chuvas no período noturno que chegaram a 1,3 mm. A terça-feira (09/08) foi chuvosa e registrou 14 mm de precipitações, principalmente entre a tarde e a noite. Apesar da pluviosidade, o início da semana teve temperaturas amenas, com termômetros entre 15° C e 30° C.
Na quarta-feira (10/08), houve outra mudança no clima sob a influência de um ciclone extratropical que se formou no litoral do Sul do Brasil e avançou em direção a São Paulo. O fenômeno causou fortes ventos no Estado e considerável queda nas temperaturas, que ficaram entre 10,5° C e 21,4° C em Palmital. Houve apenas 0,3 mm de chuvas durante o dia, que teve céu nublado.
Os registros climáticos são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado que mantém estação automática no Horto Florestal, nas proximidades do Distrito de Sussuí. E os termômetros continuaram em queda em Palmital e chegaram à mínima de 4,5° C na madrugada desta quinta-feira (11/08).
Ao contrário dos dias anteriores, a manhã de quinta-feira (11/08) começou ensolarada em sem nuvens. Devido ao vento frio, a máxima prevista para o período é de apenas 20°, conforme o serviço de meteorologia IPMet/Unesp, de Bauru. A expectativa é que o tempo continue firme nos próximos dias e com termômetros em elevação durante o final de semana.
Conforme previsão do IPMet/Unesp, a sexta-feira (12/08) terão sol e temperaturas entre 10° C e 24° C em Palmital. No sábado (13/08), as temperaturas ficam entre 10° C e 27° C. Para domingo (14/08), o clima deve esquentar mais e ter marcas entre 14° C e 31° C. Na segunda-feira, há estimativa de variação entre 17° C e 32° C. Há ainda a perspectiva da volta das chuvas a partir de quarta-feira da próxima semana.