O verão começa neste sábado (21/12), às 6h20 (horário de Brasília). E deve trazer chuvas acima da média e temperaturas mais próximas da normalidade. Para o primeiro fim de semana da estação, a previsão é de temporais em diversas regiões do país – cenário que pode se repetir ao longo deste verão.
As áreas com maior volume de chuva neste início da estação incluem o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, sul de Goiás, sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, segundo a Climatempo. Ventos de até 100 km/h e acumulados de até 100 milímetros são esperados, conforme alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Primeiro fim de semana do verão deve ter chuvas e frente fria vinda do Sul
Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul, formada nesta sexta-feira (20), vai criar uma frente fria que avançará pelo Sudeste no sábado. No Norte, os temporais, que já vinham ocorrendo de forma pontual, devem se tornar mais generalizados, especialmente no Amazonas.

No domingo, a frente fria perde intensidade no centro-sul do país. E as chuvas se concentram no norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Além disso, as temperaturas devem ficar mais amenas em boa parte do Sudeste.
Previsão do tempo para o verão 2024-2025
O verão deste ano, que vai até 20 de março, não deve ser marcado por ondas de calor significativas. A Climatempo destaca como tendência a formação de corredores de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste, favorecendo instabilidades climáticas e a possibilidade de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Chuvas volumosas, acima da média, são esperadas em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e algumas áreas do Nordeste. E as temperaturas mais elevadas devem ocorrer no Sul e em partes do Norte, com episódios isolados de calor intenso.
Fonte: Olhar Digital