A Câmara de Bofete (SP) comunicou, por meio de nota oficial publicada na tarde de terça-feira (17/09), que o vereador Luis Antonio Ramos (Republicanos), condenado por tocar as partes íntimas e tentar beijar uma adolescente à força, renunciou à cadeira no Legislativo da cidade.
Na sessão ordinária de segunda-feira (16), seria votada a abertura de um pedido de cassação do vereador, também conhecido como Zebra Ramos. Porém, antes da leitura do pedido, a renúncia foi anunciada pelo vereador Henrique Galvão Pinto de Carvalho e aplaudida por munícipes que assistiam à reunião.
O comunicado oficial, assinado pelo presidente da Casa de Leis, Renato Ferreira, ainda diz que o partido prosseguirá com o rito regimental para a convocação de um suplente (confira a nota completa no fim da reportagem).
Em nota à imprensa, a defesa do vereador Luis Antonio Ramos disse que a decisão foi tomada para preservar os familiares e amigos, que acreditam na inocência dele, o que “será provado ao final do processo”.
Condenação
O caso aconteceu em 2021, no banheiro de um bar. Na época, a vítima tinha 16 anos e Luis Antônio já era vereador da cidade.
A decisão em primeira instância foi publicada na segunda-feira, 2 de setembro, e condena o vereador a oito anos de prisão em regime fechado, mas cabe recurso. Ele recorre em liberdade.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na época do crime, na noite do dia 7 de novembro de 2021, o vereador teria se aproximado da vítima em um bar localizado no Centro de Bofete, tocado suas partes íntimas e tentado beijá-la à força.
A vítima resistiu e gritou por socorro até que uma amiga ouviu os gritos e expulsou Luis Antônio do local.
Ainda conforme o registro, na manhã seguinte, o vereador procurou a mãe da adolescente em seu local de trabalho, admitindo o crime e pedindo que a denúncia não fosse formalizada, alegando estar alcoolizado no momento do ocorrido.
O vereador chegou a comentar sua condenação, em sessão ordinária no dia 2 setembro, com falas machistas “justificando” sua atitude criminosa pelo comportamento da vítima.
Na ocasião, o vereador Israel Mariano, conhecido como Zecão, levou a pauta da condenação de Luis Antônio Ramos ao plenário como uma nota de repúdio. Durante sua fala, ele disse que gostaria de prover respostas à população, em respeito às mulheres da cidade, inclusive suas filhas e netas.
Logo depois, em sua ordem de fala, Luis Antônio Ramos fez o comentário tentando se justificar.
“O Zecão falou muito bem. Mas as suas filhas não estavam, às 23h, bebendo e fumando em um bar. É assim que funciona, a gente tem que ver os dois lados da moeda”, disse.
Sobre as acusações, o g1 entrou em contato com o vereador, que disse estar sendo “vítima de perseguição política e falsa acusação de crime”.
Comunicado oficial da Câmara
“A Câmara Municipal de Bofete, através de seu Presidente, comunica a todos os interessados que recebeu na data de 16/09/2024, requerimento assinado pelo então Vereador Luis Antonio Ramos, solicitando a renúncia ao cargo de Vereador e 1º Secretário da Mesa Diretora. Diante disso, esta Casa de Leis prosseguirá com o rito regimental para convocação do respectivo suplente dentro do prazo legal.
Atenciosamente,
Renato Ferreira
Presidente”
Fonte: g1