Vereador de Palmital faz mutirão para coleta de lixo irregular e encontra criadouros de mosquitos e escorpiões

Alessandro Karatê se juntou a três amigos para coletar resíduos descartados irregularmente às margens de vicinal

O vereador recém empossado para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Palmital, Alessandro Rogério Alves Prado Pires, conhecido como Alessandro Karatê, reuniu amigos para um mutirão de recolhimento de lixo descartado irregularmente às margens do Anel Viário Municipal.

O trabalho, iniciado às 7 horas do último sábado e concluído por volta das 10 horas, resultou na coleta de 15 sacos de 200 litros de material variado, correspondentes a 3 mil litros de lixo, somados à lamentável surpresa da identificação de vários criadouros de mosquitos e ninhadas de escorpiões.

Grande quantidade de lixo foi encontrada em saída do Jardim das Flores para Sussuí

Além do vereador Alessandro, participaram da empreitada os amigos Beto Guedes, Giovana Carateca e Sandra Tiengo Massaro, que caminharam desde o acesso do Jardim das Flores/Sussuí, até a rotatória da vicinal Fuade Haddad (Sete de Setembro), somando cerca de 2,75 quilômetros de rodovia asfaltada, por onde circulam caminhões, automóveis, ciclistas e pedestres que fazem caminhadas.

Entre as muitas surpresas desagradáveis, o grupo encontrou até vaso sanitário jogado à margem da vicinal, indicando o absoluto desrespeito de parte da população para com os espaços públicos. Muitas embalagens de produtos variados, garrafas e latas vazias, papelão e plástico e até móveis velhos são descartados como forma de “livrar-se” da obrigação de garantir o destino correto.

Diversos sacos de plástico foram usados para embalar materiais coletados em vicinal

Pior que o lixo jogado em todo o trecho do percurso do grupo, também foram encontrados criadouros de mosquitos, possivelmente do transmissor da Dengue e de outras doenças graves, além de ninhadas de escorpiões com exemplares adultos e muitos filhotes, indicando a proliferação do aracnídeo peçonhento que tem hábitos noturnos e se esconde em locais úmidos e sujos durante o dia.

O vereador, que encaminhou todo material coletado ao Aterro Sanitário Municipal, gravou vídeo (veja abaixo) mostrando o volume de lixo encontrado no pequeno trecho do Anel Viário e os escorpiões que se proliferam graças justamente à falta de cuidado das pessoas que fazem o descarte irregular. 

Entulho descartado irregularmente vira ambiente para proliferação de escorpiões

CONFIRA O VÍDEO DO VEREADOR ALESSANDRO

O Jornal da Comarca e o Portal de Notícias JC Online publicaram reportagem sobre o tema recentemente, com a denúncia de inúmeros casos de descarte irregular na região do Jardim das Flores, incluindo a praça principal do bairro e o Centro Cultural, os canteiros da avenida Oriente e outros pontos da cidade onde foram encontrados muito lixo deixado por moradores, sempre longe de suas casas.

Um vídeo gravado pelas câmeras de segurança de uma moradora do Jardim das Flores flagrou duas pick-ups, uma grande e outra menor, cujos motoristas descartaram vários sacos de lixo na praça principal do bairro.

Camionetes de caçamba servem para carregar lixo despejado em praças públicas e em frente às residências de terceiros

Em outra verificação feita pelo JC na manhã de segunda-feira da semana passada (27/01), dia de coleta da Prefeitura no mesmo Jardins das Flores, foram encontrados dezenas de sacos de lixo nos gramados do Centro Cultural e no canteiro central da avenida Oriente (fotos abaixo), sempre distantes das moradias, indicando a intenção de manter os resíduos longe de casa.

Além do lixo em sacos, é comum encontrar resíduos de serviços de jardinagem, como o que se verificou bem na frente da fachada do Centro Cultural, onde foram descartados vários sacos de lixo cheios de restos de poda de gramado, em situação que mostra a ausência do sentido comunitário, do respeito para com os bens públicos e, principalmente, a falta de civilidade. 

Outra constatação feita é que são poucas as casas do bairro que mantém lixeiras adequadas para a deposição do lixo no dia da coleta, indicando a indisposição de moradores em manter os resíduos em frente às residências, mesmo que por pouco tempo, preferindo sujar os espaços públicos e causar impacto negativo na paisagem arborizada e com muitas áreas verdes do próprio bairro.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.