O prefeito José Benedito Camacho, o Camachinho, foi um dos oradores na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, que ocorreu entre segunda (19/05) e quinta-feira (22/05) no Centro Internacional de Convenções do Brasil da Capital Federal, foi promovido pela CNM – Confederação Nacional de Municípios – e reuniu representantes municipais de todo o país e lideranças políticas nacionais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores e parlamentares.
A programação incluiu palestras e debates sobre questões municipalistas, principalmente com relação à renegociação de dívidas com a União e o aumento de gastos pelos municípios para financiamento de setores como saúde, educação e segurança. Na manhã de quinta-feira (22/05), durante um dos painéis, com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, Camachinho foi convidado a ocupar a tribuna para falar ao público.
O prefeito se apresentou, citou que cumpre o quinto mandato eletivo em Ibirarema, um como vereador, dois como vice-prefeito e dois como prefeito, e enfatizou a importância da Marcha, da qual participou quatro vezes. Camachinho elogiou um dos prefeitos que decidiu cancelar uma festa em sua cidade para investir os recursos no abastecimento de água e revelou que também pretende investir na garantia do fornecimento de água para a população, antes que falte, inclusive com a mobilização de recursos que seriam destinados ao Ibirarema Rodeio Fest, evento tradicional da cidade.
Camachinho enfatizou que a decisão tem como objetivo solucionar os problemas estruturais na cidade e, por meio de uma revolução de mentalidade, garantir a disponibilidade hídrica para população. “Nós trabalhamos muito para fazer uma Ibirarema melhor, garantindo qualidade de vida para nossa população. Por isso que estamos no quinto mandato para servir. O ‘poder’ do prefeito não é meramente um status, e sim a ação de poder ajudar a próximo”, finalizou Camachinho, que foi muito aplaudido pelo grande público.