Um policial militar atirou duas vezes na cabeça de um suspeito durante uma abordagem em Guarulhos, na Grande São Paulo, em agosto deste ano. A ação, registrada pela câmera corporal do agente, ocorreu após uma perseguição a dois indivíduos em um veículo furtado.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um dos suspeitos foi preso, enquanto o outro resistiu à prisão e sacou uma arma contra o policial. Mesmo baleado, o homem foi encaminhado ao Hospital Geral de Guarulhos, mas não resistiu aos ferimentos.
Nas imagens, o policial tenta algemar o suspeito, que não colabora. “Põe a mão pra trás”, ordena o agente enquanto desferia socos no homem. O policial grita repetidamente para que o suspeito tire a mão da cintura, mas ele saca um revólver, que é desarmado antes dos disparos fatais. A SSP informou que as câmeras corporais dos policiais envolvidos estão sendo analisadas, e a Polícia Militar abriu um inquérito para investigar o caso.
A Ouvidoria da Polícia de São Paulo criticou a ação, afirmando que houve erro procedimental. Segundo o ouvidor Claudio Silva, “a equipe teve a oportunidade de imobilizar a vítima com algemas e não o fez, disparando tiros na região da cabeça”. O órgão solicitou à Corregedoria medidas imediatas, destacando que episódios de violência policial têm se tornado frequentes.
Fonte: DCM