Um grupo de “capivaras verdes” apareceu em um rio da Argentina e gerou preocupação em moradores e autoridades do país. Os animais apareceram cobertos por uma substância de cor verde no reservatório da represa de Salto Grande, na província de Entre Ríos.
O vídeo foi gravado por turistas que estava à beira da água e a coloração nos pelos dos animais é causada pela presença de cianobactérias na água, que é usada pelas capivaras para beber e tomar banho.
Essas bactérias são organismos microscópicos que contêm clorofila e estão presentes em águas doces e salgadas. Elas produzem toxinas que ficam contidas nas células, podem se dissolver na água e, por isso, se tornaram um problema emergente de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
A Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU) afirmou que o problema foi identificado “nas águas do rio Uruguai e seus afluentes”. O fenômeno costuma ocorrer durante o verão, por conta das altas temperaturas, e deixou algumas praias “inutilizáveis”, já que as bactérias podem gerar problemas de saúde.
Fonte: DCM