A aparição de centenas de morcegos tem assustado moradores e comerciantes do Centro Histórico de Porto Alegre (RS). Nos últimos dias, os animais se instalaram no alto das janelas de uma galeria comercial na Rua Voluntários da Pátria. A região costuma ter grande fluxo de pessoas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade explica que os morcegos procuram a zona urbana da cidade nos meses de calor em busca de alimentos, como cupins, baratas, mosquitos e mariposas. Eles são animais nativos e não podem ser mortos ou feridos, conforme previsto na lei de crimes ambientais.
Para retirada dos morcegos, a prefeitura recomenda que seja procurado um biólogo especializado para manejo correto. Um dos responsáveis por um prédio comercial no Centro Histórico disse à RBS TV que acionou uma empresa e fez a vedação das entradas.
⚠️ Orientações ⚠️
↪️ Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal (caído no chão, pendurado em janelas ou cortinas), o animal não deve ser tocado. A recomendação é ligar para o 156 ou para o 51 3289-2450 (também com WhatsApp).
↪️ Se possível, o morcego deve ser capturado sem ser tocado diretamente, utilizando panos, caixas, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que uma equipe da prefeitura realize o recolhimento.
↪️ Acidentes envolvendo contato com morcegos são considerados graves e devem ser notificados imediatamente.
↪️ Pessoas que tiverem acidentes envolvendo morcegos devem procurar atendimento médico em uma unidade de saúde. O profissional avaliará a situação e, havendo indicação, encaminhará o paciente para aplicação de dose de vacina e/ou soro antirrábico.
Fonte: g1