VÍDEO – Cientistas encontram vermes gigantes em “zona inabitável” do oceano

Uma equipe de pesquisadores descobriu, nas profundezas do oceano Pacífico, próximo ao arquipélago de Galápagos, vermes brancos tubulares vivendo em fontes hidrotermais, nas profundezas da Cordilheira Dorsal do Pacífico leste a 2,5 km de profundidade. “É a primeira vez que animais são escavados de cavidades cheias de fluidos no subsolo marinho de fontes hidrotermais profundas”, afirmou a equipe do Instituto Oceânico Schmidt sobre os seres, que medem até 50 cm.

Essas fontes hidrotermais, nas quais as placas tectônicas da Terra se encontram e a água do mar se mistura com o magma, criam ambientes extremos, antes considerados inabitáveis. Estudos anteriores já haviam localizado vírus e micróbios ao redor dessas formações vulcânicas. Agora, a equipe conseguiu identificar os vermes, que se mostraram bem adaptados ao ambiente hostil. O estudo foi publicado na última terça-feira (15) na revista Nature Communications.

Para entender como os vermes conseguem sobreviver nesse ecossistema extremo, os pesquisadores realizaram uma série de mergulhos na região com a ajuda de um robô operado remotamente (ROV). O ROV, equipado com braços e câmera, foi usado para levantar placas de fluido quente, revelando uma grande quantidade de vermes tubulares abaixo delas. “Foi uma grande surpresa encontrar tantas formas de vida adaptadas a esse ambiente”, destacou a equipe.

Os vermes, de coloração branca, foram identificados como pertencentes às espécies Oasisia alvinae e Riftia pachyptila. A descoberta traz novas luzes sobre a biodiversidade das profundezas marinhas e a capacidade de adaptação de organismos a condições extremas.

Fonte: DCM

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.