A equipe do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura realizou na manhã desta segunda-feira (13/10) o resgate de uma lontra no bairro Paraná. O animal silvestre, que foi visto por pessoas que estavam na rua, foi capturado e posteriormente libertado em uma área de mata ciliar na zona rural de Palmital, garantindo que ele pudesse voltar à natureza e continuar seu ciclo de desenvolvimento.
De acordo com informações dos membros da equipe do Departamento de Agricultura, o animal foi visto por volta das 8h40 na rua Gregório Telles, no trecho entre as ruas José Florêncio Dias e Eduardo Zacarelli. A lontra havia passado pela via pública e ficado escondida em baixo de um carro nas proximidades da padaria Pão Nosso. Ela foi capturada pela equipe da Prefeitura, com apoio de populares que estavam no local.
Em uma gaiola apropriada para transporte, a lontra foi levada pela equipe da Prefeitura até uma área de mata ciliar nas proximidades da cabeceira da Água da Aldeia. Assim, evitaram-se maiores transtornos com a presença do animal silvestre na zona urbana, principalmente pelo risco de ataque a pessoas, e garantiu-se que ele pudesse retornar ao seu habitat natural.
ESPÉCIE – As lontras são mamíferos semiaquáticos com corpo hidrodinâmico, pelagem impermeável e que vivem em rios, lagos, pântanos e áreas costeiras com água limpa e vegetação nas margens. Elas se alimentam principalmente de peixes e crustáceos, mas também caçam répteis, aves e pequenos mamíferos, sendo predadoras oportunistas com hábitos crepusculares ou noturnos. Seu habitat é crucial e elas são sensíveis à poluição, sendo indicadoras de ecossistemas saudáveis.












