Palmital vive uma nova experiência na área da cultura popular com o Festival de Cultura Urbana que acontece neste final de semana na praça Antônio Pedro Cobianchi (Fepasa).
Além do tradicional Skate, esporte muito popular e bastante difundido atualmente, expressões artísticas pouco conhecidas de grande parte da população, como a grafitagem e a batalha de rima do hip-hop, estão sendo desmistificadas em evento muito bem organizado pelos próprios participantes.
Temas das batalhas são livres e julgamento é feito de imediato pelo público Foto: JC ONLINE
Jovens de várias idades, moças e rapazes, se revezam nas batalhas de rimas mediadas por um apresentador e julgadas de imediato pela manifestação do público, com excelentes exemplos de civilidade e respeito entre os adversários que se confraternizam a cada apresentação.
Com ambiente acolhedor, público formado de casais e famílias e muita animação, o primeiro festival do gênero em Palmital introduz mais uma vertente cultural entre aquelas incentivadas e apoiadas pelo poder público municipal.
O evento é promovido pelo Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativas de São Paulo.
Rapazes e moças participam das batalhas de rimas e se apresentam individualmente Foto: JC ONLINE
A programação é viabilizada pelo projeto “Tudo Vira CULT SP”, realizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), entidade que viabiliza atividades culturais nos municípios como forma de difundir as diversas manifestações e fomentar o setor artístico no Estado.
Batalhas quentes são julgadas de imediato e terminam em confraternização entre os contendores Foto: JC ONLINE
A festival começou na noite de sábado, na área da Pista de Skate Gabriel Marinho Côco, quando foram iniciadas as seletivas do concurso de batalha de rimas. A noite foi encerrada com apresentação de hip-hop com o MC ZZK e a participação de NK.
Neste domingo, 28, a partir das 9 horas, começa o campeonato de skate com a participação de praticantes de Palmital e região. As inscrições podem ser feitas no local mediante doação de alimentos não perecíveis destinados a projetos sociais do município.
As disputas seguem até o final da tarde, quando serão definidos os vencedores da competição de skate, seguido de hip-hop com os MCs JG e Gah do Rap. A programação do Festival de Cultura de Rua será encerrada a partir das 18h30 de domingo com as finais da batalha de rimas.