Um homem de 29 anos morreu e pelo menos 35 pessoas ficaram feridas durante uma elevação repentina do nível do mar em Mar Chiquita, na costa da Argentina, caracterizada como um “mini tsunami”. O episódio aconteceu na segunda-feira (12/01), e também afetou outras cidades litorâneas na região, como Mar del Plata e Santa Clara del Mar, levando a Defesa Civil a realizar dezenas de operações de resgate.
O fenômeno ocorreu durante uma tarde quente de verão na costa argentina, com as praias lotadas em meio a temperaturas que ultrapassavam os 38ºC. De acordo com testemunhas, a série de ondas de grande intensidade ocorreu após uma incomum maré baixa, surpreendendo os presentes no local.
A força da água arrastou tudo em seu caminho. Cadeiras de praia, guarda-sóis e outros pertences pessoais foram puxados pelo mar em questão de segundos. Salva-vidas em atuação no local afirmaram que a água avançou mais de 50 metros sobre a faixa de areia. Uma operação emergencial de resgate foi acionada e, no final, 35 pessoas deixaram o local com escoriações e cortes, mas sem ferimentos graves.
A Defesa Civil confirmou que se tratava de uma onda repentina e inesperada, com muitas autoridades da região definindo o episódio como um “mini tsunami” ou uma “super onda”. Informações da diretora de Segurança nas Praias de Mar Chiquita, Andrea Lezcano, indicam que o fenômeno surpreendeu toda a costa do distrito, indo da cidade litorânea até Santa Clara.
Fonte: Veja













