
O módulo lunar “Blue Ghost” pousou com sucesso, às 5h34 no domingo (02/03), na superfície da Lua. A informação foi confirmada pela Nasa e a empresa espacial Firefly Aerospace.
Veja a aterrissagem:
Em comunicado oficial, a Firefly alegou ser a primeira empresa comercial da história a conseguir realizar um pouso suave e totalmente bem-sucedido no satélite natural da Terra.
“A Firefly está literal e figurativamente sobre a Lua”, disse Jason Kim, CEO da Firefly Aerospace.
“Com missões lunares anuais, a Firefly está abrindo caminho para uma presença lunar duradoura que ajudará a desbloquear o acesso ao resto do sistema solar para nossa nação, nossos parceiros e o mundo”, acrescentou Kim.
Blue Ghost
O módulo lunar foi até a Lua com 10 equipamentos da Nasa, a agência dos Estados Unidos (EUA) responsável pela exploração espacial.
Para a Nasa, o pouso do Blue Ghost ajudará a aprender mais sobre “o ambiente lunar e apoiar futuros astronautas na Lua e em Marte”.
Segundo a Firefly, o módulo começará as operações na superfície lunar nos próximos 14 dias. O objetivo é dar suporte a demonstrações científicas e tecnológicas da agência aeroespacial dos EUA.
Entre as operações, estão:
- perfuração subterrânea lunar;
- coleta de amostras;
- imagens de raios X; e
- experimentos de mitigação de poeira.
Eclipse e pôr do sol lunar
Além disso, em 14 de março, a Firefly espera capturar imagens de alta definição de um eclipse total, quando a Terra bloquear o Sol acima do horizonte da Lua.
Em 16 de março, a expectativa é do Blue Ghost fotografar o pôr do sol lunar, fornecendo dados sobre como a poeira lunar levita devido às influências solares e cria um brilho no horizonte.
Fonte:Metrópoles