Japonesa é estuprada momentos antes de ser morta na cachoeira da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia

Hitomi Akamatsu, de 43 anos, foi encontrada morta em cachoeira de Abadiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Vítima aparece caminhando com colchonete usado para meditação. Jovem foi preso e confessou que roubou, abusou sexualmente e matou, com um golpe na cabeça, Hitomi Akamatsu.

Novas imagens divulgadas nesta sexta-feira (27) registram quando a japonesa Hitomi Akamatsu, de 43 anos, estava a caminho da cachoeira da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, onde foi assassinada. Conforme a delegada Isabella Lima e Silva, o vídeo mostra a vítima momentos antes de ela ser estuprada e morta.

Hitomi, que vestia uma roupa branca, levava um colchonete usado para momentos de meditação. A mesma câmera de segurança registrou, menos de uma hora depois, Rafael Lima Costa, de 18 anos, passando pelo local no sentido contrário ao feito pela japonesa, no dia 10 de novembro. Segundo a polícia, ele tinha acabado de cometer o crime e deixava a cachoeira em que matou Hitomi.

Na gravação, o jovem pedala uma bicicleta e carrega uma roupa branca sobre o ombro direito. Para a polícia, a vestimenta pertencia à vítima.

Não foi identificado, até a publicação desta reportagem, o advogado de defesa do preso para pedir um posicionamento sobre a investigação. Ele está detido desde 17 de novembro.

O corpo da vítima só foi encontrado seis dias depois, quando foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), de Anápolis para perícia.

A Polícia Técnico-Científica afirmou que o corpo da japonesa foi liberado na manhã desta sexta-feira. A corporação não informou quem fez a retirada.

O G1 questionou a Embaixada do Japão no Brasil se parentes da vítima estão no país e se o corpo será levado para o Japão. Porém, o órgão disse que não tem “nova informação a divulgar a respeito deste caso.”

Estupro

O resultado da perícia feita no corpo da japonesa apontou traumatismo craniano como causa da morte. Diante do laudo, a delegada interrogou novamente o investigado, que está preso e havia alegado morte por enforcamento. Foi quando ele admitiu ter roubado e estuprado a vítima antes de dar um golpe na cabeça dela para matá-la.

“A morte foi causada por um traumatismo craniano, provocado provavelmente por um objeto contundente, que acredito ter sido uma pedra. Interrogamos o suspeito novamente, e ele acabou confessando que estuprou a japonesa. A intenção era roubá-la, mas ele a viu saindo da cachoeira de biquíni e acabou a estuprando”, disse a delegada.

A investigadora concluiu o inquérito na quarta-feira (25) e indiciou Rafael Lima Costa por latrocínio, estupro e ocultação de cadáver. Ela explicou, na ocasião, que o responsabilizou pelo abuso sexual com base na confissão dele, pois o corpo estava em avançado estado de decomposição, o que impossibilitou a realização do exame que poderia constatar o estupro.

Nesta sexta-feira, a delegada informou que solicitou mais uma perícia em um short da vítima, que não foi totalmente carbonizado, para ter provas da versão do autor sobre o estupro. Ainda não há uma previsão de quando o resultado da perícia deve ficar pronto.

Imagem registra quando jovem indiciado por assaltar, estuprar e matar japonesa deixa o local do crime, em Abadiânia  — Foto: Reprodução
Imagem registra quando jovem indiciado por assaltar, estuprar e matar japonesa deixa o local do crime, em Abadiânia — Foto: Reprodução https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Crime

A vítima, que fazia tratamento espiritual há dois anos na Casa Dom Inácio de Loyola, estava desaparecida desde o dia 10 de novembro. Porém, amigos só comunicaram o sumiço à Polícia Civil cinco dias depois.

O corpo de Hitomi Akamatsu foi localizado em 16 de novembro, escondido entre pedras e terra, a cerca de dez metros da cachoeira que fica na propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, fundada por João de Deus. A polícia informou que não há indícios de envolvimento de funcionários da entidade no crime.

Segundo a investigação, o preso admitiu ter queimado os pertences da vítima após notar que não tinha nada de valor.

Outras denúncias

Quando era menor de idade, Rafael Lima já tinha sido investigado por dois atos infracionais cometidos contra uma mulher e uma adolescente. Os casos ocorreram em Abadiânia, mesma cidade onde a estrangeira foi assassinada.

Como ele ainda era adolescente, a Justiça de Goiás não informou o andamento dos processos e se ele chegou a cumprir medida socioeducativa pelos atos.

Cachoeira dentro da propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, que era liderada por João de Deus em Abadiânia; corpo de mulher foi encontrado a alguns metros do local Goiás — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Cachoeira dentro da propriedade da Casa Dom Inácio de Loyola, que era liderada por João de Deus em Abadiânia; corpo de mulher foi encontrado a alguns metros do local Goiás — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 6 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.