Uma massa de ar polar chegou com força ao Estado de São Paulo e provocou as madrugadas mais frias do ano e geadas nesta semana em Palmital e região. A virada no tempo ocorreu depois um período de dias quentes e muito secos. A mudança ocorreu a partir de quarta-feira (28/05) quando foram registradas chuvas de 6,7 milímetros e acentuada queda nas temperaturas, que ficaram tiveram máximas na casa dos 20°C.
As informações são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão do governo do Estado que mantém estação automática no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí. Conforme dados de monitoramento, após o dia chuvoso, as temperaturas entraram em queda durante a noite de quarta-feira (28/05), com mínima de 6,4°C° na madrugada de quinta-feira (29/05).
A mínima da madrugada de sexta-feira (30/05), conforme o órgão de monitoramento climático, foi de 3,3°C, a menor marca do ano até o momento, com a ocorrência de geadas na zona rural. Na região, conforme o Ciiagro, Assis chegou a apenas 1,6°C. Candido Mota registrou 4,2°C. Também há dados de temperaturas baixas em Ourinhos (2,5°C), Marília (6,9°C), Paraguaçu Paulista (3,5°C), Presidente Prudente (4,6°C) e Santa Cruz do Rio Pardo (6,5°C).
Conforme o IPMet/Unesp, a massa de ar polar deve perder força neste final de semana, com temperaturas em elevação nos próximos dias. O sábado (31/05), com marcas ficam entre 7° e 23°, com céu ensolarado. No domingo (01/06), quando é previsto aumento da nebulosidade, há a expectativa dos termômetros entre 12°C e 26°. Na próxima semana, com temperaturas amenas, há a expectativa tempo nublado e a ocorrência de chuvas.