Moradores de Oscar Bressane, município localizado a aproximadamente 80 quilômetros de Palmital, registraram no final da tarde de sexta-feira (12/12) a formação de um tornado na área rural.
As imagens foram gravadas nas proximidades da fazenda Santa Maria e chamaram a atenção de quem presenciou a cena.
Apesar do impacto visual, a Defesa Civil do Estado de São Paulo esclareceu que o fenômeno não se trata de um tornado clássico, mas sim de um tornado do tipo “landspout”, que costuma ter menor intensidade.
Tornado landspout
Segundo a Defesa Civil, o tornado landspout se forma quando a rotação do ar começa próxima ao solo, antes mesmo de a nuvem de tempestade estar totalmente desenvolvida.
Com a subida do ar quente, esse giro acaba sendo “esticado”, dando origem a um funil estreito, capaz de levantar poeira e pequenos detritos.
“À medida que o ar quente sobe, esse giro é esticado, formando um funil estreito, geralmente de curta duração e com menor intensidade”, explicou a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/I/9ABJREQsClJNu80NTSQA/tornado.jpg)
O tornado “landspout” tende a ser mais fraco, segundo a Defesa Civil de SP — Foto: Diogo Archanjo/Arquivo Pessoal
O órgão reforça ainda que, diferentemente dos tornados tradicionais, que se formam dentro de grandes tempestades com sistemas de nuvens mais organizados, o landspout tende a ser mais fraco e, na maioria das vezes, não provoca danos significativos.
Apesar da repercussão das imagens nas redes sociais, não houve registro de estragos na região.
Fonte: g1













