Vigias do Cemitério Municipal de Palmital localizaram na terça-feira (05/04) uma grande quantidade de peças de metal que haviam sido furtadas de sepulturas. Os materiais, conforme informações apuradas pelo JC, foram encontrados escondidos dentro de um túmulo durante trabalho de vistoria em todo o perímetro da necrópole que foi realizado pela equipe de segurança.
Os itens são geralmente subtraídos das sepulturas durante a noite e a madrugada, quando os ladrões pulam os muros laterais do cemitério para fazer a retirada das peças de bronze que podem ser vendidas para a obtenção do dinheiro. As ondas de furtos, como a verificada na semana passada, geram queixas na Polícia Civil e muitas reclamações em redes sociais devido ao desrespeito aos mortos.
O material recuperado na terça-feira está exposto no Velório Municipal, na entrada do Cemitério de Palmital. Os vigilantes conseguiram recuperar dezenas de itens subtraídos pelos ladrões nas sepulturas, incluindo imagens sacras e placas de identificação das sepulturas em bronze. Pessoas que tiveram túmulos de familiares furtados podem ir até o local para reconhecer e recuperar as peças.
CASO DE POLÍCIA – Na semana passada, duas ocorrências foram registradas na Delegacia de Palmital pela subtração de peças de metal. Na quinta-feira (31/03), um homem de 58 anos prestou queixa do desaparecimento de uma estátua de São José no túmulo da família. Outro caso, denunciado por uma mulher de 61 anos, foi registrado na sexta-feira (01/04). A denunciante informou a subtração de um crucifixo e duas argolas metálicas no jazigo onde estão sepultadas pessoas de sua família.
Na tarde de sábado, por meio de transmissão ao vivo no Facebook, uma mulher fez um relato emocionado e demonstrou sua indignação com o furto ocorrido no jazigo de sua família. O ladrão levou uma estátua de Jesus Cristo em bronze com mais de um metro de altura que, segundo ela, estava há mais de 60 anos no túmulo.
Nos comentários da postagem no Facebook também apareceram relatos de outras pessoas cujos túmulos de familiares foram atacados pelos ladrões que levaram, inclusive uma estátua de Nossa Senhora e uma porta de bronze. Outro leitor do JC informou que no túmulo de seu pai foi atacado na semana passada. Do jazigo, houve a subtração de uma peça de bronze.







