Voando para a praia

José Renato Nalini
José Renato Nalini

*José Renato Nalini

            A partir de 2025, talvez se possa ir de São Paulo a qualquer praia do litoral paulista, com um carro voador. O aceno foi feito por John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas. Ele acha bizarro que o brasileiro leve seis horas para ir da capital a Bertioga, uma distância de apenas 114 quilômetros.

            Considerando que São Paulo possui cinco vezes o número de helipontos de Nova Iorque, é muito mais simples fazer essa viagem num carro voador. A empresa alemã Lilium pode oferecer essa aeronave elétrica, para concorrer com o helicóptero. A capital conta com 196 helipontos de acordo com a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, dos 1.265 distribuídos por todo o país. Em 2018, São Paulo possuía 674 helicópteros.

            A vantagem é que o preço da viagem com o carro voador custaria um quarto da viagem com helicóptero. Ela custa por volta de 2 mil reais, ou cerca de 400 dólares. Já o carro cobraria 514 reais, ou 100 dólares.

            A Azul encomendou duzentas e vinte aeronaves à Lilium, cada qual podendo transportar sete pessoas, ou seja: piloto e seis passageiros. Há outros modelos que estão sendo produzidos para até dezesseis pessoas. A viagem seria mais acessível por esse meio de transporte que o CEO da Azul chama de “uber dos céus”.

            Outro benefício é em relação à poluição. O veículo não utiliza combustível fóssil, como os helicópteros. Uma viagem de cem quilômetros com helicóptero despeja cinquenta quilos de dióxido de carbono na atmosfera. Já o carro voador é cem vezes mais seguro e mais silencioso do que um helicóptero. A Azul já tem expertise com pequenos aviões, que levam até nove passageiros.

            Investiu na aquisição dos duzentos e vinte carros um bilhão de dólares, ou cinco bilhões de reais. Cada veículo custa cerca de 25,7 milhões, enquanto o helicóptero custa entre 36 e 46 milhões de reais.

            Como toda novidade, atrairá os sequiosos de estarem “up to date” em relação a mais essa possibilidade de deslocamento. E se o carro voador se mostrar seguro, rápido e mais barato, tem tudo para pegar.

*José Renato Nalini é Reitor da UNIREGISTRAL, docente da Pós-graduação da UNINOVE e Presidente da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – 2021-2022.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

José Renato Nalini
Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.