Voluntários reformam a Santa Casa
Compartilhe

Profissionais da construção civil recuperaram revestimento de alvenaria em uma das enfermarias; trabalho terá sequência aos finais de semana e prevê melhorias em todas as instalações

 

saúde jc

 

Voluntários iniciaram no último sábado os trabalhos de reforma da Santa Casa de Misericórdia de Palmital. A iniciativa é viabilizada por meio do Centro de Voluntariado criado pelo Comitê Gestor Externo (CGE) e a equipe interventora da Prefeitura, que assumiu a gestão da entidade no mês passado para fazer o saneamento financeiro. Além do trabalho administrativo e técnico, estão previstas melhorias estruturais e otimização dos serviços para garantir o funcionamento do hospital, que corria o risco de fechar as portas.

A equipe de voluntários, que pretende atuar nos finais de semana, começou a reforma pela enfermaria 7, cujos pacientes do SUS foram transferidos para outras alas do hospital. Os profissionais da construção civil iniciaram com o serviço de recuperação do reboco, incluindo a aplicação de camada impermeabilizante para evitar que a umidade volte a prejudicar o aspecto da parede. Posteriormente, será feita a aplicação da massa corrida e feita a pintura da ala, que poderá voltar a atender os pacientes com mais conforto e segurança.

O pedreiro voluntário Leonardo Lemos, que trabalhou com outros profissionais na Santa Casa no último sábado, conversou com o JC e disse que trabalha por conta própria durante a semana em sua empresa, na área de construção civil, e que decidiu doar os sábados para contribuir com as melhorias no hospital. O início dos trabalhos foi acompanhado pelos interventores José Manoel Rocha Bernardo e Nívea Damini.

Segundo José Manoel, as reformas são supervisionadas pelo engenheiro civil voluntário Lucas Descrove Franco e executadas com materiais doados pela comunidade ou adquiridos com recursos também doados. O interventor disse que serão feitas reformas para a recuperação das paredes e das demais instalações, em outras nove enfermarias que atendem pacientes do SUS. Posteriormente, será feito o trabalho de “limpeza fina” das instalações, manutenção nas áreas comuns, recuperação do piso e a pintura de todo o prédio.

O interventor destacou também o trabalho de melhoria do atendimento, incluindo a reativação do centro cirúrgico da Maternidade. Segundo ele, a Santa Casa pretende buscar parceria de empresas para “adotar” e patrocinar a reforma dos apartamentos destinados a pacientes particulares e de convênios. “Precisamos da comunidade para ajudar na recuperação e depois participando da administração do hospital, que é de todos”, salientou.

 

INTERESSADOS DEVEM PROCURAR O CENTRO DE VOLUNTARIADO

O Centro de Voluntariado foi instituído para organizar campanhas de mobilização da comunidade em ações que beneficiem a Santa Casa de Misericórdia, único hospital da cidade e da microrregião de Palmital. Recentemente, uma campanha informal resultou na arrecadação de mais de R$ 20 mil que estão sendo destinados à aquisição de materiais para que os profissionais voluntários possam fazer a reforma e pintura do hospital. O órgão também atuará pela retomada da tradicional Festa de 1º de Maio, cujos recursos arrecadados deverão ser direcionados a investimentos na infraestrutura da entidade. Para se tornar doador ou profissional voluntário, com preferência para quem atua na construção civil, seja pedreiro, carpinteiro, encanador ou eletricista, o interessado deve procurar a enfermeira Marta ou fazer contato pelo telefone 3351-9100, no ramal 9107.     

Compartilhe

Deixe uma resposta