WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram fora do ar na tarde de segunda-feira (04/10) em uma das panes mais duradouras de suas histórias. Internautas em todo o mundo relataram dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.
A empresa assumiu que o problema foi global e disse que ainda investiga o que causou a falha, considerada um problema de rede. Por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.
No início da noite, a rede social anunciou a retomada do serviço e pediu desculpas.
“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”, disse o Facebook.
A possibilidade levantada por especialistas é de erro de DNS – como se o “GPS” dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas (leia mais abaixo).
O QUE SE SABE ATÉ AGORA:
Por volta das 12h50 desta segunda, o termo “WhatsApp” tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).
Às 13h10, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.
O QUE DIZEM AS REDES?
O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrentava um “problema de rede”, sem dar mais detalhes, pedindo “sinceras desculpas”.
Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.
No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”.
No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: “O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso”.
QUAL A REAÇÃO DOS INTERNAUTAS?
Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.
É A PRIMEIRA VEZ QUE ISSO ACONTECE?
Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.
Outras grandes falhas ocorreram no passado. Em 2008, o Facebook ficou fora do ar por quase um dia inteiro por causa de um erro que deixou milhões de usuários da plataforma incapazes de utilizar o serviço, de acordo com a CNBC.
Em 2019, uma outra falha deixou o sistema da rede social instável por mais de 14 horas.
O FACEBOOK PERDEU O DOMÍNIO ‘FACEBOOK.COM’?
Não. No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço “facebook.com” ficar disponível para venda em sites de registros de domínio.
Porém, a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site “Who.is”, que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.
O domínio “whatsapp.com” seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos até 4 de junho de 2030, enquanto o “instagram.com” vale, no mínimo, até 4 de setembro de 2030.
TELEGRAM E OUTROS SITES TAMBÉM CAÍRAM?
Após a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.
Sem acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.
O próprio Twitter reconheceu que teve problemas no envio de mensagens devido ao grande movimento em sua rede, mas garantiu que o serviço foi restabelecido e também pediu desculpas.
Além dos aplicativos do Facebook, Twitter e Telegram, uma série de serviços apresentaram instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.
Entre eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.
O QUE AINDA FALTA SER EXPLICADO:
Qual é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?
Até a última atualização desta reportagem, ainda não se sabia o motivo da pane que tirou do ar o WhatsApp, o Facebook e o Instagram.
A empresa disse se tratar de um “problema de rede”.
Por que os erros ‘DNS’ e ‘500/5XX’ aparecem nas páginas?
Quando o usuário tenta entrar no endereço de qualquer uma das 3 redes, aparece a mensagem “DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN”, o que leva a especular sobre um erro desse tipo.
O DNS é a “agenda de contatos” da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).
A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.
“Os endereços de IP da empresa Facebook responsáveis pelo serviço de internet se tornaram inalcançáveis”, explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.
“Se a gente fosse fazer uma analogia com a telefonia, é como se você fosse telefonar para o número do Facebook e desse que esse número não foi encontrado”, continua.
Ayub esclarece que o problema não necessariamente tem relação com uma falha de DNS.
“A camada que nós usuários enxergamos é essa mensagem de erro de DNS. Mas isso não significa que o erro esteja nele. Significa que atrás dele, o acesso do Facebook à internet – a conexão dele com o mundo – está interrompido”.
“Muitas você não lembra o número de telefone da pessoa, mas você tem o nome dela. O que aconteceu com os aplicativos do Facebook é algo bastante parecido. O caminho que se leva ao IP do Facebook se perdeu”, explica Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e professor da Uerj, em entrevista à GloboNews.
“Os computadores não conseguem chegar ao site, não conseguem chegar às aplicações do Facebook”, diz.
Para algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, apareceu um “Erro 500” ou “Erro 5XX”. Esse tipo de mensagem geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor do site ou aplicativo.
“Pode ter relação com DNS, toda a família de erro que começa com 500 (de 500 a 599) significa que houve um erro interno no servidor. Ou seja, com você usuário, seu navegador, seu smartphone, está tudo certo. O problema não é do seu lado. O problema é do outro lado do modem, do outro lado do nosso celular, que é o servidor”, indica Ayub.
A FALHA TEM RELAÇÃO COM AS OPERADORAS?
Não há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda.
O Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.
Fonte: G1