16/10/2020 – Carlos Antônio da Costa, 68 anos, casado com Maria Ivani Bento da Costa. Deixa os filhos Clodoaldo, Fernando, Ronaldo e Juliana. Sepultamento será sábado (17/10) às 10 horas.
Daily Archives
16 de outubro de 2020
Igreja afasta ministro da eucaristia preso por suspeita de assédio sexual contra meninos
by Fábio
written by Fábio
A Diocese de Limeira (SP) informou nesta sexta-feira (16) que afastou o ministro da eucaristia preso na quinta-feira por suspeita de assédio sexual contra meninos com quem ele convivia na Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana (SP). O homem de 32 anos foi detido dentro da igreja, em ação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Em nota assinada pelo bispo Dom José Roberto Palau, a diocese apontou que o homem é “ministro extraordinário da comunhão” e músico na basílica. Além disso, manifestou repúdio a todo e qualquer ato de violência sexual e abusos de menores e de vulneráveis por parte de representantes da Igreja Católica, “sejam padres ou leigos”.
Também pontuou que está a disposição das autoridades para que as investigações sejam realizadas e, se comprovadas as acusações, haja punição estabelecida pela lei penal brasileira.
A delegada Regina Castilho Cunha, responsável pela investigação, informou na quinta-feira que o suspeito demonstrou surpresa com a detenção. A prisão é temporária e tem duração de 30 dias.
A Justiça expediu mandados de busca e apreensão na residência dele, onde foram apreendidos computador e celular que serão enviados à perícia. O homem é solteiro e mora sozinho.
Denúncias
Ainda segundo a titular da DDM, as denúncias partiram de mais de uma criança, sem detalhar o número exato, e as informações eram de que os alvos seriam sempre meninos.
“Fizemos a apreensão dos objetos para verificar se há outras vítimas. Pode ter um desdobramento para estupro de vulnerável”, indica.
Renata explicou que irá usar o prazo da prisão temporária para receber os laudos da perícia e colher mais depoimentos para concluir o inquérito. A delegada informa que possíveis novas vítimas podem procurar a DDM de Americana para formalizar as denúncias.
Outra investigação na basílica
O padre Pedro Leandro Ricardo, também afastado pela diocese por suspeita de abusos sexuais, foi pároco e reitor Basílica Santo Antônio de Pádua. O afastamento dele ocorreu em janeiro de 2019.
Ricardo é investigado por crimes cometidos em Araras (onde já é réu), Limeira e Americana. Além dele, o bispo emérito da Diocese de Limeira, Vilson Dias de Oliveira, também é alvo da apuração por suspostamente acobertar os abusos.
Em julho, o padre causou polêmica ao postar um vídeo em uma rede social fazendo um convite para uma oração durante a quarentena da Covid-19, mesmo estando suspenso das funções na basílica.
Fonte: G1
Polícia Civil ouve depoimentos sobre caso de mulher que levou idoso morto ao banco
by Fábio
written by Fábio
A Polícia Civil de Campinas (SP) começou a ouvir, nesta sexta-feira (16), depoimentos sobre o caso de uma mulher que levou um idoso morto em uma cadeira de rodas até uma agência bancária para fazer prova de vida no dia 2 de outubro. A investigação trabalha com a hipótese de tentativa de fraude para sacar a aposentadoria do homem.
Os depoimentos colhidos no 1º Distrito Policial nesta sexta são de uma vizinha que acompanhou a mulher no banco e de um segurança da agência. Havia também a informação de que a suspeita também seria ouvida, mas, segundo a polícia, no momento é mais importante as oitivas de testemunhas para apurar se houve de fato uma tentativa de estelionato. Ela será intimada posteriormente.
A advogada da suspeita informou que a mulher esteve na delegacia, mas não iria passar nenhuma informação antes de conversar detalhadamente com a cliente.
O caso ocorreu em uma unidade do Banco do Brasil no dia 2 de outubro. Segundo o Boletim de Ocorrência, Josefa de Souza Mathias alegou ao banco que tinha perdido a senha de letras da conta do companheiro, Laércio Della Colleta, um escrivão aposentado e viúvo de 92 anos. Por isso, o banco informou ser necessário ir até a agência para fazer a prova de vida como medida de segurança.
Ao chegar na agência, na tentativa de apressar o atendimento, a mulher disse que o homem estava passando mal, e os bombeiros foram acionados para ajudá-lo. Foi quando eles constataram que o idoso não só estava morto, como o óbito teria ocorrido havia algum tempo.
‘Estado cadavérico’
Segundo o boletim de ocorrência, o Corpo de Bombeiros e o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) notaram que ele estava em estado cadavérico e com inchaço nos pés.
O diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2), José Henrique Ventura, afirmou que o laudo necroscópico apontou que o idoso já estava morto havia 12 horas quando foi levado à agência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/A/EiWaYNTgqvyJbFBEgx3g/depoimento-idoso-morto.jpeg)
Ao constatar a situação, a equipe comunicou a Guarda Municipal, que estava perto da agência. Essa, por sua vez, acionou a Polícia Militar, que conduziu a mulher ao 1º Distrito Policial para registro da ocorrência. O corpo do idoso foi enterrado no dia seguinte.
“Ela alega que era companheira dele há alguns anos, mas não tinha procuração para movimentar ou mexer na conta. Provavelmente vamos instaurar inquérito por estelionato. Antes, era morte a esclarecer. Agora vamos tentar entender qual era a intenção dela, o que iria fazer com ele e o dinheiro”, explica Ventura.
O que diz o Banco do Brasil
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo havia informado que “as diligências seguem para esclarecer os fatos”.
Também em nota, o Banco do Brasil informa que “cumpriu todos os protocolos previstos no contrato de prestação de serviço com a fonte pagadora”.
A instituição ainda afirmou que não havia pendências com a conta do beneficiário, “apenas a falta das credenciais para acessar a conta e realizar o saque” e, por isso, foi necessária a presença dele na agência.
Veja a nota do banco:
“O Banco do Brasil atua para mitigar o risco de fraudes nos pagamentos de benefícios previdenciários com medidas como a identificação do cliente por meio de senhas, cartão e biometria. O BB esclarece ainda que a ocorrência registrada em uma de suas agências em Campinas, São Paulo, não tinha relação com prova de vida do INSS.
Fonte: G1
Veja o que as redes sociais anunciaram para conter a desinformação nas eleições de 2020
written by Claudio Antonio
WhatsApp, Facebook, Instagram, Google, YouTube, Twitter e TikTok fecharam parcerias com TSE e reforçaram regras para anúncios políticos.
Redes sociais e outras plataformas incluindo o WhatsApp, Google, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e TikTok anunciaram medidas para diminuir a circulação da desinformação e abusos de suas ferramentas durante as eleições de 2020.
As companhias firmaram parcerias com Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para promover conteúdos oficiais e delimitar o que pode e o que não pode ser feito nas plataformas durante o período eleitoral.
O tribunal definiu regras como a proibição de disparo em massa de mensagens privadas (pelo WhatsApp ou SMS) e telemarketing, e diretrizes para a veiculação de publicidade on-line – medidas que estão relacionadas com os serviços oferecidos por essas plataformas.
Veja abaixo as iniciativas:
- Limitação do compartilhamento de conteúdo. Mensagens no WhatsApp que foram encaminhadas mais de cinco vezes só podem ser direcionadas para uma única conversa por vez;
- mensagens frequentemente encaminhadas possuem um ícone de lupa, que leva a uma busca no Google;
- chatbot (software automatizado de respostas) em parceria com o TSE tira dúvidas sobre a votação. O eleitor deve adicionar o número: +55 61 9637-1078 na lista de contatos ou acessar o serviço pelo link: wa.me/556196371078;
- stickers/figurinhas sobre a temática eleitoral para utilização no aplicativo;
- mensagens enviadas em massa e utilização de robôs para automatizar disparos são proibidos no aplicativo (há um formulário para realizar denúncias de disparos em massa).
Facebook e Instagram
- Publicidade sobre política ou eleições no Brasil deve ser identificada com o aviso “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral”;
- qualquer pessoa ou organização que queira fazer anúncios relacionados a esses temas precisa passar por um processo de verificação, confirmando identidade e que tem residência no país;
- todos os anúncios políticos e eleitorais ficam armazenados por 7 anos na Biblioteca de Anúncios;
- o relatório de transparência mostra o total de anúncios e de gastos com publicidade sobre política e eleições no Facebook e no Instagram;
- ferramenta “Megafone” divulga mensagens no feed de notícias do Facebook com informações sobre organização das eleições, e sobre medidas de segurança e sanitárias no dia da votação;
- centro de operações para eleições no Brasil terá especialistas que irão acompanhar em tempo real potenciais violações de políticas do Facebook, Instagram e WhatsApp nos dias próximos às eleições e durante os dias de votação.
- Buscas por termos relacionados às eleições, incluindo “Como votar” ou “cadastro eleitoral”, mostram painéis destacados com informações oficiais fornecidas pelo TSE;
- anúncios eleitorais devem ter a frase “propaganda eleitoral”, CPF ou CNPJ do anunciante, identificação clara do candidato ou do partido;
- há um selo de verificação de fatos para notícias que foram desmentidas na Busca, no Google Notícias e no Google Imagens.
YouTube
- Notícias urgentes ou sobre temas muito populares aparecem em uma caixa específica nas buscas, reunindo canais de veículos jornalísticos;
- são exibidas caixas de checagem de fatos em vídeos que abordam temas verificados por fontes parceiras;
- caixas de contexto mostram se um canal faz parte de organizações governamentais, como a TV Senado.
- Buscas por termos relacionados às eleições mostram link para página do TSE com dados úteis sobre o processo eleitoral e as medidas sanitárias para a prevenção de Covid-19 no dia da votação;
- há uma página especial para as eleições 2020 e listas de perfis relacionadas às eleições, que são sugeridas pelo Twitter na página inicial das pessoas e também nos Moments;
- apoio à transmissão de eventos ao vivo realizados pelo Tribunal nos momentos-chave do período eleitoral;
- perfil @TwitterBrasil compartilha conteúdos produzidos pela conta do TSE que forem direcionados para eleitores;
- a propaganda eleitoral paga é proibida na plataforma.
TikTok
- Perfil @tsejus compartilha conteúdos produzidos pelo tribunal;
- há um canal direto com o TSE para receber denúncias de conteúdos que ofereçam risco à integridade das eleições;
- a propaganda eleitoral paga é proibida na plataforma.
Nos últimos anos, as redes sociais se envolveram em polêmicas relacionadas com eleições ao redor do mundo, o que levou especialistas a pressionarem as plataformas para criarem regras e mecanismos que restringissem a circulação de informações falsas.
Em 2018, por exemplo, o Facebook se viu no centro de um escândalo nos EUA. Na ocasião, foi revelado que dados de mais de 80 milhões de usuários vazaram e foram utilizados pela Cambridge Analytica, uma empresa de assessoria política que prestou serviços para a candidatura de Donald Trump em 2016.
O uso das redes sociais em campanha também gerou reações no Brasil: no ano passado, foi instaurada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, para apurar suposta criação de perfis falsos e disparos de mensagens em massa para influenciar eleições de 2018.
FONTE: G1
Professor de artes que mandou foto nu para grupo de alunos no WhatsApp afirma que foi ‘erro de envio’
by Fábio
written by Fábio
Um professor de artes, investigado por mandar uma foto nu em um grupo de WhatsApp com alunos do 7º ano do fundamental de uma escola estadual de Campinas (SP), afirmou que houve um “erro de envio”.
O docente explicou que é naturista desde os 40 anos e iria encaminhar a imagem para amigos, mas se confundiu no aplicativo e mandou a mensagem no grupo errado.
O professor, que disse preferir “preservar seu nome até que tudo se resolva”, admitiu o erro, mas ressaltou que há um preconceito contra o naturismo e o equívoco cometido por ele poderia servir para levantar uma discussão sobre o tema.
“Realmente foi um erro meu, na ideia de enviar mensagem para amigos, enviei no grupo errado. (…) Na arte, sempre existiu o nu. Artistas de TV, vários, já postaram fotos.
Existem programas com nu na TV. E ainda assim, existe um preconceito generalizando sobre o tema. A história mostra o quão estamos atrasados em nossos conceitos”, contou o docente.
O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas e pela Secretaria Estadual de Educação.
A pasta informou que o docente será afastado. Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) confirmou que investiga um homem por divulgar fotos e vídeos “contendo pornografia envolvendo criança ou adolescente” (artigo 241-A do ECA). Um boletim de ocorrência foi registrado.
O professor ainda afirmou que enviou uma mensagem para a coordenadora da escola explicando o ocorrido e aguarda retorno. Em setembro de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto que regulamenta o naturismo.
A proposta cria regras e define a prática como um “conjunto de ações de vida ao ar livre e uma forma de desenvolvimento da saúde física e mental, em contato com a natureza”. O texto não foi aprovado em plenário.
A mensagem
A foto foi enviada na manhã de quinta-feira (15), segundo o boletim de ocorrência registrado pela mãe de uma aluna. De acordo com o registro, o grupo foi criado pelos alunos para postar atividades da matéria.
A mãe informou, no boletim de ocorrência, que o docente estaria se aposentando e, na quarta-feira, despediu-se dos alunos e disse que daria aulas até o fim deste mês.
Também afirmou que foi um prazer “atuar um pouquinho na história de vocês, dentro ou fora da arte” e disse que deixou uma pasta com atividades.
Já na manhã desta quinta, às 7h43, enviou uma sequência de mensagens com os dizeres: “Professor é natu, professor é rismo, professor é naturismo”.
Em seguida, ele mandou uma foto em que aparece nu e segura um copo de leite com achocolatado. “Bom dia pelados, com achocolatado gelado e corpo pelado”, diz a mensagem. O print da conversa mostra que alguns integrantes deixaram o grupo logo em seguida.
Fonte: G1
Menino com Down que superou a Covid ganha parabéns de famosos e festa drive-thru
written by Claudio Antonio
Criança de Bauru (SP) virou fenômeno na web no ano passado e recebeu recados do Chico Buarque e Alceu Valença. Francisco nasceu prematuro, passou por sete cirurgias e ainda venceu o coronavírus após 18 dias de internação.
O aniversário de 4 anos do Super Chico, o menino com síndrome de Down que virou um fenômeno na web por sua aventura de vida desde o nascimento, teve uma comemoração especial neste ano.
Além de receber homenagens de diversos artistas nacionais, como o seu “xará” Chico Buarque, a família de Francisco Guedes Bombini decidiu realizar um drive-thru solidário, com a venda de kits que terão a renda revertida para entidades de Bauru.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/9/U/Hi3z5pSfKlvGzu1BOa1g/chico.jpg)
Entre as aventuras superadas pelo Super Chico, está o nascimento prematuro, uma lista de sete cirurgias por causa de problemas renais, cardíacos e hipotireoidismo e, por fim, a Covid-19. Chico recebeu o diagnóstico positivo para a doença em julho e ficou 18 dias internado.
Na ocasião, o menino foi tema de uma matéria especial no Fantástico, quando foi apresentado como ‘O menino mais forte do mundo!’.
No último dia 6, Chico completou 4 anos e recebeu mensagens de artistas como Alceu Valença, Elza Soares, Criolo, Oswaldo Montenegro, Humberto Gessinger e Chico Buarque. As homenagens foram compartilhadas em seu perfil no Instagram, que tem mais de 200 mil seguidores.
“Essa mensagem vai para Dani, Beto, Francisco e suas irmãs. Neste 6 de outubro, estaremos aqui à distância celebrando a data de aniversário do meu xará Francisco. Queria enviar meus parabéns pela luta de vocês, principalmente de vocês Dani e Beto, por ajudar outras crianças que enfrentam dificuldades. Mesmo nesses tempos de pandemia, ajudam como pode e estou aqui solidário, e quero mandar esse abraço com muito carinho, esse beijo para o Francisco”, homenageia Chico.
A mãe do menino, Daniela Bombini, agradeceu à homenagem nas redes sociais e disse que admira o artista desde pequena, pois os pais dela costumavam escutar as músicas do cantor.
“Um lacre! Uma disposição dos preciosos segundos da vida dele para nós. Ai Chicos, vocês enchem meu coração de alegria, junto do Francisco (Papa), do Assis, do Xavier. Amo infinitamente!”, publicou Daniela.
Daniela contou que a escolha do nome do filho teve uma ajudinha do ídolo. “Amo Chico Buarque. Nasci escutando e também me emocionei muito. Aliás, um dia motivos para Chico se chamar Francisco é ele.”
Drive-thru
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/J/S/A34vExRSqkBOBeDGz8Vg/whatsapp-image-2019-03-21-at-08.04.12.jpeg)
A família e amigos do Super Chico vão estender as festividades do aniversário e promover um drive-thru solidário, que será realizado no dia 24 de outubro.
Serão vendidos kits personalizados (no valor de R$ 30) e o valor arrecadado será revertido para a Associação Bauruense de Apoio ao Renal Crônico (ABREC) e ao Voluntários em Ação.
O kit contém máscara, álcool em gel, pipoca, bolo de pote e outras surpresas e contará com a presença de personagens para animar a fila de carros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/v/4/laaHMxTyWnRlRRVrxz0w/1602859452942484.jpg)
FONTE: G1
Auxiliar de serviços gerais, de 41 anos foi presa em flagrante sob suspeita de obrigar a filha de 16 anos a se prostituir para arcar com as despesas da casa. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15), na Vila Aimoré, em Campo Grande. A mulher só foi denunciada após agredir a filha e a expulsar de casa por causa de um programa sexual que não deu certo.
Conforme a delegada Anne Karine Trevisan, segundo relatos da vítima, a mãe marcou programa sexual para ela pelo WhatsApp, mas não deu certo porque o cliente desmarcou. Ao chegar em casa, foi agredida pela mãe e colocada para fora do imóvel.
Desesperada, a garota acionou a Polícia Militar, que foi até a casa da suspeita. A mãe foi presa em flagrante por favorecimento a prostituição e lesão corporal por violência doméstica. Na delegacia, a mulher disse que a filha já se prostituía, é rebelde e não consegue controlá-la.
A mãe, segundo a delegada, tem várias passagens pela polícia que vão desde furto a lesão corporal dolosa. Ela permanece presa e vai passar por audiência de custódia na Justiça nesta sexta-feira (16), para definir se continuará presa esperando o andamento do inquérito ou se poderá responder em liberdade. Já a adolescente ficou sob a guarda do Conselho Tutelar.
O Campo Grande News não divulgou o nome da mãe, seguindo determinação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), para não identificar a adolescente de 16 anos. O caso foi registrado na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), mas o caso investigado pela Depca (Delegacia Especializada de Pronto Atendimento à Criança e ao Adolescente).
Fonte: Campo Grande News
Professora ficou ferida e foi encaminhada à UPA de Ourinhos.
Um açougueiro de 23 anos foi preso em flagrante, na noite desta quinta-feira, 15, após se envolver em um acidente de trânsito, na área central de Ourinhos. Foi constatado que o jovem estava sob o efeito de álcool e não era habilitado para conduzir o veículo.
O acidente, uma colisão, envolvendo dois carros, um VW/Gol, prata, com placas de Ourinhos, conduzido pelo açougueiro e um GM/Classic, bege, com placas de Ourinhos, onde estava uma professora de 34 anos que ficou ferida, aconteceu no cruzamento da Avenida Jacinto Ferreira de Sá, com a Rua Antônio Prado, por volta das 21h45.
A professora, alegando dores na cabeça, foi socorrida pelo resgate do Corpo de Bombeiros e encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos). Seu quadro não era considerado grave, de acordo com informações preliminares.
Já o açougueiro, informou aos policiais militares que atenderam a ocorrência, que não possuía a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), admitiu a ingestão de bebida alcoólica e aceitou realizar o teste do bafômetro que constatou a concentração de 0,97 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.
Diante das informações, o delegado de plantão autuou o jovem por embriaguez ao volante, nas penas do artigo 306 do CTB: “Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência: Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”. Porém arbitrou uma fiança criminal no valor de R$1.200,00, que não foi paga e o açougueiro foi recolhido e encaminhado à cadeia pública de São Pedro do Turvo, onde aguarda audiência de custódia nesta sexta-feira, 16.


FONTE: Passando a Régua
Um comerciante da cidade de Bauru de 40 anos foi detido na noite desta quinta-feira, 15, na BR-153 (Rodovia Transbrasiliana) em Ourinhos, após ser flagrado conduzindo um veículo roubado. O homem será investigado.
De acordo com o (BO) Boletim de Ocorrência registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária de Ourinhos), Rodrigo L. C. M. conduzia um veículo Chevrolet/ Onix, preto, com placas de Diadema (SP), e tinha sua esposa como passageira. O veículo fazia o sentido Paraná/ São Paulo e foi abordado no km 345 da BR-153. Na abordagem policial, foi verificada uma adulteração na marcação da numeração do chassi. Foi pesquisado e chegou-se à numeração do veículo original, o qual consta que foi roubado em São Bernardo do Campo (SP), no dia 10 de maio de 2018.
O comerciante alegou que não sabia do roubo e disse que comprou o carro na cidade Bauru (133 km de Ourinhos), há cerca de oito meses, em uma feira de veículos realizada no Sambódromo, e teria dado como parte do pagamento seu veículo e mais R$10.000,00 a um desconhecido e que o seu veículo anterior já foi comercializado e transferido para terceiros.
O caso será investigado.
FONTE: G1
A Prefeitura de Palmital está realizando a testagem em massa da população para o coronavírus, que já atendeu mais de 4,6 mil pessoas. A inciativa tem o objetivo de identificar pessoas assintomáticas com a doença e adotar medidas para frear a proliferação do covid-19.
Os exames estão ocorrendo nas escolas Maria Eulália Vieira Scalla (São José), Horácio da Silva Leite (centro) e Elisabete Soares Garcia (bairro Paraná). O atendimento é realizado mediante agendamento em link na página da Prefeitura (www.palmital.sp.gov.br), com o objetivo de evitar aglomerações e filas de espera.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a campanha totalizava 4.604 até a manhã de ontem, sendo 18 pacientes com resultados positivos. O órgão municipal, que fez a aquisição de 17 mil testes-rápidos a um custo baixo, prevê a realização da testagem até o dia 20 de outubro nas escolas.
Confira mais detalhes na versão impressa do JC
Newer Posts