Um casal de agrônomos de Palmital celebrou sua união no último sábado e prestou homenagem à primeira filha que faleceu em 2018 poucas horas depois do nascimento. Karen e Gabriel Marcusso comoveram familiares e amigos ao apresentar uma carta lembrando da primogênita Maria Valentina, deixando ainda a mensagem de que a fé e o amor contribuem para superar a dor da perda de um familiar.
A cerimônia foi realizada em uma chácara em Avaré, onde os dois haviam se conhecido em 2016 durante uma comemoração pelo Dia do Engenheiro Agrônomo. A assistente da cerimonialista fez a distribuição bexigas brancas aos convidados antes do início da cerimônia. Ao final da leitura da carta, feita por Karen sem que nenhum convidado ou familiar tivesse conhecimento prévio, os balões da gás foram soltos e tomaram rumo ao céu no final da tarde.

A mensagem, escrita em primeira pessoa, ressalta o amor dos pais que decidiram acreditar em Deus e fazer com que Maria Valentina pudesse vir ao mundo, mesmo com a pequena expectativa de vida devido a uma má-formação. Mesmo assim, diz o texto, ela pode ser acolhida e sentir de perto o verdadeiro amor e que ficou feliz pelos pais terem recebido a bênção do matrimônio em 3 de abril deste ano, quando ela estaria completando 4 anos.
Karen disse ao JC que teve a ideia de escrever a carta como uma homenagem à filha. “Eu escrevi como se fosse ela falando e, sem que nenhum dos convidados e familiares soubesse, li a carta em um local separado da cerimônia, sem ninguém me ver, enquanto minha mãe Maria Marli entrou com uma foto de Maria Valentina. Após a leitura, foram soltos os balões brancos em homenagem a ela”, lembrou a agrônoma, que é natural da cidade de Itaí e se casou no civil com Gabriel em 2017.

No final de 2017, Karen engravidou de Maria Valentina e, durante o quinto mês de gestação, houve o diagnóstico de que a filha tinha uma má-formação. “Recebi a notícia que ela não tinha os dois rins e o indicado era fazer o aborto. Porém, eu não quis”, contou a mãe. Devido ao problema, a bebê nasceu em 4 de abril de 2018 em hospital de Assis, onde há suporte de UTI neonatal e sobreviveu apenas duas horas.
Depois de perder a primogênita, o casal teve os filhos João Miguel, nascido em 13 de julho de 2019, e Maria Clara, em 19 de junho do ano passado. “Eu tive a ideia [de prestar homenagem a Maria Valentina] um mês atrás. Acredito que foi Deus que me usou para escrever e isso me inspira a escrever um livro pra ela, lembrando que a fé e o amor vão além da dor”, finalizou a agrônoma, que atou em Palmital em diversas ações de proteção e assistência aos animais.
“CARTA DE MARIA VALENTINA
Oi pessoal, não tive a chance de conhecer todos vocês, mas a maioria me conheceu através dos testemunhos dos meus pais!
Hoje é um dia muito especial. Não poderia deixar de me fazer presente hoje. Assim como vocês, o céu também está em festa e estamos todos celebrando com vocês!
Minha passagem por aqui foi breve, mas com as bênçãos de Deus e o amor da mamãe, eu pude vir ao mundo e viver minhas duas horas de vida. Vocês não sabem como foi importante para minha evolução. Pude sentir o verdadeiro amor, fui acolhida pela querida dra. Gilda, senti o afago dos meus pais, o cheiro deles, tive o privilégio de ser batizada e fui muito amada por todos. Papai do céu me mandou com a missão de provar a todos que o amor vai além da dor. Posso ter ficado pouco tempo após meu nascimento, mas os meses na barriga da mamãe foram muito felizes e intensos. Senti o amor e a fé de todos todo tempo!
Enfim só estou aqui pra dizer obrigada. Sei que todos vocês rezaram muito por mim, mas a minha missão eu cumpri. Fui muito feliz por meus pais terem recebido a benção do matrimônio no dia do meu nascimento. Foi tudo preparado por Deus e hoje, nessa celebração de amor e alegria, quero dizer que todos se sintam especiais, pois papai e mamãe escolheram vocês a dedo. Eles consideram muito todos vocês. Aproveitem muito esse dia. Estou muito feliz de ver meus irmãos João Miguel e Maria Clara junto dos meus pais. Papai do céu os presenteou com duas bênçãos que amo muito!
Bom, pessoal, vou me despedindo por aqui e deixo um pedido: sejam felizes, vivam intensamente e sejam gratos por tudo. Viver é um presente divino!
Saibam que eu sempre estarei olhando por todos vocês!
Com amor, Maria Valentina.”