Presidente do Sindicato Rural firmou parceria com a UNISA para instalação de polo na sede da entidade
O presidente do Sindicato Rural de Ibirarema, o médico e agricultor Dr. Roberto Duarte, anunciou a instalação de um polo universitário na sede da entidade para oferta de mais de 50 cursos de graduação em curso superior em diversas áreas pelo sistema EAD – Ensino à Distância.

Duarte revelou que a conquista de um polo universitário para Ibirarema só foi possível graças a convênio firmado entre o Sindicato Rural e a UNISA – Universidade Santo Amaro –, de São Paulo, uma fundação sem fins lucrativos, administrada pela família Veronezzi, da qual ele sempre foi amigo do patriarca recém falecido, o professor Antônio Veronezzi.
Segundo o presidente, o Sindicato vai oferecer a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos universitários por meio dos equipamentos de informática existentes, além de administrar a unidade recebendo inscrições para as provas vestibulares e as matrículas, cujos pagamentos de mensalidades a custos reduzidos serão feitos diretamente à própria UNISA.
“O Sindicato será o primeiro polo universitário de Ibirarema, pois vai atender os alunos e oferecer as instalações para a participação em aulas práticas e também em provas teóricas aplicadas com a presença de um monitor da Universidade”, explicou Dr. Roberto.
O polo universitário de Ibirarema vai oferecer cursos de Administração, Ciências e Engenharia, com 10 especialidades, desde Engenharia Civil e Ambiental até a engenharia Mecatrônica, além dos cursos na área da saúde, como Farmácia, Nutrição e Fisioterapia, e na área jurídica e escolar, como Pedagogia, Processos Escolares e Serviços Jurídicos, Cartoriais e Notariais. “São mais de 50 cursos à disposição dos alunos, independente do número de inscritos”, explicou.
Dr. Roberto lembrou que o sistema EAD – Ensino à Distância -, hoje reconhecido como excelente alternativa para a formação superior, oferece oportunidade para que jovens, adultos e pessoas de qualquer idade possam iniciar ou dar continuidade aos estudos, alcançando o almejado diploma de ensino superior. “A princípio, vamos manter cursos de graduação, mas já antevendo a possibilidade de oferecer pós-graduação para a formação acadêmica integral”, salientou.
UNIVERSIDADE ATENDE A REGIÃO
Além de atender o público do município, o Polo Universitário da UNISA de Ibirarema vai receber matrículas de qualquer região do país, principalmente das cidades do Médio Vale Paranapanema. “Somados os municípios próximos, chegamos a mais de 100 mil habitantes cujos interessados poderão ser atendidos pelo Polo de Ibirarema”, explicou.
A UNISA é uma das mais tradicionais instituições de Ensino Superior do Brasil. Fundada em 1968, a Universidade Santo Amaro nasceu com os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física e Medicina, cujo nível de excelência foi transferido para todos os demais cursos da Instituição. Avaliada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) – conceito 5, e reconhecida por diversos órgãos como uma das melhores do Brasil, a UNISA oferece centenas de cursos Presenciais e a Distância, entre Graduação, Pós-Graduação (Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado), Cursos Livres e de Qualificação.
O presidente do Sindicato Rural de Ibirarema, Dr. Roberto Duarte, nascido na cidade, onde mantém residência, é filho do ex-prefeito e pioneiro do município, Serafim Duarte, médico pneumologista há mais de 40 anos, agricultor e membro do Conselho Fiscal da Faesp – Federação da Agricultura do Estado de São Paulo – e médico Gerente do Serviço de Saúde do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -.
Redação e fotos: JC Online