O cavalo debilitado e ferido, que foi abandonado às margens da rodovia Nelson Leopoldino, ao lado do lado do Horto Florestal, morreu na sexta-feira (03/03). O animal havia sido atendido um dia antes pela Prefeitura, que localizou o proprietário e acionou o policiamento. O caso de maus tratos foi registrado pela Polícia Militar e pela Delegacia da Polícia Civil, onde o dono foi apresentado.
A Prefeitura recebeu denúncia e fez a constatação de que o animal havia sido abandonado pelo carroceiro. Na tarde de quinta-feira (02/03), a equipe municipal e o vereador Fabiano dos Santos, que atuou como voluntário na ação, realizaram o atendimento ao cavalo que estava muito debilitado. O dono também esteve no local e foi encaminhado pela PM até a Delegacia de Palmital.
O proprietário teria informado que o cavalo estava com uma pata machucada e não tinha mais condições de trabalhar puxando carroça. Por isto, conforme relato do vereador Fabiano, ele teria deixado o animal no local. Depois do registro de termo circunstanciado, atendendo determinação do delegado Mateus Silva, o carroceiro se comprometeu a cuidar do animal, providenciando água, comida e cuidados veterinários.
Porém, já era tarde de mais e o animal foi a óbito na sexta-feira (03/03). A Prefeitura, segundo o diretor de Obras Sebastião Clodoaldo de Souza, cuidou da remoção da carcaça do cavalo, que foi enterrada em local adequado. O órgão municipal também comunicou o falecimento à polícia para apuração das responsabilidades no caso.