A Prefeitura de Palmital divulgou nota nesta sexta-feira (14/04) que informou um óbito suspeito de dengue em Palmital. A administração municipal destacou que, diante da gravidade da doença, vem desenvolvendo ações efetivas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. Contudo, para intensificar ainda mais os trabalhos, pediu apoio da população para ampliar o combate ao mosquito transmissor e reduzir os riscos para a população.
CONFIRA ABAIXO A NOTA DA PREFEITURA
“A Prefeitura de Palmital tem registrado avanço nos casos graves de dengue no município, apesar do trabalho rigoroso, com as diversas ações promovidas desde janeiro deste ano para combater o mosquito transmissor da doença.
Por meio do Mutirão de Limpeza, é promovida a coleta de resíduos deixados pela população em frente às residências, limpeza de lotes vagos, galerias de águas pluviais e bocas de lobo. As visitas regulares nas residências, casa a casa, dos agentes do controle de endemias e agentes comunitários de saúde foram intensificadas com o 1º Arrastão Contra a Dengue, promovendo orientações à população, aplicação de larvicida, verificação e recolhimento de objetos que são possíveis focos de dengue.
Durante o 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, um plano conjunto de ações desenvolvido por Palmital para o enfrentamento da dengue no município foi escolhido para representar o estado de São Paulo na Mostra Nacional “Aqui Tem SUS”, que ocorrerá em Goiânia no mês de julho, durante o congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Infelizmente, apesar de todos os esforços, a Prefeitura registrou hoje um óbito por dengue, ainda em investigação epidemiológica. Isso significa que a paciente passou por um primeiro teste apresentando resultado positivo para a doença e teve a contraprova enviada para o Instituto Adolfo Lutz e aguarda o resultado da contraprova. A paciente faleceu na Santa Casa, na noite desta quinta-feira (13), aos 65 anos.
Após a realização da ADL (Avaliação de Densidade Larvária) e, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 3 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, em sua maioria em pratos de plantas, bebedouros de animais e recipientes de plantas aquáticas. Isso significa que o perigo não está nas ruas ou nos terrenos, mas sim dentro das casas das pessoas.
Diante desse cenário, a Prefeitura convoca a população para contribuir no combate à dengue. Neste sábado (15), das 8h às 16h, os agentes de saúde intensificarão o trabalho de visitas domiciliares, especialmente nas residências que se encontram fechadas durante a semana, geralmente porque o proprietário está trabalhando. Durante as visitas, os agentes farão a aplicação de larvicida, verificação de possíveis focos e orientações aos moradores.
Além disso, a Prefeitura estará com o Centro de Saúde aberto neste sábado, das 8h às 16h, para atender a população com suspeita da doença. O Dispensário de Medicamentos (Farmácia Municipal) também estará aberto para a retirada de medicamentos.
Sobre a cobrança da população pela nebulização espacial, popularmente conhecida como fumacê, é essencial esclarecer que há escassez do produto em todo o país. Além disso, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios rigorosos para o envio do inseticida aos municípios, e a prefeitura não possui autorização para adquiri-lo diretamente.
Pedimos que todos fiquem atentos aos sintomas da dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, além de náuseas e vômitos. Em caso de suspeita da doença, os moradores poderão procurar atendimento em qualquer unidade de saúde durante a semana, das 7h00 às 17h00, ou no pronto-socorro, que está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É fundamental que todos colaborem para que nossa cidade consiga combater a dengue e evitar novos casos da doença. A Prefeitura continuará trabalhando para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e garantir a saúde e o bem-estar da população.”