Confira os flashes da segunda noite da 29ª Festa do Peão Boiadeiro de Palmital.
Foto: Divulgação da Prefeitura Municipal
Pai, avô, agricultor, aposentado e, agora, estudante de direito. O cearense Antônio Santos de Sousa resolveu ingressar na faculdade aos 75 anos e é visto como exemplo por colegas, professores e funcionários do local onde estuda, em Canindé, no interior do Ceará. Antônio, inclusive, ganhou uma festa de aniversário surpresa no último dia 10 de abril na faculdade.
Antônio é morador de uma localidade no distrito de Campos Belos, zona rural do município de Caridade — vizinho da cidade onde estuda. Quando tem aula, ele precisa se deslocar mais de 100km entre a própria casa e o campus.
“O Seu Antonio, para nós, tem sido uma grata surpresa. Um aluno que, enquanto agricultor, teve dificuldade de acesso ao conhecimento”, comentou Vera Araújo, diretora da Unopar de Canindé.
O agricultor aposentado decidiu se matricular na faculdade em 2023, como a realização de um sonho de infância. Trabalhando na roça desde muito cedo, Antônio não pôde se dedicar aos estudos no começo da vida.
“Quando eu era jovem, eu não tive condição de estudar. Além de eu vir de família pobre, naquela época, não havia escola suficiente para que a gente pudesse estudar. Só tinha escola para família de rico. As coisas eram cruéis”
Ele conta que quando tinha 12 anos comprou um material para tentar aprender a ler, e pedia a pessoas aleatórias para ajudar com a alfabetização improvisada, nos momentos de tempo livre antes de ir trabalhar na roça. “Naquela época, era até difícil encontrar alguém que soubesse ler”, revelou.
Ele disse que, mesmo após adulto, casado e com filhos, a vontade de estudar nunca passou. “Mas se eu fosse estudar, meus filhos iam passar fome”, lamentou. Antônio é pai de quatro filhos e tem 11 netos.
Ele iniciou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 68 anos, e, em 2021, conseguiu fazer supletivo e obter certificado de ensino médio. Após essa etapa, ele iniciou as buscas por uma faculdade onde pudesse estudar, e foi indicado por uma antiga diretora para a unidade em Canindé, onde decidiu se matricular.
“Quando eu era criança, eu pensava: ‘se um dia eu estudar, eu vou ser juiz’. É algo da minha infância mesmo”, relembrou, quando resolveu começar as aulas no ensino superior.
DESLOCAMENTO
No começo, o agricultor precisava percorrer 30km de bicicleta três vezes por semana para ir e voltar do local onde mora à sede do distrito de Campos Belos. Contudo, a prefeitura disponibilizou um mototáxi para este deslocamento. Da sede, ele pega um ônibus até a faculdade.
“Eu acho a coisa mais linda. Mostra para todo mundo que sonho não envelhece”, declarou a diretora da faculdade.
“Tem o compromisso dele de vir todos os dias à aula, de dar conta das atividades, ele pede para sentar na frente [na sala de aula]. É um exemplo de retidão, esforço, dedicação, honestidade”, complementou Vera.
FESTA SURPRESA
O aniversário de 75 anos foi no último dia 8 de abril, e a festa aconteceu dois dias depois. Antônio disse que a turma estava em aula, quando professora avisou que eles iriam para um evento.
“Quando eu cheguei me deparei com aquela multidão de gente, e aquela festa maravilhosa que teve para mim. Foi uma alegria porque eu não esperava”, disse Antônio.
A diretora disse que a ideia da festa veio de uma professora que foi uma das que criou mais laço de proximidade com Antonio. “Mandamos fazer fotos, porque eu queria registrar tudo. E os colegas ficaram muito entusiasmados”, complementou.
Fonte: g1
Dizer que alguém é sábio não quer dizer necessariamente que é uma pessoa excelente em matemática ou filosofia, mas sim alguém que procura saber sempre mais sobre tudo e possui estabilidade emocional
Existem algumas frases que pessoas que têm inteligência acima da média dizem constantemente e apenas os sábios conseguem entender o porquê.
Dizer que alguém é inteligente não quer dizer necessariamente que é uma pessoa excelente em matemática ou filosofia, mas sim alguém que procura saber sempre mais sobre tudo e possui uma estabilidade emocional impressionante.
Esse alguém não se deixa abalar com coisas supérfluas, muito menos com mentiras ou intimidações. Logo, conquistam uma paz espiritual maravilhosa para alcançar qualquer objetivo que quiserem.
Seis frases que pessoas que têm inteligência acima da média dizem com frequência:
1. Gostaria de dizer algo mais?
Uma pessoa inteligente jamais prolonga uma briga sem fundamentos. Pelo contrário! Eles até perguntam se há algo a mais a ser dito para encerrar o capítulo de uma vez.
Com isso, é bem comum perceber uma pessoa evoluída dizendo se a outra pessoa “gostaria de dizer algo mais”. Assim, além de desarmar o histérico, também finaliza a discussão.
2. Eu entendo
Somente os ignorantes são incapazes de entender o posicionamento divergente de outra pessoa. Alguém com mais inteligência terá mais sabedoria para ouvir as opiniões e compreender o necessário.
3. Reconheço que errei
Neste ponto, somente as pessoas com um QI superior poderão se sobressair. Apenas quem tem uma evolução e a inteligência emocional necessária conseguirá assumir um erro e querer melhorar como ser humano.
4. Certo. Mas o que isso nos acrescenta?
Evidentemente, quem já possui uma sabedoria superior não irá perder tempo com brigas que não acrescentam em nada. Logo é bastante comum escutar um inteligente falando esta frase típica.
5. Como posso melhorar?
Neste tópico falamos sobre pessoas nem um pouco acomodadas, que estão sempre em busca de progresso.
Por serem mais evoluídas essas pessoas fazem questão de ouvir de terceiros como melhorar e não causar mais problemas. Em resumo, uma pessoa realmente inteligente detestaria discussões e situações inconvenientes.
6. Gostaria de saber sua opinião
Por fim, alguém com o QI maior adora receber comentários construtivos sobre pautas em debates. Assim, evidentemente ele também poderá moldar novas ideias e melhorar também.
Fonte: Portal 6
A Polícia Civil do Distrito Federal abriu uma investigação para apurar a conduta da professora Lorena Santos, 28 anos. Ela viralizou nas redes sociais na manhã de quinta-feira (20/04), ao postar foto com um “look especial” para o “dia do massacre”.
Lorena é professora da rede municipal de ensino e fez a postagem em referência ao dia 20 de abril, quando aconteceu o massacre em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. Nesta quinta, muitos estados ficaram em alerta e fizeram operações para combater ameaças e ataques nas escolas brasileiras.
Segundo a coluna Na Mira, do Metrópoles, a conduta pode tipificar a contravenção penal de “provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. A pena é prisão simples de 15 dias a seis meses ou pagamento de multa.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal também abrirá procedimento de apuração sobre a conduta da professora.
A pasta disse que “repudia qualquer tipo de postagem que ressalte a violência” e enfatizou ter compromisso e empenho na busca pela cultura de paz no ambiente escolar.
A secretaria informou ainda que “a direção do CEF Doutora Zilda Arns do Itapoã tomou conhecimento do caso por meio das redes sociais e imediatamente pediu para que a professora excluísse a publicação”.
“Somos tão vulneráveis e parecemos piadas perante o Estado. Mas já retirei a imagem. Não foi a intenção gerar polêmica”, disse a professora ao Metrópoles. Segundo ela, a postagem foi uma “posição perante as ameaças, de forma irônica”.
A professora também fez uma carta que foi e enviada à comunidade escolar. No texto, ela pede desculpas. Confira a íntegra:
Carta à comunidade Zilda,
Fiz uma escolha equivocada essa manhã ao me posicionar em uma rede social que fazia alusão às ameaças de violências que as escolas vêm sofrendo nos últimos tempos. O teor irônico que infelizmente pretendi dar no post não caberia e mascarou uma apreensão com esses fatos, sentimento esse que tenho tentado lidar da forma como a escola e as autoridades têm orientado. Mas ignorar que também compartilho dessa apreensão que vejo nos meus estudantes não é tarefa fácil, há um medo velado também em mim. Diante da situação e reconhecendo a minha responsabilidade enquanto professora, foi infeliz a minha postagem.
Nada a justifica e por isso peço perdão pela falta de postura e delicadeza que esse momento exigia. Retirei o post, me sinto muito mal diante disso e me coloco à disposição para esclarecimento junto às autoridades competentes.
Me senti vulnerável perante a situação e a forma infeliz de lidar foi essa.
Perdão, novamente.
Prof.ª Lorena
CEF Drª. Zilda Arns
Fonte: Correio 24horas
Companheiros divertidos e amorosos, os animais de estimação também podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor e emocional das crianças. Ao g1, uma psicóloga destacou os benefícios da amizade entre os pequenos e os pets.
Aos seis anos de idade, a família de Fernando Hiroshi adotou um gato. Apelidado de Sushi, o “bichano”, foi um dos companheiros mais presentes durante a infância do jovem.
“O Sushi sempre foi o gato da casa. Era rotina acordar cedo e colocar ração pra ele desde que eu me conheço por gente. Ganhamos ele da minha vizinha quando os gatos dela deram cria”, lembra Hiroshi, hoje com 20 anos.
Dentre muitos benefícios ao desenvolvimento, a psicóloga Mariana Harumi, especialista em saúde mental de crianças e adolescentes, enfatiza que os animais de estimação podem ensinar valores de responsabilidade aos filhos , já que eles são companheiros que não possuem capacidade de verbalizar suas necessidades básicas, como fome, sede e questões higiênicas.
“Muitas famílias têm dificuldade em compreender o quanto um animal pode ser terapêutico e ajudar no desenvolvimento emocional e biológico de uma criança”, comenta a profissional.
Durante 14 anos, Sushi foi membro da família Hiroshi, que vive em Itapetininga (SP). Em 2022 o gato morreu, mas deixou seu legado.
A psicóloga explica que a amizade entre crianças e pets podem auxiliar os filhos a desenvolverem questões inerentes à humanidade, pois, ao se relacionar com um animal, os pequenos têm maiores chances de desenvolverem empatia, carinho e comunicação não verbal.
“Auxilia a perceber a constância e a continuidade da vida. Às vezes, a criança observa até o nascimento, reprodução e o fim [da vida]”, explica Mariana.
Apesar de doloroso, o fim do ciclo da vida de um animal traz ensinamentos para as crianças, segundo Mariana.
“O animalzinho tem uma vida mais curta, tem nascimento, desenvolvimento todo este companheirismo que se colhe, mas ele envelhece e morre. São eventos naturais da vida e trazem tristeza, mas a gente precisa entrar em contato e enfrentar isso também”.
Desenvolvimento psicomotor
A psicóloga também ressalta que bichinhos de estimação podem ajudar no desenvolvimento psicomotor de uma criança.
“Toda criança aprende por imitação. Quando um animal vai fazendo movimentos com agilidade, se desloca (…) a criança, primeiro, vai querer ir atrás para seguir e, segundo, ela faz questão de imitar também. Quanto maior a quantidade de estímulos (…) melhor será este desenvolvimento”, explica Mariana.
Mariana Harumi alerta que é necessário respeitar a individualidade de cada criança caso ela não tenha desejo, goste ou queira exercer carinho e afeto com algum animal.
“Quando a família é muito contra, ela vai se estressar demais com sujeira, com pelo, com cheiro e isso pode ser um transtorno familiar. Neste caso, é recomendado que se arrumem outras alternativas, é importante ouvir e respeitar o funcionamento de cada família”, explica a profissional.
No geral, a psicóloga explica que em todas as idades os pets agem como um antiestresse, eles nos ajudam a relaxar, acalmar, se sentir amado, e a poder dar amor, segundo ela, não existe uma contra indicação com relação a idade no aspecto emocional.
Saúde e harmonia
O veterinário Rafael Faria, também de Itapetininga (SP), relata que para ter um bichinho sem trazer riscos à saúde da criança, é importante que ele seja bem cuidado, tome vacinas de acordo com a necessidade anual, seja vermifugado e tenha boa higiene.
“O contato com animais de estimação desde a infância traz muitos benefícios à saúde da criança, tanto no sentido das alergias, do suporte emocional, da interação, do respeito, digo isso além da experiência como veterinário, também a de pai e que cria os filhos com acesso aos bichinhos desde recém nascidos” conta Rafael.
Conforme o veterinário, pode acontecer de crianças machucarem os pets, assim como serem machucadas por eles numa brincadeira por exemplo, por esta razão é tão importante que os pais estejam presentes e supervisionando as interações.
“Ir ensinando os limites do animal, o respeito, tem coisas que o pet não gosta, então não deve fazer, com o tempo eles vão aprendendo a se respeitarem e a convivência vai ficando cada vez mais tranquila e harmoniosa”, explica o profissional.
Rafael também ressalta que algumas raças têm mais procura para conviverem com crianças, mas mesmo as raças com fama de “agressivas, podem conviver muito bem com elas, o que não é adequado é deixar uma criança em contato com um animal que não conhece.
“Até mesmo animais com algum tipo de desvio comportamental, pode ser trabalhado com acompanhamento de profissionais especializados em comportamento animal, adestramento se for o caso”, finaliza o veterinário.
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Fonte: G1
Saber como escanear um documento pelo celular pode ser uma ótima solução para quem está precisando enviar arquivos pela internet. Afinal, hoje em dia não é mais necessário ter uma impressora para digitalizar e escanear documentos, você pode fazer tudo isso gratuitamente pelo celular. Pensando em tal necessidade, o Google Drive oferece uma ferramenta nativa para a digitalização de documentos.
Quais documentos pessoais posso ter no celular?
Para escanear um documento pelo celular, você só precisa baixar o aplicativo do Google Drive e usar a ferramenta “Digitalizar”. Essa opção usa a câmera do seu celular para reconhecer documentos e fazer melhorias a partir de fotos, assim, você pode salvá-los e compartilhá-los com facilidade no formato que desejar. Nesta matéria, veja como fazer!
– Acesse o Google Drive (Android | iOS);
– Toque no ícone de “+” para ver mais opções;
– Depois, toque em “Digitalizar”;
– Em seguida, aponte a câmera do celular para o documento e tire uma foto;
– Feito isso, confira se o documento está legível e toque em “Salvar”;
– Por fim, é só selecionar seu formato e selecionar onde deseja salvá-lo.
Vale lembrar que o Google Drive permite que você digitalize documentos em diferentes formatos (PDF, PNG e JPG). Assim, dependendo da sua necessidade é mais fácil digitalizar documentos e compartilhá-los com seus contatos via link, e-mail ou WhatsApp.
Dessa maneira, o envio de documentos que era antigamente realizado via Fax pode ser um processo bem mais prático, né? Tal método pode ser uma alternativa ao uso de impressoras e o scan manual de documentos.
Fonte: Canaltech
Um homem, de 67 anos, recebeu uma multa de R$ 3 mil na sexta-feira (21/04), em Dracena (SP), por maus-tratos a um cavalo de sua responsabilidade. Além disso, o tutor do animal também irá responder pelo crime ambiental previsto no artigo 32 da lei federal n⁰ 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa.
Após receber uma denúncia, a Polícia Militar Ambiental compareceu ao Jardim Brasilândia e constatou que o equino estava debilitado e magro por falta de alimento e água e não conseguia sequer se levantar.
Um médico veterinário do setor de zoonoses da Prefeitura efetuou os primeiros cuidados e elaborou um laudo técnico. Após a aplicação de medicamentos, o animal se fortaleceu e voltou a pastar.
Os policiais elaboraram um auto de infração ambiental contra o tutor do animal, com multa no valor de R$ 3 mil, pela falta de acompanhamento de profissional habilitado no tratamento do equino.
Por não haver local disponível no momento para a destinação do animal, o cavalo permaneceu sob a responsabilidade do idoso autuado.
Fonte: G1
História, ficção e devoção se misturam para descrever o santo festejado neste domingo (23/04).
Há 15 anos, a cada 23 de abril o Estado do Rio de Janeiro festeja São Jorge com um feriado. Na capital, o Santo Guerreiro é tão ou mais popular que o próprio padroeiro da cidade, o também mártir São Sebastião.
História, ficção e devoção se misturam para descrever São Jorge, padroeiro de países, times e combatentes.
O g1 separou 23 curiosidades sobre o Santo Guerreiro e sobre Ogum, orixá associado a Jorge.
23 CURIOSIDADES SOBRE SÃO JORGE
1. Pouco se sabe do Jorge antes de virar santo. Mas historiadores acreditam que ele nasceu por volta do ano 280 na Capadócia (Turquia) e foi morto em 23 de abril de 303, em Lida (Israel).
2. Ele se alistou no Exército do Império Romano e logo foi promovido a capitão. Ascendeu a tribuno, a ponto de integrar a guarda pessoal de Diocleciano.
3. Diocleciano era pagão e exigiu a execução de cristãos. Jorge se revoltou e, diante do imperador, declarou sua fé em Cristo. Acabaria preso, torturado e morto por decapitação.
4. Histórias de sua força e coragem se espalharam pela Europa. Nos séculos 6 e 7, já havia padres o mencionando. Jorge se tornou referência para mártires cristãos.
5. Jorge também virou símbolo de exércitos e de conquistas na Espanha (contra os mouros), em Portugal (contra os espanhóis) e na Inglaterra (contra os vikings e os franceses).
6. E o dragão? Essa é uma das lendas de São Jorge e surgiu quase mil anos após a morte dele. Uma cidade na Líbia era assolada por uma criatura num pântano. Para saciá-lo, habitantes entregavam cabritos e até jovens — até que uma princesa foi escolhida para o sacrifício. Jorge veio e matou o monstro.
7. E a Lua? Uma versão dessa mesma história diz que a batalha contra o dragão do pântano se estendeu pelo firmamento até a Lua. As crateras lunares seriam rastros da contenda.
8. A inspiração em batalhas europeias elevou Jorge a padroeiro de Portugal e da Inglaterra. Os lusos o têm como santo de devoção desde 1385. Dom João I diz que Jorge intercedeu contra o Reino de Castela. Não por acaso, Lisboa tem no alto de uma de suas colinas as ruínas do Castelo de São Jorge.
9. O rei Eduardo III fez dele o padroeiro da Inglaterra em 1350. As faixas vermelhas sobre o fundo branco da bandeira inglesa representam “George”. A Union Jack, pavilhão do Reino Unido, é a sobreposição das cruzes de São Jorge, de São Eduardo (Escócia) e de São Davi (Gales).
10. Então, pense duas vezes ao apelar para São Jorge quando a Seleção topa com o English Team, porque o Guerreiro é padroeiro deles também.
11. Quase todos os serviços funerários da família real britânica são realizados na Capela de São Jorge, lugar histórico no Castelo de Windsor — onde a rainha Elizabeth II morou e agora está enterrada.
12. Meghan e Harry também se casaram lá, em 2018. São Jorge, então, abençoou a união dos agora nem tão “reais”.
13. E não é preciso lembrar que o santo é cultuado pelo Corinthians — vide o Parque São Jorge — e pela Gaviões da Fiel.
14. Ainda sobre a Inglaterra: reza a lenda que William Shakespeare nasceu e morreu num 23 de abril. O bardo também pôs o padroeiro em sua obra. Em “Henrique V”, William descreve um grito de guerra contra os franceses: “Deus combata por Henrique, Inglaterra e São Jorge!”
15. Jorge também acabou adotado por ferreiros, cuteleiros e barbeiros portugueses da Irmandade de São Jorge de Lisboa, fundada no século 14. Quase 200 anos mais tarde, com a vinda da Corte para o Rio, o culto a São Jorge, de quem Dom João VI era devoto, cresceu muito, assim como a tradição do patrono dos ferreiros.
16. Na tradição nagô e iorubá, Ogum também é cultuado pelos ferreiros. Com a diáspora africana, surgiram semelhanças entre o orixá dos escravizados e o santo dos colonos, e o sincretismo começava a fluir.
17. A mistura de santidades não é unânime no Brasil. Leonel Monteiro, presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia, afirma que os escravizados perderam todas as liberdades possíveis e passaram a cultuar suas divindades de forma disfarçada, durante celebrações de santos católicos. “O sincretismo é consequência da escravidão, assim como o racismo religioso”, sustenta.
18. O professor e historiador Luiz Antônio Simas contrapõe. “A guerra aproxima Ogum e São Jorge. Mas a metalurgia e os cultos secretos dos iniciados nos mistérios do ferro e das lâminas dos cutelos, fazedores de faca, pode perfeitamente ser o elo no cruzo entre o santo e o orixá”.
19. O historiador e pai de santo Guilherme Watanabe lembra ainda que o culto aos santos católicos por parte de religiões africanas “é anterior à própria diáspora”. Alguns reinos da África Central foram reinos católicos que incorporaram a religião cristã”, ensina.
20. O Vaticano retirou São Jorge do santoral oficial da Igreja Católica em 9 de maio de 1969. Muita gente achou que a Santa Sé tinha “cassado” o santo. “Na falta de notícias sobre a sua vida, a Igreja mudou sua celebração: de festa litúrgica passou a ser memória facultativa”, alega.
21. Na época, muitos padres tiraram as imagens de Jorge e levaram para casa. Como o povo não engoliu essa, o guerreiro acabou voltando aos altares com o passar dos anos.
22. São Jorge foi um dos tantos santos enaltecidos pelo Papa João Paulo II nas celebrações do Jubileu em 2000. Isso foi visto por observadores como uma espécie de reabilitação oficial.
23. Cassado ou não, Roma segue considerando Jorge o “padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros”. E quase todo carnaval bate ponto na Sapucaí, como no último desfile da Vila Isabel.
Fonte: g1
Beber água não apenas faz bem para a saúde, como também traz diversos benefícios para a rotina. Veja por que se manter hidratado!
Certamente você já ouviu que beber 2 litros de água é essencial para manter nosso corpo hidratado e saudável. No entanto, a recomendação é que uma pessoa adulta pode ser um pouco difícil.
Por outro lado, a ingestão adequada de água pode trazer vários benefícios à saúde, incluindo a prevenção de infecções e problemas cardíacos.
Nesse caso, se você precisa de um pequeno incentivo, veja alguns dos benefícios que pode ter se beber água corretamente.
Beber 2 litros de água ajuda a prevenir infecções
Quando bebemos água suficiente, nosso corpo é capaz de eliminar toxinas e substâncias nocivas com mais facilidade. Isso ajuda a prevenir infecções no trato urinário, intestinos e outros órgãos do corpo.
Além disso, a água ajuda a manter a umidade adequada da pele, evitando infecções dermatológicas.
Não à toa, ficar sem beber 2 litros de água prejudica nossos órgãos, funcionamento do sistema e aumenta as chances de pegar doenças, mesmo as comuns.
Regula a temperatura corporal
Nosso corpo é composto de 70% de água, e ela tem várias funções para além do sangue. Por exemplo, a água ajuda a regular a temperatura do corpo, especialmente em climas quentes ou durante atividades físicas.
Sabe quando você começa a suar após um exercício físico ou durante um dia de verão? Isso acontece porque, quando suamos, perdemos água e eletrólitos. Eles mantêm o corpo resfriado, para não entrar em combustão.
Assim, a ingestão adequada de água ajuda a manter o equilíbrio desses eletrólitos no corpo, o que ajuda a regular a temperatura e evita a desidratação.
Melhora a saúde cardiovascular
Beber água suficiente também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.
Isso porque a água ajuda a manter a viscosidade adequada do sangue, reduzindo a formação de coágulos. Embora a água não seja a única influente, ela atua diretamente com outros elementos.
Por exemplo, pessoas que comem muita gordura precisam ingerir bastante água para dissolver e não entupir as veias.
Além disso, ajuda a reduzir a pressão arterial, mantendo o coração saudável, pois ele não se sobrecarrega na emissão de sangue por todo o sistema.
Auxilia no processo de emagrecimento
Sim, beber 2 litros de água por dia ajuda a perder peso. Isso ocorre porque, quando bebemos água suficiente, nosso corpo é capaz de eliminar toxinas e resíduos com mais facilidade.
Ou seja, ir ao banheiro várias vezes por dia significa eliminar toxinas, processar os alimentos mais rapidamente e evitar manter gorduras armazenadas.
Além disso, a água ajuda a controlar o apetite, reduzindo a quantidade de comida que ingerimos. Por isso, todos os médicos e nutricionistas recomendam ingerir água corretamente.
Melhora o funcionamento do sistema digestivo
Seguindo os mesmos preceitos, beber 2 litros de água também ajuda a manter o sistema digestivo saudável, prevenindo a constipação e outros problemas digestivos.
Afinal, a ingestão adequada de líquidos ajuda a amolecer as fezes, facilitando a eliminação dos resíduos do corpo. Com a água, é possível quebrar mais as moléculas sólidas, separar as toxinas e dissolver a gordura.
Além disso, ajuda a manter a flora intestinal saudável, reduzindo a probabilidade de infecções gastrointestinais.
Concentração
Além dos benefícios para a saúde física, a água também pode ajudar na saúde mental.
Beber água suficiente pode melhorar a concentração e o desempenho cognitivo. Estudos mostram que a desidratação pode afetar negativamente a função cognitiva, incluindo a memória e a capacidade de concentração.
Por outro lado, esse hábito regular ajuda a manter o cérebro hidratado, melhorando a função cerebral e aumentando a clareza mental.
Portanto, se você deseja melhorar sua concentração e seu desempenho mental, certifique-se de beber água suficiente ao longo do dia.
Saúde e bem-estar
Em resumo, beber 2 litros de água é essencial para manter nosso corpo saudável e prevenir várias doenças.
Ao beber 2 litros de água por dia, você pode melhorar sua saúde cardiovascular, regular a temperatura corporal, auxiliar no processo de emagrecimento e melhorar o funcionamento do sistema digestivo.
Além disso, a água ajuda a prevenir infecções, melhora a concentração, influencia no humor e pode até mesmo aumentar a expectativa de vida!
Por isso, mantenha-se hidratado e saudável. Beber água todos os dias é fundamental para ter um corpo e uma mente funcionando corretamente.
Fonte: UOU
Empresa Jornalística Comarca de Palmital Ltda.
DIRETOR PROPRIETÁRIO E JORNALISTA RESPONSÁVEL:
Claudio Batista Pissolito – MTb: 32.579/SP
REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Rua Manoel Leão Rego, 95 – Palmital/SP CEP: 19970-000
TELEFONE: (18) 3351-1594 (18) 99645-0514
REDAÇÃO: redacao@jornaldacomarca.com.br
PUBLICIDADE: publicidade@jornaldacomarca.com.br
ATENDIMENTO AO PÚBLICO: secretaria@jornaldacomarca.com.br
© Todos os Direitos Reservados- Jornal da Comarca
Made with Elementor + Soledad by HBELINE