Ação faz parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna da empresa, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes de espécies nativas
A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, realizou no mês de abril a soltura de 1,35 milhão de peixes das espécies pacu e curimbatá no rio Paranapanema. Desse total, 300 mil foram soltos nos dias 18 e 24 de abril, no Porto Almeida em Cândido Mota, e Ilha de Salto Grande, respectivamente, na região dos reservatórios das Usinas Hidrelétricas Canoas I e Canoas II, em Palmital.
As solturas fazem parte do Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, promovido pela CTG Brasil com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas.
Os peixes utilizados no programa de repovoamento são produzidos na Piscicultura da CTG Brasil, em Salto Grande (SP). No laboratório, além da produção de peixes, são desenvolvidas pesquisas em parceria com universidades. “A soltura de peixes de espécies nativas é um modo de colaborar com o desenvolvimento desses ecossistemas, garantindo a reprodução e o estoque pesqueiro”, explica Norberto Castro Vianna, especialista de Meio Ambiente da CTG Brasil.
Desde 2016, quando a empresa assumiu a gestão do programa, foram soltos cerca de 25 milhões de peixes, nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CTG Brasil