A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) entregou na tarde desta quinta-feira (27/07) um novo sistema para a secagem de grãos na Unidade Armazenadora de Palmital (AGPAL), que melhora ainda mais os serviços oferecidos aos clientes de município e da região. Os equipamentos viabilizados pela empresa vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) representam investimento de R$ 4,2 milhões.
Os novos equipamentos representam a retomada de um serviço interrompido desde o colapso do antigo sistema em outubro de 2013. Por quase uma década, a Ceagesp pode armazenar apenas grãos secos, o que limitava as operações. A partir de agora, pode receber o produto direto do campo. A entrega dos dois secadores, que iniciam a operação já para receber o milho safrinha, foi realizada durante cerimônia no pátio da unidade de Palmital, com a presença de convidados e produtores rurais.
O comando da Ceagesp foi representado pelo diretor operacional José Lourenço Pechtoll, pelo chefe regional Luís Eduardo Vieira Pinto e pelo gerente de armazenamento Paulo Eugênio Pereira Júnior, além de funcionários e membros da equipe de administração. O prefeito Luis Gustavo Mende Moraes esteve no evento acompanhado da vice Ana Elisa Martins Elias da Silva e do presidente da Câmara Municipal Cristian Nogueira, juntamente com vereadores.
O agronegócio foi representado pelos presidentes dos sindicatos Rural, Gilberto Frandsen, e dos Trabalhadores Rurais, Roberto dos Santos. Luís Vieira abriu os discursos ressaltando que os secadores ampliam os serviços oferecidos a produtores, empresas e cooperativas. O chefe regional destacou também que o sistema contribui para aumentar a qualidade do atendimento prestado pela Ceagesp em Palmital.
Cristian Nogueira destacou a importância da ampliação das atividades da unidade e enfatizou que o investimento confirma a confiança da empresa federal no desenvolvimento rural do município. Luis Gustavo lembrou da conquista para a Ceagesp e enalteceu o trabalho pela melhoria da infraestrutura de armazenamento em Palmital. O prefeito disse ainda que os serviços foram incrementados para o bom atendimento aos produtores rurais.
José Pechtoll destacou o investimento em Palmital com objetivo de atender aos pequenos e médios agricultores, agregando valor à produção e possibilitando um trabalho de assistência às necessidades dos agricultores. Ele também ressaltou a participação de Ana Elisa na conquista, lembrando que ela havia pedido a recuperação do equipamento quando ainda era vereadora por meio de ofício à ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, que ocupou o cargo até março de 2022.
O diretor operacional lembrou ainda de ações desenvolvidas pela Ceagesp, contando com apoio da Prefeitura e Câmara, para atender à demanda de armazenamento, impactando positivamente no agronegócio em Palmital. José Pechtoll finalizou destacando o empenho da empresa em melhorar cada vez mais a prestação de serviços no município. Ao final, houve o descerramento da faixa e a visita aos novos secadores.
SISTEMA – O processo de licitação do conjunto de dois secadores, anexo ao prédio da unidade da Ceagesp, foi iniciado no primeiro semestre de 2022. As obras de adequação e de instalação dos equipamentos foram iniciadas em setembro do ano passado, sendo concluídas em maio de 2023. O sistema tem capacidade de receber os grãos vindos diretamente do campo após a colheita e processar até 160 toneladas do produto por hora (80 ton/h cada um).
CONFIRA FOTOS DA INAUGURAÇÃO




































