27 de fevereiro de 2024
O prefeito Luis Gustavo, o vereador Baiano Caminhoneiro e o ex-vereador Tê Biondi confirmam interesse em disputar o pleito
O atual prefeito de Palmital, Luis Gustavo Mendes Moraes, confirmou ao JC sua intenção de concorrer novamente ao cargo nas eleições municipais de outubro deste ano, mantendo a chapa ao lado da vice-prefeita Ana Elisa. Aos trinta anos, Luis é o prefeito mais jovem da cidade, eleito em 2020 com cerca de 5 mil votos, representando o PSDB naquela ocasião. Entretanto, para a disputa deste ano, ele estará filiado ao PSD, integrando a base aliada do governador Tarcísio de Freitas. A mudança de partido ocorreu em 2023, a convite do principal articulador do governador Tarcísio, Gilberto Kassab, e motivada pela representatividade do PSD em São Paulo, o que, segundo ele, potencializa a conquista de recursos e a inclusão de Palmital em programas estaduais.
“Em meio aos desafios enfrentados durante a pandemia, nosso compromisso foi cuidar das pessoas e implementar medidas eficazes para mitigar os impactos da crise, ao mesmo tempo em que promovemos uma renovação na estrutura administrativa da prefeitura”, declarou o prefeito. Luis destacou que essa renovação resultou em melhorias concretas, incluindo o aumento da receita, o equilíbrio das finanças municipais, investimentos significativos em todas as áreas, a retomada do protagonismo regional e a conquista de prêmios que refletem o compromisso com a cidade.
O prefeito justificou sua intenção de buscar um novo mandato, afirmando que deseja dar continuidade e consolidação aos projetos e programas iniciados durante seu governo, além de avançar com iniciativas inovadoras que não puderam ser implementadas nos últimos anos. “A reeleição nos permitirá continuar trabalhando na implementação de políticas públicas e projetos que já demonstraram resultados positivos, evitando interrupções que poderiam prejudicar o progresso da cidade”, acentuou.
“Temos experiência e conhecimento dos desafios e necessidades locais, o que nos capacita a tomar decisões mais eficazes e a responder de forma ágil às demandas da população. A reeleição oferece estabilidade e continuidade administrativa”, ressaltou Luis.
OPOSIÇÃO – Pelos partidos de oposição, até o momento são dois os pré-candidatos que se declaram interessados em participar na disputa majoritária. Um deles é o vereador Luis Antônio de Castro, o Baiano Caminhoneiro, de 55 anos, filiado ao União Brasil (ex-PSL) que, como suplente, assumiu o cargo na vaga de vereadores do PSDB que tiveram seus votos cancelados. Baiano disse ao JC que conta com apoio de um grupo que tem a participação de lideranças políticas de Palmital e que o consideram como melhor opção para a disputa da Prefeitura. “Fizeram uma pesquisa interna e meu nome foi o mais indicado”, afirmou.
Baiano diz que sempre participou da política em Palmital e que tinha a intenção de disputar a Prefeitura desde a eleição de 2020, quando tentou uma vaga no Legislativo e não foi eleito. O vereador, que é motorista profissional e proprietário de uma oficina mecânica diesel, disse que a ideia foi amadurecendo e já trabalhava pela indicação à disputa da Prefeitura mesmo antes de tomar posse na Câmara, no final do ano passado, após a cassação de dois vereadores do PSDB.
Outro pré-candidato declarado é o advogado Clayton Biondi, o Tê, de 45 anos, que foi vereador entre 2001 e 2004. Ele se prepara para a segunda disputa à Prefeitura, pois foi o terceiro candidato mais votado em 2020. “Nossa candidatura será por um partido que possui amplo acesso às diferentes esferas governamentais. Já temos contato com alguns diretórios nacionais e estaduais de partidos políticos que se empolgaram com a possibilidade de lançar candidatura em Palmital”, destacou, sem citar os partidos.
Filho do ex-prefeito Braz Biondi, Tê Biondi considera que alcançou bom resultado na última eleição (foi o terceiro mais votado) e que possui experiência pessoal na política como contraponto ao atual modelo da administração de Palmital. “É preciso cuidar das pessoas e da coisa pública, com investimento na saúde e no emprego, com valorização dos trabalhadores privados e funcionários públicos, com trabalho voltado a toda população, sem beneficiar pessoas específicas”, destacou.
O vereador Carlos Eduardo da Silva, o Galo, também filiado ao União Brasil, disse ao JC que ainda deve consultar amigos próximos, apoiadores e familiares para confirmar se apresenta seu nome como pré-candidato a prefeito. Segundo ele, o convite foi feito por um grupo político devido ao reconhecimento de seu trabalho na Câmara, com a apresentação de importantes projetos e ações e pelo histórico pessoal de trabalho e honestidade.
Galo, que foi o vereador mais votado nas últimas eleições, com 667 votos, filho do ex-vereador João Galo, destacou também a sintonia de trabalho e as “portas abertas” na Alesp e na Câmara dos Deputados, com apoio pessoal dos deputados estaduais Ricardo Madalena e Dani Alonso, e do federal Capitão Augusto. “Todos acreditam que eu posso fazer a diferença”, destacou ele, que também atua como empresário de vistorias automotivas.
FORA – O agricultor e ex-prefeito José Roberto Ronqui, vereador mais votado nas eleições de 2008 e três vezes candidato a prefeito, com um mandato alcançado (2017-2020), disse que não pretende participar da política municipal e que está satisfeito com sua trajetória. “Fui prefeito em condições desfavoráveis, herdei muitas dívidas e enfrentei uma pandemia, mas consegui recuperar as finanças do Município e facilitar muito a vida dos meus sucessores. Estou satisfeito com meu trabalho”, salientou.
O JC também fez consulta a outros dois ex-candidatos a prefeito que disputaram as últimas eleições municipais. O médico Eduardo Apolinário de Vasconcellos, que cumpriu sete mandatos como vereador antes de disputar o pleito majoritário, informou que pretende ficar fora da disputa política em 2024. O comerciante Leandro Souza, que também concorreu à Prefeitura, afirmou que deve buscar indicação partidária para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
Historicamente, a prestação de serviço público no Brasil é considerada insuficiente, de baixa qualidade e, em muitos casos, incentivadora da manutenção da eterna injustiça social à que as populações estão sujeitas em seus direitos básicos, como de habitação, segurança, saúde e educação.
O débito do mau funcionamento das escolas, que não oferecem ensino de boa qualidade; dos hospitais, que não garantem atendimento universalizado e digno; das polícias, insuficientes e desestimuladas; e dos órgãos responsáveis pela habitação, cujo déficit cresce a cada mandato, é sempre atribuído aos governantes.
Entretanto, a política pública não depende apenas de planejamento, de infraestrutura e dos equipamentos disponíveis cada vez mais em abundância pelos governos, pois a participação do elemento humano, o servidor público, é essencial para o resultado positivo de qualquer ação governamental.
Delegacias suntuosas e grandes prédios de batalhões militares não garantem a segurança da população sem o comprometimento e o sentido de responsabilidade das polícias; escolas modernas e de tempo integral não oferecem boa qualidade de ensino sem a dedicação e a vocação de professores; hospitais muito bem equipados não funcionam sem a dedicação de médicos e enfermeiros, assim como se verifica em todas as áreas da administração pública.
“…hospitais muito bem equipados não funcionam sem a dedicação de médicos e enfermeiros…”
O elemento humano, ou o trabalhador, que honrosamente é denominado “servidor público” é peça fundamental para o bom funcionamento do sistema administrado pelos governantes e mantido pelos impostos de todos os cidadãos, pobres ou ricos, homens ou mulheres, negros ou brancos, brasileiros ou estrangeiros.
Portanto, o serviço público, oferecido pelo servidor, deve ser otimizado permanentemente e oferecer exemplo à iniciativa privada, para que as atividades públicas, ou estatais, sejam reconhecidas e valorizadas.
Aos governantes, cabem a responsabilidade de planejar, definir estratégias e aplicar os recursos com responsabilidade, enquanto aos legisladores, incluindo os vereadores, cabem o papel de fiscalizar com honestidade e cobrar aqueles que de fato estejam deixando a desejar em suas funções, independente de questões políticas ou partidárias.
Afinal, o bom fiscal é isento, não se vende, não transgride, não prevarica, não faz vistas grossas e tem coragem suficiente para cobrar do servidor público o exercício de sua nobre e digna missão.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 90,00 por seis meses
Tatuador usa cinzas do pai para se tatuar em forma de homenagem: ‘Marcou a alma’
O tatuador Gustavo Teixeira resolveu usar sua arte para homenagear o pai, que morreu vítima de uma parada cardíaca. Ele usou parte das cinzas de Emilio Cesar para gravar na própria pele uma memória deixada por ele em uma simples etiqueta em um pote de comida. Apesar de ter usado a técnica em si mesmo, Gustavo afirma que não recomenda o uso de cinzas, nem utiliza o método em seus clientes.
“Essa é a tatuagem que mais me doeu, marcou a alma. Foi toda uma entrega. E a que mais tem significado. Eu duvido que eu faça uma tatuagem mais significativa que essa. É uma forma de agradecimento por tudo o que ele já fez por mim”, disse o morador de São Cetano ao g1.
“Assim que chegaram as cinzas, eu coloquei uma música de que ele gostava muito, que era Bee Gees, fiz uma reza, eu acendi um incenso e comecei. Eu gravei um vídeo durante o processo e ficou muito longo porque eu comecei a chorar demais”, completou o tatuador, que disse que o processo serviu como uma espécie de ritual de passagem.
A tattoo foi a reprodução de uma etiqueta de marmita deixada por Emilio Cesar, que tinha como passatempo cozinhar para os familiares na sua casa de praia.
Tatuador reproduziu uma etiqueta de marmita deixada pelo pai — Foto: Arquivo pessoal
“Em frente da cozinha tinha uma janela em que ele ouvia o canto dos passarinhos. Ele colocava bebedouro de água para os passarinhos, colocava banana… Então, ele intitulou a cozinha dele como ‘canção da natureza'”, contou Gustavo.
O último ato do Tigrão
Gustavo e seu pai Emilio Cesar em foto de arquivo — Foto: Arquivo Pessoal
Por ser desobediente na infância, Gustavo ganhou do pai o apelido de Tigrão. Toda vez que fazia algo que não devia, ouvia uma reclamação de Emilio Cesar.
“Ele me chamava de Tigrão porque desde 2007 eu trato um câncer, Linfoma de Hodgkin. E depois de fazer o transplante, você tem que ficar três meses sem fazer nada… Eu ia contra isso e fazia minhas coisas, eu fazia meus esportes e ele dizia ‘Gustavo, você é um Tigrão mesmo’. Eu ainda estou em tratamento, e ele teria falado para mim ‘você em tratamento e fazendo tatuagem, você é um tigrão’. Esse foi meu último ato como Tigrão para ele”, disse Gustavo.
Apesar de não ter tido nenhuma complicação com a tatuagem feita com as cinzas do pai, Gustavo Teixeira afirmou que não recomenda a prática. Além disso, ele diz que não utiliza o método em outras pessoas.
Fonte: g1
Tatuagem de Gustavo Teixeira foi feita com cinza de seu pai — Foto: Arquivo Pessoal
O apresentador Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante de rim na segunda-feira (26/02), no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo.
A cirurgia ocorreu sem intercorrências, segundo o hospital. Faustão fez um transplante de coração em agosto de 2023.
“O paciente Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 25 de fevereiro para preparação para um transplante de rim, em função do agravamento de uma doença renal crônica, após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado.
A cirurgia aconteceu, sem intercorrências, na manhã de ontem (26). O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”, diz nota do hospital enviada nesta terça, assinada pelos médicos Marcelino Durão, nefrologista e coordenador médico de transplante renal, Sérgio Ximenes, urologista e membro da equipe de transplante renal, Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico de serviços hospitalares e prática médica do Hospital Israelita Albert Einstein.
De acordo com familiares, quando passou por um transplante de coração, no ano passado, os rins do apresentador já estavam comprometidos e ele estava passando por hemodiálise. Ele ficou na fila por um transplante de rim por dois meses.
Transplante de coração
Faustão passou por um transplante cardíaco no dia 27 de agosto de 2023. O apresentador ocupava o segundo lugar na fila de espera por um coração, segundo a Central de Transplantes do Estado.
Após a realização da cirurgia e a alta, ele gravou um vídeo de casa e disse que agora tem uma segunda fase, no tratamento, que inclui mais dois ou três meses de fisioterapia para a recuperação total.
O doador foi Fábio Cordeiro da Silva, jogador de futebol de várzea que morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras. Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração.
No caso do transplante de coração é considerada a gravidade do quadro do paciente para definir a ordem de prioridades na fila.
Quem necessita de internação constante (com uso de medicamentos intravenosos e de máquinas de suporte para a circulação do sangue) tem prioridade em relação à pessoa que aguarda o órgão em casa, por exemplo. A espera não leva em conta se o paciente fará a cirurgia em um hospital público ou na rede particular.
Fonte: g1
“Barbie do Pó”, de apenas 20 anos, é presa em flagrante por tráfico de drogas
Na última quarta-feira (21/02), uma jovem de 20 anos, conhecida como “Barbie do Pó”, foi presa em flagrante por tráfico de drogas na área rural de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Um adolescente de 16 anos também foi apreendido durante a operação.
Identificada como Eduarda Marques, a jovem foi flagrada guardando drogas em um apartamento, conforme informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Durante a ação policial, os agentes detiveram o adolescente, que também faria parte do grupo criminoso, dentro do imóvel. Foram apreendidos 13 pinos de cocaína, uma porção de maconha e R$ 340 em dinheiro.
Eduarda, que acumula mais de 20 mil seguidores em uma rede social, compartilhava registros de modelo, além de fotos e vídeos de festas e manobras perigosas em motos. Em um dos vídeos divulgados, ela é vista manuseando uma erva, supostamente maconha.
O caso foi registrado como tráfico de drogas na Delegacia Seccional de São José do Rio Preto. Até o momento, não foi possível localizar a defesa de Eduarda Marques. O espaço está aberto para manifestações.
Fonte: DCM
Irmãs são presas por tentar matar a própria mãe; vítima foi agredida e sufocada
A Polícia Civil do RJ prendeu na segunda-feira (26/02) duas irmãs por tentativa de matar a própria mãe.
Jessica de Azevedo Celestino, de 21 anos, e Vitória de Azevedo Celestino, de 20, estavam dormindo em casa quando agentes deram voz de prisão.
Segundo a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a vítima procurou a unidade no último sábado (24) muito debilitada.
Os plantonistas tiveram que chamar uma ambulância, e só horas depois a vítima pôde prestar declarações, acompanhada da mãe, que a socorreu.
A mãe relatou ter sido arrastada até o quarto pelas filhas, onde recebeu socos e foi sufocada com um pano na boca e no nariz.
A mulher disse também que Vitória ria da situação e que Jessica a xingava: “Vou te matar, sua filha da p*ta!!!”.
As agressões só pararam quando o companheiro ouviu os gritos e foi ver o que estava acontecendo.
A vítima também apresentou áudios enviados pelas filhas, com ameaças, mesmo após ela ter prestado queixa. Desde então, ela estava na casa da mãe, avó das agressoras.
Delegada vê tentativa de feminicídio
A delegada Mônica Areal, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, enquadrou o caso como tentativa de feminicídio.
A lei 13.104, de 9 de março de 2015, incluiu o feminicídio como qualificador do crime de homicídio e no rol dos crimes hediondos.
“Feminicídio:
- VI – contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:
§ 2º -A Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
- I – violência doméstica e familiar;
- II – menosprezo ou discriminação à condição de mulher.”
“O feminicídio não é só entre homem e mulher, ele também se dá com a mulher sendo autora. Se fosse um filho contra a mãe, não haveria esse questionamento. Existe a relação de afeto, elas vivem na casa da mãe e existe a vulnerabilidade da mãe. Não importa se o autor é homem ou uma autora mulher, o que importa é que tenha uma relação doméstica, familiar”, explicou a delegada.
Feminicídios no RJ
Em 2023, o Rio de Janeiro registrou 125 mil casos de mulheres vítimas de violência, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Os números apontaram que o estado teve 111 vítimas de feminicídio, a maior parte mulheres negras. O crime mais recorrente foi a violência psicológica, com 43.594 casos.
Fonte: g1
Foi encontrado, na manhã de terça-feira (27/02), o corpo do homem que estava desaparecido desde o final da tarde de domingo (25/02), após ser visto pela última vez enquanto nadava na Lagoa da Quinta da Bela Olinda, em Bauru (SP).
Segundo a Defesa Civil, o corpo da vítima foi encontrado pelo seu próprio irmão por volta das 6h30. Ele avistou algo boiando na lagoa e acionou o Corpo de Bombeiros, que retirou a vítima do local.
O Corpo de Adilson da Silva, de 34 anos, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Bauru (SP).
A Lagoa da Quinta da Bela Olinda já é conhecida pelo risco de afogamento e pelo menos 70 mortes já foram registradas no local. Apesar da sinalização de “proibido nadar” no local, é comum ver pessoas dentro da lagoa, inclusive com embarcações como lanchas e motos aquáticas.
Placas alertam sobre o risco de nadar no local — Foto: Reprodução / TV TEM/ Arquivo
Energisa promove melhorias na rede elétrica em Ribeirão do Sul, Salto Grande e Paraguaçu Paulista
Nesta semana equipes da Energisa Sul-Sudeste estão empenhadas em um mutirão de melhorias na rede elétrica de três municípios da região: Ribeirão do Sul, Salto Grande e Paraguaçu Paulista. Com manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade do fornecimento de energia nessas localidades.
De acordo com o Alessandro Gomes Martins, gerente de Departamento de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, faz parte do compromisso da distribuição realizar inspeções periódicas, manutenções preventivas e corretivas a fim de garantir a qualidade, continuidade e segurança na distribuição de energia para residências, comércios, indústrias e clientes rurais nas cidades onde a Energisa atende.
“Esses mutirões são um reforço ao nosso cronograma de manutenções, que realizamos em localidades específicas. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa nesses dias, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, enfatiza.
Na lista de melhorias executadas nos últimos dias, e que seguem na próxima semana, estão inspeções em cabos com o uso de drones, cruzetas (estruturas que fazem a sustentação dos cabos), isoladores, transformadores, entre outros equipamentos, e podas preventivas com o intuito de remover os galhos de árvores que estejam próximos à rede de energia elétrica.
“Como distribuidora de energia, nosso papel consiste em realizar apenas a desobstrução da rede elétrica, removendo aqueles galhos que estão perto dos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, explica Alessandro.
Graças à tecnologia, boa parte desses serviços tem sido feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em “Linha Viva”, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção no fornecimento de energia durante os serviços de manutenção.
“Contamos com profissionais devidamente treinados e equipados para atuarem na manutenção enquanto a rede de média tensão permanece ligada. Tudo é feito com segurança, garantindo o conforto de toda a comunidade que é diretamente beneficiada com a melhora na qualidade da energia”, finaliza o gerente.
Se precisar falar com a Energisa, a população pode entrar em contato diretamente pelos canais digitais de atendimento:
Aplicativo Energisa On
Site www.energisa.com.br
WhatsApp (Gisa): gisa.energisa.com.br
Call Center: 0800 70 10 326
Fonte: Assessoria de Imprensa da Energisa
Nova instalação traz mais conforto e comodidade à comunidade promovendo os valores do Sicredi
Totalmente remodelada para melhor atender nossos associados e a comunidade, a Agência Sicredi de São Sebastião da Amoreira/PR, reinaugurada em novo endereço na segunda-feira (26/02). A partir desta semana, o atendimento já ocorre na nova estrutura na Avenida Brasil, n,º 241.
As novas instalações têm design ambiental mais amplo, moderno e dinâmico para fortalecer ainda mais o relacionamento próximo com o associado, garantindo mais conforto e comodidade. Logo na entrada, está à disposição dos visitantes, o guarda volumes e espaço café, tudo para que quem chegar na agência possa se sentir à vontade para interagir com outros associados e tomar aquele cafezinho. O espaço coworking também pode ser utilizado para fazer negócios, trocar ideias sobre empreendedorismo ou finanças pessoais.
A área central da agência, conta com amplo espaço de atendimento para pessoas, empresas e agronegócios, além de contar com ampla sala de reuniões para uso de colaboradores e associados.
Para o Presidente da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ, Claudio Marcos Orsini, “É uma alegria muito grande ver que a nossa atuação em São Sebastião da Amoreira tem uma aceitação muito positiva da comunidade. Estamos prontos e agora ainda mais estruturados para fazer a diferença na vida das pessoas, seguindo com a missão de construir uma sociedade mais próspera, contribuindo com o desenvolvimento do município e crescendo com as pessoas, empresas e agronegócios”, destaca Orsini.
A agência atende aos associados das 10h às 15h. Além disso, estão disponíveis os canais digitais WhatsApp Enterprise (51) 3358 4770, internet banking ou aplicativo.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi Paranapanema PR/SP/RJ