A Prefeitura Palmital realiza neste sábado (08/06) um mutirão de vacinação com o objetivo de ampliar a imunização contra a poliomielite em Palmital, onde apenas 10% das crianças do público-alvo foram vacinadas contra a doença que causa a paralisia infantil. O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que foi iniciada em 27 de maio e deve ser realizada até 14 de junho,
Em Palmital, o mutirão de imunização será realizado das 9 às 15 horas no Centro de Saúde Nelson da Cunha Bastos e nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) Isoaldo Abud (São José II e III) e Roberta Moreno Sás, na região do Jardim Montreal. É importante que os pais e responsáveis apresentem CPF e Cartão do SUS, além da carteira de vacinação das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica de Palmital, subordinada ao Departamento de Saúde da Prefeitura, a adesão à campanha que começou há duas semanas ainda é baixa. Segundo os registros do órgão, com dados atualizados no final da tarde de quinta-feira, apenas 88 doses da vacina contra a pólio haviam sido aplicadas. O número representa 10,93% do público-alvo de 805 crianças menores de cinco anos em Palmital.
A campanha é a última a utilizar a vacina Sabin oral (gotinha). A partir do próximo ano, serão aplicadas apenas doses injetáveis com a utilização do vírus inativado. De acordo com o Departamento de Saúde, a mudança se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus selvagem no Brasil e pelo compromisso de erradicação global da paralisia infantil.
Embora o Brasil seja certificado como país livre de circulação do poliovírus selvagem, em 2023 o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução da doença viral devido especialmente às quedas das coberturas vacinais. A meta da atual campanha, conforme preconizado pelo governo federal, é vacinar no mínimo 95% da população-alvo.