ACORDO MERCOSUL – UE
Em 6 de dezembro, os Presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e da Comissão Europeia anunciaram a conclusão definitiva das negociações do Acordo de Parceria entre o MERCOSUL e a União Europeia. O anúncio foi feito por ocasião da 65ª Cúpula do MERCOSUL, em Montevidéu. MERCOSUL e União Europeia reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e uma economia de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.
ANGOLA
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve em missão oficial em Angola, com uma agenda voltada ao fortalecimento das relações agropecuárias entre os dois países. A comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária participou de reuniões bilaterais com o ministro da Agricultura e Florestas e o ministro para a Coordenação Econômica. Foi realizado também o Fórum Empresarial Agro Brasil–Angola, que contou com a participação de empresários do agronegócio brasileiro e angolano.
FRENTE DA AGROPECUÁRIA
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), foi reeleito, para mais dois anos à frente da bancada. O mandato de Lupion, que terminaria em fevereiro de 2025, agora se estenderá até fevereiro de 2027. A Frente terá como vice-presidente na Câmara dos Deputados o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e, no Senado, a senadora Tereza Cristina (PP-MS). Outro destaque foi a formalização do apoio da FPA ao deputado Hugo Motta para a presidência da Câmara.
SAFRA DE GRÃOS/SP 2024/25
A produção paulista de grãos na safra 2024/25 deve atingir 10,66 milhões de toneladas, crescimento de 19,5% em relação ao ciclo anterior, conforme relatório do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) baseado em dados da Conab. Esse aumento expressivo deve-se à perspectiva de recuperação da produtividade, estimada em 3.989 kg/ha.
LITORAL NORTE DE SP
Cooperação entre Apta Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e Universidade Estadual Paulista (Unesp) visa impulsionar a pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) para a agricultura familiar e comunidades tradicionais inseridas na Mata Atlântica. O projeto irá trazer o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis, com produtos como bambu, cacau, palmito e fruto da palmeira juçara, plantas ornamentais tropicais.
BANANA/CEPEA
Considerando todas as regiões produtoras acompanhadas pelo Hortifrúti/Cepea, a área cultivada de banana de média e alta tecnologia no Brasil pode ter aumentando levemente, chegando a 88 mil hectares. Esse incremento ocorreu no Norte de Minas Gerais, Delfinópolis (MG), Vale do São Francisco (BA/PE) e Rio Grande do Norte/Ceará, devido à boa comercialização destas praças nos últimos anos.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Marco Legal dos Bioinsumos aprovado dia 3, no Senado Federal, garante ainda mais inovação tecnológica e sustentabilidade ao campo. O Projeto, aprovado pelos senadores, estabelece o marco legal para regulamentação da produção, uso, registro, inspeção e comercialização de bioinsumos no país.
PLATAFORMA
Acaba de ser lançada uma nova versão do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog). Desenvolvida pela Embrapa Territorial (SP), ela traz dados detalhados sobre a logística agropecuária do País. Gratuita e acessível pelo Portal da Embrapa, a ferramenta oferece informações atualizadas sobre dez cadeias produtivas: algodão, bovinos, café, cana-de-açúcar, galináceos, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos.
CONGRESSO NO URUGUAI
O 7º Congresso Latino-Americano de História Econômica, ocorreu de 3 a 5 de dezembro, em Montevidéu, no Uruguai, contou com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e reuniu especialistas, acadêmicos e profissionais da América Latina e discutiu temas sobre a história econômica e as políticas públicas da região. O evento teve simpósios sobre questões como desenvolvimento econômico, sustentabilidade, gestão de recursos naturais e os desafios contemporâneos da América Latina.
AGRICULTURA NA COP30
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) definirá um roteiro antes da COP30, que será realizada no próximo ano no Brasil, com o objetivo de posicionar o setor agrícola como essencial para o segurança alimentar, energética e climática do planeta. O objetivo é colocar em pauta na COP30, as questões relacionadas com o sector agrícola.
CALENDÁRIO AGRÍCOLA PLANTÍO
Para lembrar: segundo informações do conectar agro, este mês de Dezembro: Sudeste: Algodão, arroz, amendoim, milho, soja. (Com informações de assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista
mauricio.picazo.galhardo@gmail.com