Confira vídeo produzido pelo jornalista Cláudio Pissolito em frente à Central de Polícia Judiciária da Assis, onde o caso da morte do menino Matheus Bernardo Valim de Oliveira, de 10 anos, está sendo registrado.
CONFIRA VÍDEO
Após uma semana de buscas angustiantes que mobilizaram autoridades e a comunidade local, houve a confirmação nesta terça-feira da morte de Mateus Bernardo Valim de Oliveira, de 10 anos. O corpo foi encontrado em um rio localizado dentro de uma área de mata densa, nos fundos do Tênis Clube, em Assis (SP).
O desaparecimento do menino, registrado no início da tarde do último dia 11 de dezembro, gerou comoção e grande mobilização entre familiares. amigos e moradores da região. Equipes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e voluntários se uniram em uma operação incansável para localizar a criança, que culminou com a trágica descoberta.
A Polícia Civil informou que o local onde o corpo foi encontrado será periciado e que as circunstâncias do desaparecimento e da morte estão sob investigação. A imagem de um suspeito pedalando ao lado de Mateus, divulgada no decorrer das apurações, reforça a linha de investigação que busca entender os eventos que levaram ao desfecho fatal.
O caso, que teve repercussão regional e estadual, segue com diligências e o trabalho das autoridades para esclarecer os fatos, identificar possíveis responsáveis e prestar respostas à família e à sociedade.
Fonte: Abordagem Notícias
As recentes e continuadas chuvas havidas em Palmital e na região nas últimas semanas foram pródigas na reversão do receio dos agricultores que fizeram o plantio principal do ano e também dos moradores de várias cidades que sofriam com o abastecimento irregular de água causado pela seca prolongada.
As plantações de soja e de cana, verdes e viçosas, e as torneiras jorrando água em abundância, são resultados da volta das chuvas em quantidade suficiente para suprir as necessidades das lavouras, das hortas, dos pomares e também dos sistemas de abastecimento de água que delas dependem.
Entretanto, é diante da fartura de alimentos nas feiras e nos supermercados, da melhoria da qualidade das frutas e da abundância de águas nas torneiras que os efeitos e a importância das águas são esquecidas de imediato, sem que qualquer medida seja adotada para enfrentar novas crises que certamente virão.
E a preocupação com a falta de água não pode e não deve se restringir às autarquias que administram os sistemas de captação e distribuição ou do poder público responsável pelo abastecimento, mas também pelo conjunto da população que deve ter consciência da necessidade da preservação do meio ambiente.
“…chuvas em quantidade suficiente para suprir as necessidades das lavouras, das hortas, dos pomares…”
A proteção e a recuperação dos recursos naturais, essenciais para o equilíbrio hídrico nas microrregiões, é de responsabilidade de todos, desde o morador das regiões centrais das cidades, que deve economizar e, sempre que possível, reservar e reaproveitar a água, sem qualquer desperdício, assim como dos proprietários e moradores rurais, que devem proteger as matas, os rios e as nascentes.
O plantio árvores em frente às casas, a manutenção de áreas de infiltração nos quintais e nas calçadas, a construção de cisternas e a economia permanente de água são essenciais para evitar o desabastecimento.
As medidas simples, que garantem mais conforto térmico nas cidades e melhor qualidade de vida nas regiões rurais, servem para atenuar os efeitos da devastação ambiental levada a efeito nas últimas décadas e também para iniciar o processo de reversão da situação desconfortável a que estamos submetidos.
Afinal, ignorar os efeitos do descaso para com o meio ambiente, citar números aleatórios para negar fatos comprovados, explorar em demasia os parcos recursos restantes e exigir que o poder público seja o único responsável pela garantia da água são indicadores de falta de conhecimento da realidade.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Um ranking internacional colocou cientistas de Marília (SP) entre os 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo. Segundo o Scientific Index 2025, os estudos realizados em Marília têm impacto global, principalmente na área da saúde, e contribuem para o desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para doenças crônicas e degenerativas.
Todos os anos, mais de 3 mil estudantes ingressam em cursos como medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia na cidade. Por trás da formação desses futuros profissionais é onde está a maioria dos professores que lidera os principais projetos de pesquisa.
Sandra Maria Barbalho, professora de medicina em uma universidade particular, é uma das pesquisadoras reconhecidas pelo ranking. Há quase 20 anos, ela estuda o uso de plantas medicinais na prevenção e tratamento de doenças crônicas como diabetes, obesidade e câncer.
“As doenças crônico-degenerativas estão aumentando exponencialmente no mundo todo, principalmente devido ao estilo de vida, muitas vezes desregrado. Doenças como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e até mesmo o câncer estão crescendo e continuarão a crescer cada vez mais. Por isso, acreditamos que nossa contribuição, tanto para a comunidade científica quanto para a sociedade em geral, é essencial ao estudar essas doenças”, explica Sandra.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/A/aKb5IUSl6Kp1Cbet7Y9w/bau-pesquisa-saude-121224.transfer-frame-1460.jpeg)
Sandra Maria Barbalho é professora de medicina em uma universidade particular e foi reconhecida pelo ranking — Foto: Reprodução/TV TEM
Grande parte desse trabalho é realizado em colaboração com universidades estrangeiras, o que amplia o alcance e a relevância dos estudos.
“Temos parcerias com instituições renomadas, como a Universidade de Lisboa, uma universidade na Índia e um hospital importante também na Índia, além de instituições na República Tcheca e na Hungria. Contamos ainda com duas universidades americanas, uma no Texas e outra na Califórnia, colaborando com pesquisadores de destaque mundial. Publicamos nossos estudos geralmente em inglês, o que garante que eles sejam lidos e citados por autores internacionais em todo o mundo”, conta.
Outro nome de destaque no ranking é Victor Engracia Valenti, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 2013, ele estuda formas de prevenir doenças cardiovasculares. Ele ressalta a importância de investimentos para o avanço da ciência no Brasil.
“Um dos desafios que enfrentamos é a comparação em relação ao investimento em pesquisa científica. Vou dar um exemplo: um prédio de endocrinologia em Harvard, com base em dados um pouco antigos de cinco anos atrás, recebia anualmente um investimento de um bilhão de dólares. Naquela mesma época, todo o estado de São Paulo, por meio da Fapesp, recebia esse mesmo valor. Ou seja, um único prédio de pesquisa em Harvard recebia o equivalente ao orçamento de pesquisa de todo o estado de São Paulo”, exemplifica.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/p/YJ84mSSQiv8D3PxL5NWQ/bau-pesquisa-saude-121224.transfer-frame-3825.jpeg)
Outro nome de Marília (SP) destaque no ranking é Victor Engracia Valenti, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) — Foto: Reprodução/TV TEM
Ao longo de sua trajetória, Victor também se deparou com descobertas inusitadas, como um estudo que associou música relaxante ao uso de medicamentos para hipertensão.
“Em 2018, realizamos um estudo interessante em que analisamos pessoas hipertensas que tomavam seu medicamento normalmente no dia a dia. No dia seguinte, elas tomavam o medicamento anti-hipertensivo enquanto ouviam música relaxante. Observamos que, quando combinaram o medicamento com a música, houve uma melhora mais significativa em um parâmetro cardíaco, o que nos leva a acreditar que a música pode potencializar os efeitos do medicamento”, relata.
Além do ambiente acadêmico, Marília também se destaca pela pesquisa privada. Um centro da cidade desenvolve novos medicamentos há dois anos, com foco em doenças cardiovasculares e renais.
José Sgarbi, pesquisador com mais de 15 anos de experiência, é responsável por ensaios clínicos que testam a eficácia e a segurança desses tratamentos.
“Como a população brasileira aprendeu durante a pandemia, para que um medicamento chegue à farmácia, como aconteceu com a vacina, ele precisa passar antes por um rigoroso processo de estudos, conhecidos como estudos clínicos. E é exatamente isso que fazemos”, explica.
Sandra relembra que os resultados muitas vezes não chegam à população de forma imediata, mas os pesquisadores seguem confiantes quanto aos impactos de suas descobertas.
“Ainda que nossas pesquisas não gerem benefícios imediatos, estamos plantando sementes para que os resultados possam trazer melhorias à população nos próximos anos e beneficiar as futuras gerações”, conclui a pesquisadora.
Fonte: g1
Dois homens e uma mulher foram assassinados a tiros em sequência na segunda-feira (16/12), em um intervalo de meia hora, em Regente Feijó (SP) e Anhumas (SP).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os tiros vitimaram um homem e uma mulher. Já em Anhumas, a ocorrência de disparo de arma de fogo vitimou um homem.
De acordo com as informações repassadas pela Polícia Civil, o suspeito, o homem assassinado em Anhumas e a mulher morta em Regente Feijó eram agentes penitenciários e o crime teria sido relacionado a assuntos particulares, não se tratando de ataques contra servidores públicos.
Conforme a polícia, o envolvido, de 43 anos, após desentender-se com a ex-companheira, também de 43 anos, da qual tinha se separado havia 30 dias, a atingiu com um tiro. Na sequência, o suspeito se encontrou com um mecânico, de 49 anos, com quem tinha um desentendimento comercial, e também o assassinou. As duas mortes ocorreram em Regente Feijó.
Após a ação, o envolvido deslocou-se para a vizinha cidade de Anhumas, que fica a cerca de 15km de distância de Regente Feijó, procurou a terceira vítima, um homem, de 55 anos, de quem era desafeto no trabalho, e o baleou.
A arma utilizada no crime, uma pistola de calibre .40, foi apreendida, sendo de propriedade particular do suspeito de envolvimento nas três mortes, que se entregou à Polícia Civil, em Presidente Prudente (SP), e Eduardo de Souza Silva foi preso em flagrante.
Em nota oficial, a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP) lamentou as mortes ocorridas e informou que abriu Procedimento Apuratório para acompanhar os casos.
Ao g1, a defesa de Eduardo de Souza Silva informou que prefere, neste momento preliminar, aguardar a análise dos autos do inquérito policial para uma posterior manifestação, “resguardando assim possíveis interesses do acusado, tal como em total respeito à dor dos familiares das vítimas deste fato de enorme comoção”.
Por fim, desejou condolências aos familiares de todos os envolvidos.
Veja abaixo o posicionamento da defesa na íntegra:
“Em que pese se tratar de um caso no qual houve em sede policial a total colaboração do autor Eduardo, fatos e circunstâncias por ele bem delineados, a defesa, neste momento preliminar, prefere aguardar a análise dos autos do IP [inquérito policial] para uma posterior manifestação, resguardando assim possíveis interesses do acusado, tal como em total respeito à dor dos familiares das vítimas deste fato de enorme comoção. No mais, registramos nossas condolências aos familiares de todos os envolvidos. Castilho, Rampasso & Sabela Sociedade de Advogados”.
O velório de Solange Paula de Oliveira ocorre na Casa de Velório Regente, em Regente Feijó. O sepultamento ocorreu na tarde de terça-feira (17/12), no Cemitério Municipal de Regente Feijó.
O velório de Ricardo Alexandre Massaranduba também ocorre na Casa de Velório Regente. O sepultamento ocorreu na manhã de terça-feira (17/12), no Cemitério Municipal de Indiana (SP).
O velório de Marco Cesar Gomes Alves ocorre em Anhumas. O sepultamento ocorreu no mesmo dia, no Cemitério Municipal de Anhumas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/y/u/Eeros8TfS9tunyyBhwXQ/carro-regente-feijo.jpg)
Suspeito entregou-se à Polícia Civil em Presidente Prudente (SP) — Foto: Betto Lopes/TV Fronteira
O delegado responsável pelas investigações, Airton Guelfi, explicou a sequência dos fatos e como o crime teria ocorrido.
“Ele [suspeito] depois de praticar os três homicídios, dois em Regente Feijó e um em Anhumas, acabou se deslocando para Presidente Prudente, mais especificamente à Delegacia Participativa da Polícia Civil, no Centro, e aí consequentemente se apresentou, ingressou aqui no plantão se apresentando como sendo o autor do crime, ele estacionou o carro em frente à delegacia e, com isso, tomamos todas as medidas necessárias para a prisão dele, em flagrante delito”, explicou.
“O suspeito conta, e acaba sendo confirmado também por outras provas que a gente coletou durante os trabalhos, que, pela manhã, ele teve uma discussão com uma ex-mulher, já faziam 30 dias em que eles estavam separados, ele teve uma discussão envolvendo o imóvel, um terreno que tinham juntos, e posteriormente, a discussão evoluiu para o óbito. A morte da primeira vítima aconteceu na própria residência dela”, esclareceu o delegado.
“Na sequência, ele [o envolvido] sai da residência da mulher e, trafegando pelas ruas de Regente Feijó, acaba encontrando um desafeto que, segundo ele, era um desafeto antigo, teve um problema com uma prestação de serviços, então, decide ali, no momento de raiva, seguir o homem. Quando a vítima estaciona o veículo para desembarcar e começar o dia de trabalho junto a uma conveniência, o homem acaba chamando a atenção dele e também realiza disparos sem que pudesse dar qualquer possibilidade de defesa para a vítima”, apontou Guelfi.
“Terminando essa atividade, o envolvido segue o caminho ainda pela cidade, e aí ele se recorda de outro desafeto, mas agora relacionado ao trabalho dele, e então decide seguir para Anhumas. Lá, agindo da mesma forma, a vítima estava no interior de sua residência, foi chamada pelo homem e, quando ela se aproxima do carro do suspeito, o envolvido ainda dentro do veículo realiza disparos, três disparos, contra esse terceiro homem”, concluiu o delegado.
Conforme Guelfi, o homem teria pensado em cometer suicídio após os assassinatos.
“O suspeito relata que, durante o deslocamento em Anhumas, ele pretendia retornar para Regente Feijó e, nesse período, ele manteve contato com um parente que, durante o contato telefônico, acaba convencendo o envolvido a não realizar qualquer tipo de ato contra a própria vida, o suicídio. Na sequência, ele decide vir para Presidente Prudente para se entregar”, relatou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/C/w/NKTT8TQwKAfwZF54yMXg/arma-de-fogo.jpg)
Três pessoas foram assassinadas a tiros em Regente Feijó (SP) e Anhumas (SP) — Foto: Polícia Civil
De acordo com o delegado, durante o deslocamento para a delegacia, o homem resolveu tentar se desfazer da arma e, segundo o próprio suspeito, motivado pelo fato de que, chegando ao local, poderia acontecer algum tipo de problema com ele, como troca de tiros.
“Então, o homem decidiu arremessar a arma de fogo em um matagal, mas, quando ele chega, já sendo entrevistado pela polícia a respeito dos fatos, relata pontualmente onde ele teria descartado a arma de uso particular”, enfatizou Guelfi.
A pistola foi localizada pelos agentes e apresentada à polícia como sendo a arma utilizada nos três homicídios.
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/n/X/j4QAH8Q9m4xyLMHea0Qw/regente-feijo-2.jpg)
Em Regente Feijó (SP), foram assassinados um homem e uma mulher — Foto: Paula Sieplin/TV Fronteira
A Coopermota realizou no domingo (15/12), mais uma edição do ‘Natal da Gente’ em Cândido Mota/SP. O evento contou com a presença da Caravana Coopermota, que percorreu várias ruas do município, sendo finalizada na Praça dos Estudantes, ao lado da sede da cooperativa, onde diversas famílias aguardavam a família Noel, que chegou na Caravana com caminhões iluminados e decorados com o tema natalino.
O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Cândido Mota contou também com apresentação do grupo de percussão Conto Musical e show de Allan do Acordeom, na concha acústica.
O prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, foi com a família prestigiar a ação. “O Natal é realmente um momento muito especial! Que bom podermos estar reunidos, celebrando, apoiando e colaborando para trazer alegria para nossa população. Parabéns, Coopermota, pela iniciativa e realização e a todos os colaboradores dessa festa maravilhosa!”, disse.

Natal da Gente
Desde a última semana, as luzes da Praça dos Estudantes já estão acessas, encantando aqueles que passam pelos arredores, com músicas natalinas para compor o ambiente decorado e milhares de luzes de led.
A decoração é composta por ambientes instagramáveis que lembram a sagrada família, renas articuladas e trenós, bonecos de neve, túneis de luzes e painéis de rosto vazado com tema natalino, além de vários outros locais destinados ao registro do passeio em família.

Caravana
Além de Cândido Mota, a Caravana da Coopermota estará em várias cidades da região esta semana. Nesta segunda-feira, dia 16, a ação percorreu a ruas de Assis (parceria Acia e Prefeitura) até a praça da Catedral, onde houve apresentação de teatro natalino e show com Vidal e Allan.
Palmital recebe a caravana nesta terça-feira, dia 17. Está prevista apresentação de teatro natalino na praça da Matriz às 19h30 e chegada da família Noel às 20h10.
Na quarta-feira, dia 18, os caminhões da Coopermota passam por Ibirarema, com chegada da família Noel na praça às 20h. Haverá apresentação de teatro natalino às 21h.
Quinta-feira, dia 19, a Caravana estará em Santa Cruz do Rio Pardo e na sexta-feira, dia 20, em Ribeirão do Sul. O encerramento acontece no sábado, dia 21, em Campos Novos Paulista.
Fonte: O Diário do Vale





Um jovem, de 21 anos, morreu no domingo (15/12) após ser esfaqueado por um homem, de 24 anos, em frente a uma lanchonete, em Pirapozinho (SP).
O dono do estabelecimento informou à Polícia Civil que a vítima trabalhava como entregador no local e estava sentado na parte de fora, quando o homem chegou. O suspeito teria partido para cima do jovem e desferido golpes de faca contra ele.
O entregador foi socorrido por populares e levado ao Pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Conforme o Boletim de Ocorrência registrado, o suspeito viveu em união estável com a atual mulher da vítima. Não há câmeras de monitoramento no estabelecimento.
A perícia foi acionada e um exame do corpo da vítima foi solicitado ao Instituto Médico Legal (IML). O suspeito não foi preso e a Polícia Civil irá investigar o caso.
Fonte: g1
Nesta terça-feira, 17, a Polícia Civil de Assis avançou nas investigações sobre o desaparecimento de Mateus Bernardo Valim de Oliveira, de 10 anos, ocorrido na tarde da quarta-feira da semana passada, dia 11 de dezembro. Um homem, conhecido da criança, é apontado como suspeito. Ele foi levado à delegacia para prestar depoimento após um mandado de busca e apreensão ser cumprido em sua residência.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, a polícia obteve uma imagem comprometedora durante as investigações, que mostra o suspeito pedalando ao lado do menino em um trecho da rua Santos Dumont. Até o momento, ele é considerado a última pessoa vista com Mateus, no fatídico dia do desaparecimento.

A polícia segue realizando diligências, mas mantém o sigilo das investigações, que pode, ainda, envolver outras pessoas. A família e a comunidade local acompanham o caso com apreensão, enquanto o desaparecimento ganha repercussão e mobiliza a população além das fronteiras da região.
O caso completa uma semana nesta quarta-feira, 18, e as buscas continuam sem descanso, na esperança de localizar o garoto e esclarecer os fatos.
Fonte: Abordagem Notícias
O comerciante Aparecido Sartori morreu na madrugada desta terça-feira (17/12) aos 80 anos, na UTI do Hospital Regional de Assis, onde tratava quadro de insuficiência renal e pneumonia. Figura muito querida da população de Palmital pela simpatia no trato com as pessoas e pela postura trabalhadora, otimista, verdadeira e comunicativa, ele fundou o Auto Posto Sartori, uma das referências no setor comercial da cidade e tem história de quase quatro décadas de serviços prestados.
Nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, começou a trabalhar desde cedo e, depois de ser agricultor, teve uma barbearia e uma máquina de beneficiamento de arroz. O comerciante, que ganhou o apelido de Cidão Sartori, casou-se com Aparecida e formou uma família com os filhos Flavio, Daisy e Lucéia, que lhe renderam os netos Ana Lídia, Gabriel, Bruno, Alyne, Rafael e Miguel.

Cidão começou no ramo de combustíveis em Bernardino de Campos, em 1980, e transferiu o negócio para Ibirarema, em 1982. Em 1987, o comerciante mudou suas atividades para Palmital e deu início à trajetória de quase 40 anos no comércio palmitalense. Inicialmente, ocupou um ponto no cruzamento das ruas Eduardo Zacarelli com Vereador Lopes, no bairro Paraná, que posteriormente virou o Posto Texaquinho.
Anos depois, transferiu seu negócio para o cruzamento das ruas Sete de Setembro e Joaquim Nascimento Lourenço, onde atuou por seis anos no centro da cidade, que hoje abriga o Posto Carajás. Em 1999, o comerciante conseguiu realizar o sonho de se instalar em um imóvel próprio no final da rua Sete de Setembro. Nos últimos anos, Cidão havia deixado a administração dos negócios para os filhos Flávio e Daisy.
A morte de Cidão Sartori gerou manifestações de pesar em redes sociais, com mensagens de solidariedade a familiares e amigos. O Sindicato do Comércio Varejista de Palmital (Sincomercio) também emitiu nota lamentando o falecimento do comerciante. Ele está sendo velado na Funerária Santa Terezinha e, às 14 horas desta terça-feira, seu corpo será transladado para sepultamento no Distrito de Sodrélia, em Santa Cruz do Rio Pardo.

Empresa Jornalística Comarca de Palmital Ltda.
DIRETOR PROPRIETÁRIO E JORNALISTA RESPONSÁVEL:
Claudio Batista Pissolito – MTb: 32.579/SP
REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Rua Manoel Leão Rego, 95 – Palmital/SP CEP: 19970-000
TELEFONE: (18) 3351-1594 (18) 99645-0514
REDAÇÃO: redacao@jornaldacomarca.com.br
PUBLICIDADE: publicidade@jornaldacomarca.com.br
ATENDIMENTO AO PÚBLICO: secretaria@jornaldacomarca.com.br

© Todos os Direitos Reservados- Jornal da Comarca
Made with Elementor + Soledad by HBELINE