O Sacrário furtado da igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ibirarema, foi recuperado na tarde de quarta-feira (16/04).
O objeto, que serve para guardar a representação litúrgica do Corpo de Cristo, havia sido furtado na noite de terça-feira (15/04) por um andarilho visto perambulando pelo centro da cidade.
De acordo com registros da Polícia Civil, o padre Antônio Brás de Oliveira foi chamado, no início da madrugada, depois da constatação de que a porta da frente da igreja estava aberta.
No local estava a equipe da Polícia Militar que havia abordado o andarilho, mas que nada de ilegal encontrou com ele. O pároco também verificou o interior da igreja e, inicialmente, não percebeu a falta de qualquer objeto.

Contudo, na manhã de quarta-feira (16/04) o padre constatou que o Sacrário não estava na igreja. A peça, um pequeno cofre que guarda três cibórios (recipientes com hóstias consagradas, que representam o corpo de Jesus Cristo, fundamental para as celebrações da Eucaristia, fica sobre um suporte de madeira, aos pés da Cruz, em sala ao lado do altar.
Observação das câmeras de segurança mostraram que o andarilho havia invadido a igreja por volta das 23h30 de terça-feira (15/04) e, com a constatação do furto, o padre Antônio Brás publicou vídeo em redes sociais e pediu ajuda para localizar o objeto sacro.
“Espero que seja para rezar e não fazer profanação”, comentou o pároco de Ibirarema, que também pediu misericórdia para o “irmão” que teria praticado o crime. O caso foi denunciado na Delegacia da Polícia Civil para apuração.
O padre e fiéis fizeram buscas nas proximidades da igreja, pois as imagens das câmeras mostravam que o andarilho não estava com o sacrário quando foi visto em outras áreas da cidade. Por volta das 16 horas, um dos voluntários encontrou o Sacrário encostado na parede dos fundos da igreja. O objeto foi restituído à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes sem apresentar qualquer violação, incluindo os cibórios intactos.
O autor do furto havia sido encontrado por volta das 15 horas pela PM no Posto São Lucas (antigo Cometa), às margens da rodovia Raposo Tavares, e foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil, onde foram feitos os registros da autoria. Ainda não há informações se ele foi liberado ou preso.
No final da tarde de quarta-feira (16/04), padre Antônio Brás divulgou novo vídeo agradecendo a colaboração da população para a identificação do autor do furto e a recuperação do Sacrário.
“Jesus está de volta a sua casa. Continuemos nos esforçando e cuidando uns dos outros, agradecendo a Deus pelos dons que ele faz em nossas vidas”, finalizou o pároco de Ibirarema.