22 de agosto de 2025
Morre, aos 79 anos, o economista José Affonso Leão Gil, incentivador da tecnologia em Palmital
O economista José Affonso Leão Gil morreu na madrugada de hoje, aos 79 anos. Ele foi a óbito no hospital Dr. Zezinho, em Assis, onde estava internado. Descendente de uma família pioneira na agricultura e de grande importância nos primórdios da organização político-administrativa de Palmital, José Affonso foi incentivador do desenvolvimento tecnológico no município.
Nascido em Palmital, era neto do coronel Affonso Modesto Gil, que chegou a Palmital em 1913 para administrar a Fazenda Natal e desenvolver a cafeicultura, quando integrou a primeira Câmara Municipal de Palmital, que instalou o Município em 21 de abril de 1920. Filho de Moyses e Maria Emília Leão Gil, José Affonso teve família formada pelos irmãos Antônio Carlos Rego Gil, engenheiro, Luiz Álvaro Leão Gil, economista, Regina Gil Silva, professora, e Abigail Rego Gil, professora.
Residindo em São Paulo, José Affonso trabalhou por mais de 40 anos nas áreas de informática e Tecnologia da Informação. Na carreira profissional, desempenhou diversas funções no segmento, desde programador até diretor de setores de tecnologia em instituições públicas como Ministério da Educação (MEC), Universidade de São Paulo (USP) e Companhia Municipal de Transportes Coletivos de São Paulo (CMTC), além de atuar em grandes empresas do setor automobilístico, como Fiat e Engesa.
José Affonso retornou a Palmital no final da década de 2000, para trabalhar como consultor de negócios em vários empreendimentos e coordenar um projeto junto à escola técnica Mário Antônio Verza, do Centro Paula Souza, que tinha a proposta de fomentar o desenvolvimento tecnológico na região. A iniciativa teve o apoio da Brasscom – Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação -, então presidida pelo seu irmão Antônio Carlos, e também do Civap – Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema.
José Affonso Leão Gil deixou a esposa Altiva Ângela, os filhos Paulo, Andréia e Moisés e netos. Foi velado na Funerária Aliança, e o sepultamento ocorreu no final da tarde de hoje no Cemitério Municipal de Palmital, onde foram feitas as homenagens de familiares e amigos.
MAIS TRIPAS
Sem vias duplicadas na cidade, de preferência com canteiro central, estamos condenados a trafegar em tripinhas viárias. Será que os proprietários de áreas ao lado de pistas asfaltadas não acreditam que uma avenida duplicada valoriza muito os terrenos e as construções? Irão construir junto à pista e desvalorizar o próprio imóvel, sem espaço até para estacionar?
CLIMA DOIDÃO
Neste veranico que anuncia o verão, muitos estão desenferrujando ventiladores e engraxando os aparelhos de ar condicionado. Os novos moradores de casas populares, que já estão fazendo suas mudanças, devem se precaver quanto ao calor, mesmo com a proximidade da mata nativa do Horto Florestal. O clima está mesmo maluco, fazendo frio no inverno e prometendo calor no verão.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.

“…casa própria garante o aumento da autoestima, ajuda a integrar os membros das famílias e aquece as atividades econômicas…”
Entre as muitas políticas públicas deficitárias no Brasil, a reduzida oferta de moradia para a população de baixa renda é, provavelmente, a mais grave ao causar a perda da identidade das famílias, obrigadas a seguidas mudanças de endereço, e o comprometimento da renda para o pagamento de alugueis, considerado uma despesa sem retorno. Em contraponto, a conquista da casa própria garante o aumento da autoestima, ajuda a integrar os membros das famílias e aquece as atividades econômicas da construção civil, de móveis, eletrodomésticos, decoração e utilidades domésticas ao incentivar a melhoria das residências.
Ostentando números elevados de população, que representa a sexta maior do mundo, o Brasil deixa muito a desejar na questão habitacional, relegando quase 10% a favelas e cortiços e cerca de 30% a pagadores de alugueis, a maioria de baixa renda que ocupa casas de reduzido padrão de conforto. Os números mostram cerca de 40% dos brasileiros em condições de moradias precárias ou sem condições adequadas para garantia da saúde dos indivíduos, do bem-estar da família e da dignidade necessária para o exercício pleno da cidadania.
Entre as muitas políticas sob responsabilidade dos governos, as quatro principais são moradia, segurança, saúde e educação, que podem garantir melhor qualidade de vida, superação de adversidades, elevação econômica e social e integração plena ao mercado de trabalho e aos meios de consumo, cumprindo assim as normas constitucionais de promoção humana e social. Entretanto, a ausência de políticas habitacionais mais robustas, eficientes e pautadas nas deficiências econômicas, sociais e regionais, compromete o desempenho do país nos principais indicadores de qualidade de vida de órgãos nacionais e internacionais.
A prova da importância da moradia para a qualidade de vida da população é a construção de casas populares em Palmital, iniciada com bastante atraso em comparação às cidades vizinhas, e que se tornou um divisor de águas para manutenção da população que apresentava queda acentuada desde os anos de 1970, quando fortes geadas afetaram a agricultura e expulsaram moradores para grandes centros urbanos. Afinal, a oferta de moradias aquece o mercado de trabalho com a geração de empregos nas obras, reformas e ampliações, aquece o comércio e fixa as famílias que encontram mais segurança para o trabalho e conforto para viver.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

Sicredi é reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina
Pelo quinto ano consecutivo, o Sicredi figura entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, segundo o ranking do Great Place to Work (GPTW). Em 2025, além da classificação nacional, o Sicredi conquistou também o reconhecimento como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina, reforçando seu compromisso com as pessoas, o desenvolvimento humano e o cooperativismo.
O resultado para a cooperativa de crédito, que tem uma unidade no centro de Palmital, é fruto de uma cultura organizacional baseada em valores sólidos, que prioriza o respeito, a colaboração e o protagonismo das pessoas. “Esse reconhecimento mostra que o Sicredi está no caminho certo, fortalecendo a cooperação e o cuidado com cada colaborador e associado”, destaca a diretoria.
Na região de atuação da Sicredi Paranapanema Serrana, o movimento segue em forte expansão. Neste ano, novas agências foram abertas em municípios estratégicos como Petrópolis, na Região Serrana do RJ e, mais recentemente, a agência em Paraguaçu Paulista (SP). Até o fim do ano, novas inaugurações já estão previstas no estado de São Paulo. Além disso, a cooperativa está com diversas vagas abertas, reforçando o compromisso de gerar oportunidades e impulsionar o desenvolvimento regional. Confira as vagas disponíveis no site.
Mais do que números, esse crescimento representa proximidade, geração de oportunidades e desenvolvimento local. “Estar entre as melhores empresas para se trabalhar reforça a essência do Sicredi: crescer junto das localidades onde atuamos, apoiando o desenvolvimento e valorizando as pessoas”, conclui a diretoria da Sicredi Paranapanema Serrana.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
VÍDEO: Motociclista se levanta após acidente, fala com testemunhas e morre
Um homem de 38 anos morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória na tarde de terça-feira (19), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele se envolveu em um acidente com outros dois veículos na Avenida Marcos de Freitas Costa.
Imagens de câmera de monitoramento registraram o momento da colisão, por volta das 13h. Assista ao vídeo acima.
Apesar de as imagens não mostrarem, o Corpo de Bombeiros informou que, inicialmente, a vítima apresentava ferimentos leves. Ele caminhou e conversou com testemunhas, mas teve o quadro agravado e sofreu uma parada cardiorrespiratória.
Ponto a ponto do vídeo
- O carro trafegava pela avenida;
- Em seguida, uma motocicleta surgiu na mesma direção, à direita do automóvel;
- O motorista do carro virou à direita para entrar em uma clínica e foi atingido pela moto;
- Com o impacto, o motociclista foi lançado e bateu em um carro estacionado;
- Após a segunda batida, o homem se levantou, mas logo se deitou na calçada, colocando a mão no peito.
Equipes de resgate tentaram reverter o quadro, mas a morte foi confirmada ainda no local.
Ainda segundo os bombeiros, o motorista do carro virou à direita para acessar o estacionamento de uma clínica.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil sobre a investigação, mas não houve retorno até a última atualização da reportagem.
Fonte: g1
Após cadeirada em ex-vereador, presidente da Câmara proíbe uso de câmeras no plenário do Legislativo
Após desferir uma cadeirada contra o ex-vereador Anderson Aparecido de Oliveira (Republicanos), que tentava transmitir uma sessão do Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal de Indiana (SP), Nelson Henrique do Santos (Podemos), decidiu proibir o uso de câmeras particulares no plenário da Casa de Leis.
Conforme a portaria nº 11/2025, publicada na quarta-feira (20/08), quando entrou em vigor, os motivos alegados por Nelson Henrique para justificar a proibição são os seguintes:
- a necessidade de manter a ordem, a disciplina e a segurança durante as sessões legislativas, reuniões e demais eventos realizados no plenário;
- a Câmara Municipal já realiza gravação oficial das sessões e demais eventos, assegurando a publicidade e a transparência dos atos parlamentares;
- o uso de equipamentos particulares de filmagem e gravação “pode comprometer a organização e o regular andamento dos trabalhos legislativos”; e
- a lei federal nº 13.709/2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O presidente determinou que “fica expressamente proibido o uso de câmeras ou dispositivos de captação de som ou imagem de propriedade de pessoa física ou pessoa jurídica, de qualquer tipo, no interior do Plenário da Câmara Municipal de Indiana, durante a realização de sessões legislativas, reuniões, audiências públicas e demais eventos oficiais”.
Além disso, ele pontuou que a gravação e a transmissão audiovisual das atividades realizadas no plenário serão feitas exclusivamente pelos meios oficiais da Câmara Municipal, no site oficial, ou no YouTube.
Nelson Henrique também ordenou que os cidadãos, a imprensa e os órgãos de comunicação, caso queiram obter acesso a imagens das sessões e dos eventos realizados dentro da Câmara Municipal, deverão procurar as páginas oficiais do Poder Legislativo.
Conforme ele, quem descumprir essas determinações, será retirado do local, “sem prejuízo de outras medidas legais cabíveis”.
Veja a portaria na íntegra:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/j/2enNj1TbGFdyNISX80BA/captura-de-tela-2025-08-21-175314.png)
Portaria nº 11/2025 proíbe a entrada de câmeras no Poder Legislativo — Foto: Câmara Municipal de Indiana
Cadeirada
O presidente da Câmara Municipal de Indiana, Nelson Henrique do Santos, desferiu uma cadeirada contra o ex-vereador Anderson Aparecido de Oliveira, conhecido como “Dezinho”, dentro do próprio Poder Legislativo, antes da sessão plenária realizada na última segunda-feira (18/08). O ato foi gravado em vídeo pela vítima, que registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Polícia Civil.
Conforme o Boletim de Ocorrência, Dezinho, que foi vereador entre 2017 e 2024, relatou que compareceu à Câmara Municipal para transmitir a sessão ao vivo pelas redes sociais e, no local, se posicionou ao lado do funcionário responsável pelas transmissões oficiais do Poder Legislativo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/A/dLmI6sTx6bebzqYaN8bA/neslon-cadeirada.png)
Presidente da Câmara de Indiana (SP), Nelson Henrique do Santos (Podemos) — Foto: Câmara Municipal de Indiana
De acordo com o BO, o ex-vereador disse que, ao cumprimentar o presidente, recebeu um pagamento em dinheiro pelo serviço de ter buscado veneno de matar rato e grama durante o período da manhã, em Martinópolis (SP), para Nelson Henrique dos Santos.
No entanto, ainda segundo o boletim, o presidente, ao ver o equipamento de filmagem de Dezinho, disse que “naquele dia não haveria transmissão”, “nem que tivesse que quebrar tudo isso aqui”, “hoje eu vim para fazer uma confusão” e “quem manda aqui sou eu”.
Além disso, o ex-vereador disse aos policiais que duas testemunhas estavam no local durante o ocorrido e, após ouvir as falas de Nelson, falou em tom de brincadeira: “Confusão só presta grande”.
Após isso, conforme o BO, Dezinho informou que o presidente partiu para cima dele com uma cadeira e tentou agredi-lo, dizendo “para cima de mim aqui seu vagabundo”, e danificando seu equipamento de filmagem.
Ao g1, o ex-vereador informou que a pauta da Câmara seriam os aumentos de salários dos vereadores, para comparecer duas vezes ao mês às sessões, e o motivo da revolta do presidente é que a população assistiria à transmissão ao vivo pela internet e tomaria conhecimento da decisão. Dezinho contou que cada transmissão de sessão que faz pelas redes sociais tem, em média, uma audiência de 1.000 visualizações ao vivo.
Dezinho detalhou que os aumentos propostos chegam a mais de 270%, no caso do presidente da Câmara, e de 195%, em relação aos demais oito vereadores.
Se os aumentos forem aprovados, os salários atuais de R$ 1.320 pagos a todos os nove integrantes da Câmara Municipal passarão para R$ 4.900, ao presidente, e para R$ 3.900, aos outros vereadores.
Ainda segundo ele, foi pedido o adiamento de duas sessões para votação o projeto.
Na terça-feira (19), o g1 entrou em contato com o presidente da Câmara Municipal de Indiana, Nelson Henrique dos Santos, e solicitou-lhe um posicionamento oficial sobre o caso, porém, ele preferiu não se pronunciar.
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/G/NtM8YnTp6uJn2JbWXiIw/cadeirada-4.png)
Presidente da Câmara desferiu cadeirada contra ex-vereador, em Indiana (SP) — Foto: Anderson Aparecido de Oliveira
Duas pessoas morreram após um acidente envolvendo um carro, um ônibus e um caminhão na Rodovia Osni Mateus (SP-261), na altura do km 134, em Macatuba (SP), na quinta-feira (21/08).
Uma criança que também estava no carro sobreviveu. Ela teve uma fratura no fêmur e foi socorrida pelo resgate, sendo levada para a Santa Casa de Pederneiras (SP). Segundo apuração da TV TEM, as vítimas eram avós da criança.
O Corpo de Bombeiros de Bauru (SP) informou que a primeira equipe a chegar ao local foi a do resgate de Pederneiras. Depois, um caminhão de apoio foi enviado de Lençóis Paulista (SP), que seguiu para o atendimento uma viatura do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (GRAU) e o comando de área.
Acidente em Lupércio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/0/I/5vUf1oTNGXgsfaxtNsiQ/design-sem-nome-55-.jpg)
Mulher morre ao capotar carro durante tentativa de ultrapassagem em Lupércio (SP) — Foto: Reprodução/Artesp
Uma mulher morreu, na noite desta quinta-feira, após um acidente na SPA 196/331, no km 4, em Lupércio (SP). De acordo com a concessionária que administra a via, a motorista tentou ultrapassar um caminhão, mas perdeu o controle do carro. O veículo bateu na lateral do caminhão e capotou.
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao hospital, mas já chegou sem vida. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Segundo a concessionária, a rodovia não precisou ser interditada.
Fonte: g1