Um incêndio causou estragos nas proximidades do Distrito de Sussuí na tarde desta quinta-feira (04/09). As condições de clima extremamente seco em Palmital, com umidade relativa do ar abaixo dos 30%, facilitaram a propagação das chamas que atingiram principalmente a vegetação que se formou na faixa ocupada pelos trilhos da antiga Fepasa.

O trabalho de combate às chamas, coordenado pela Defesa Civil de Palmital, foi iniciado por volta das 12 horas com a mobilização de caminhões-pipa da Prefeitura. A ação ganhou reforço com veículos mobilizados por empresas do setor canavieiro e por produtores rurais voluntários.

O fogo teria começado em terreno baldio na saída do Distrito de Sussuí, no sentido de quem vai para Cândido Mota, e se alastrou para uma área de palhada de milho. Devido às condições climática de baixa umidade e ventos, o fogo atingiu a vegetação que se formou junto á linha ferroviária desativada.
O incêndio foi controlado depois das 14 horas e consumiu a vegetação no trecho de quase um quilômetro da linha até atingir as proximidades da proximidades da confluência do rio Pary-Veado com a Água da Fartura. Até o final da tarde, brigadas de incêndio ainda faziam o rescaldo na área atingida pelo fogo.
.
CONFIRA NOTA DA DEFESA CIVIL DE PALMITAL
“O incêndio foi controlado e debelado pelos caminhões de combate a incêndio da Usina São Joaquim e da brigada de incêndio de Palmital, sob a coordenação da Defesa civil de Palmital, além de vários tratores de agricultores que fizeram os aceros.
Graças ao trabalho conjunto as chamas não atingiram APP existente no local .
A Defesa civil de Palmital adverte:
– As queimadas emitem gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares
– Não faça queimada para limpeza de terreno ou para destruição de lixo, optando sempre pelo descarte no lugar indicado
– Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias ou estradas rurais
– Incêndios florestais podem causar interrupção no transporte público, na distribuição de energia elétrica e nas redes de comunicação.
E orienta:
– Ao avistar fumaça suspeita ou fogo de incêndio em mata informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) – não é recomendado que uma pessoa sem o treinamento e os equipamentos necessários tente apagar o incêndio, principalmente no período de estiagem, quando a propagação do fogo é mais rápida.”