09/12/2025 – Francisco Scalada (Chico Scalada), 85 anos, viúvo de Tereza Verza Scalada (em memória), deixa os filhos Ulisses e Uderval, as noras Roberta e Roselaine, os netos Piero, Belize e Giovanna e a esposa Edna Maria D’loia Scalada. Sepultamento nesta quarta-feira (10/12), às 10 horas, no Cemitério Municipal de Palmital
Daily Archives
9 de dezembro de 2025
“…violência contra a mulher se multiplica em agressões física, psicológica, sexual, patrimonial e moral…”
É com tristeza que se contata que, enquanto a ciência e a tecnologia se desenvolvem de forma acelerada e facilita a vida dos seres vivos sobre o Planeta, a consciência humana parece permanecer absolutamente estagnada no tempo e no espaço, sem sinais aparentes de evolução.
O comportamento agressivo, individualista, possessivo, egoísta, perverso, manipulador, impulsivo, irresponsável, de ausência de culpa ou remorso, de desrespeito pelos direitos alheios e às leis e às normas de conduta pessoal e social prevalecem como regra mantida ao longo da história humana.
Independente da cultura mais evoluída de poucas sociedades organizadas, algumas sob efeito de punições exemplares aos desrespeitosos, ainda são mantidas as práticas mais rudimentares no relacionamento entre pessoas e povos com agressões, homicídios, torturas, roubos e as muitas guerras que dizimam grandes contingentes populacionais e destroem o resultado de anos ou séculos de esforços individuais e coletivos pela evolução.
A antiga e macabra prática de usar criminosos condenados ou prisioneiros para lutar contra leões nas arenas romanas não difere muito das invasões policiais ou dos conflitos entre criminosos nas favelas onde pais, mães e filhos são executados na frente de também pais, mães e filhos.
Diante da postura agressiva e desrespeitosa dos humanos para com a própria espécie, a condição de gênero é mantida com o domínio perverso de homens sobre as mulheres vítimas da violência permanente praticada por desconhecidos ou pelos próprios maridos, namorados, filhos ou amigos, quase sempre com requintes de crueldade para imposição de suas vontades e desejos.
A violência contra a mulher se multiplica em agressões física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, mantendo a sociedade em absoluto atraso evolucional.
Diante da dicotomia absurda e explícita entre a evolução científica e a evolução da consciência humana, a primeira com desenvolvimento permanente e rápido, e a segunda mantida imóvel desde os primórdios das civilizações, contata-se a distância que cresce entre a evolução tecnológica e a maturidade socioemocional e ética da coletividade humana.
Como elo frágil dos arranjos sociais mantidos para manutenção da civilidade mínima que garante a evolução da ciência e da tecnologia, estão as mulheres à mercê dos sentidos e sentimentos masculinos primitivos e sob a proteção única de Deus.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

CÂNDIDO MOTA: Ocorrência de perturbação de sossego termina com três PMs feridos e casal preso
by Guilherme
written by Guilherme
Na madrugada de domingo, 07 de dezembro, uma ocorrência de perturbação de sossego na Vila Popular, em Cândido Mota, terminou em violência e deixou três policiais militares feridos. O caso, registrado na Polícia Civil, envolveu um casal, uma adolescente e outros familiares que estavam na residência no momento da abordagem.
Segundo o boletim de ocorrência obtido pelo Portal AssisCity, a equipe foi acionada por um idoso, pai de um dos moradores da casa, por volta da 1h, para atender uma ocorrência de som alto. Ao chegarem ao local, os agentes conversaram com a moradora, que inicialmente se mostrou colaborativa e afirmou que reduziriam o volume.
No entanto, ao retornarem para a viatura, os policiais relataram terem sido hostilizados pelo companheiro da moradora, que teria proferido ofensas e se recusado a cumprir a orientação.
De acordo com o registro, o morador também teria ameaçado os agentes, afirmando que “mataria quem tentasse entrar na residência”. Diante da situação, os policiais deram voz de prisão e, segundo o boletim, o homem teria resistido e retornado para dentro do imóvel, quando então os policiais solicitaram reforço de outras equipes da PM.
Com a chegada do reforço, segundo o boletim, a situação se agravou. A moradora e a filha adolescente teriam tentado impedir a prisão. Em determinado momento, a adolescente teria começado a gritar com o avô, responsável pela solicitação policial, afirmando que “caso seu pai fosse preso, mataria o avô e qualquer pessoa que tentasse prendê-lo”.
Os policiais então teriam tentado uma negociação, solicitando que o homem saísse de forma pacífica para ser conduzido ao Plantão Policial. Nesse momento, segundo o boletim de ocorrência, ele passou a bater com uma faca na janela e a reiterar ameaças. Após tentativa de diálogo, ele saiu pelos fundos, mas manteve as mãos escondidas e, de acordo com a PM, foi submetido ao uso de um taser para ser imobilizado.
No momento em que um dos policiais se aproximou para realizar o algemamento, a adolescente teria tentado golpeá-lo com uma faca, atingindo seu antebraço. Diante da situação, outra policial tentou intervir, mas acabou sendo imobilizada com um golpe “mata-leão” pela moradora, sendo posteriormente atingida também pela adolescente com uma faca, sofrendo um corte profundo no braço. Um terceiro policial foi ferido no supercílio durante a ação.
Ainda conforme o boletim, após nova resistência, o homem fugiu pelo telhado de casas vizinhas, mas foi localizado a alguns imóveis de distância. Todos os envolvidos foram encaminhados à Santa Casa, onde os policiais feridos receberam sutura e atendimento médico. O homem e a adolescente também foram atendidos, e as escoriações registradas teriam ocorrido durante a fuga.
Posteriormente, o grupo foi apresentado na Central de Polícia Judiciária de Assis, onde o delegado responsável analisou os depoimentos e laudos. O delegado registrou a natureza do Boletim de Ocorrência como tentativa de homicídio contra agentes de segurança, além de crimes de ameaça, resistência, desobediência, desacato e lesão corporal.
O casal teve a prisão em flagrante deflagrada e a adolescente teve procedimento registrado em auto separado.
Versão da defesa
O advogado de defesa da família, Dr. Mário Ruy, apresentou uma versão distinta dos fatos. Segundo o advogado, a moradora teria colaborado de imediato, desligando o som. O conflito teria começado após um desentendimento verbal entre um policial e o companheiro da moradora. A defesa afirma que o homem foi empurrado e caiu no chão, o que teria gerado desespero entre os familiares.
O advogado também alega que os três moradores teriam sofrido agressões e tortura por parte dos policiais após a entrada na residência, situação que, segundo ele, estaria registrada em fotos e vídeos apresentados à autoridade policial.

Após análise do caso, o delegado homologou o flagrante, mas não converteu a prisão em preventiva. Em audiência de custódia, realizada nesta segunda-feira, 08, a Justiça concedeu liberdade provisória ao casal, determinou novo exame de corpo de delito nos envolvidos e encaminhou o caso à Corregedoria da Polícia Militar para apuração das denúncias feitas pela defesa.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar detalhadamente todas as condutas, incluindo as lesões sofridas pelos policiais e as alegações da família. A investigação segue em andamento.
O Portal AssisCity solicitou uma nota à Polícia Militar e fotos dos policiais feridos, mas até o momento da publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Fonte: AssisCity.
Sicredi apresenta ao Papa resultados do Programa A União Faz a Vida
by Guilherme
written by Guilherme
Impacto da principal iniciativa social da instituição financeira cooperativa, com 5,3 milhões de alunos atendidos em quase cinco mil escolas, é apresentado no Vaticano
Durante o congresso Intelligence Without Meaning or the Meaning of Artificial Intelligence?, realizado na Pontifícia Universidade Urbaniana e no Parlamento Italiano, entre os dias 17 e 20 de novembro, o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Centro Oeste Paulista, Marcello Zanluchi, levou ao Vaticano uma pauta que ultrapassa o debate tecnológico: a força transformadora da educação quando aliada à cooperação.
O evento, promovido pela Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes, reuniu representantes de mais de 150 universidades e instituições, além de diversos países, para discutir o papel da inteligência artificial e, sobretudo, seus impactos na formação humana.
Marcello mantém uma relação longa com as áreas educacional e de comunicação do Vaticano. Essa proximidade possibilitou sua presença em encontros anteriores, como o de 2018, quando apresentou o Programa A União Faz a Vida (PUFV) pela primeira vez ao público da Santa Sé, na ocasião tendo apresentado o Sicredi, o cooperativismo de crédito brasileiro e seus impactos nas comunidades para o Papa Francisco. Agora, em 2025, retorna para compartilhar a implantação da metodologia em um dos contextos mais desafiadores do mundo: o Haiti.
Um diálogo direto com o Papa
A agenda no Vaticano incluiu um encontro privado com o Papa Leão XIV. Marcello apresentou ao pontífice a atuação do Sicredi, o cooperativismo de crédito no Brasil e os resultados do Programa A União Faz a Vida — principal programa de responsabilidade social da instituição. Também entregou ao Papa uma abelha de pelúcia, mascote e símbolo do PUFV, e um exemplar do livro Olhares sobre a Educação: a dinâmica do Programa A União Faz a Vida (PUFV) na contribuição para o alcance dos ODS da Agenda 2030, comprovando a contribuição do programa para o ODS 4 (Educação de Qualidade).
O Papa demonstrou profundo interesse, especialmente diante dos números do programa e do impacto social alcançado. Ressaltou a relevância do trabalho educacional baseado em cooperação, cidadania e metodologias ativas, e reforçou a necessidade de ampliar essa atuação para regiões vulneráveis.
“O conselho do Papa Leão para o Programa A União Faz a Vida foi simples e poderoso: continuem, porque as crianças e os educadores precisam da boa educação para construir um mundo de paz, de justiça, de fraternidade, de cooperação e de cidadania”, observou Marcello.
O Programa A União Faz a Vida no Haiti: educação em meio à reconstrução
O PUFV chegou ao Haiti há cinco anos, em meio ao processo de reconstrução do país após o terremoto e à dura realidade marcada por violência, atuação de gangues e severas limitações de infraestrutura. A metodologia é aplicada na capital Porto Príncipe, na escola Institution Sacre Coeur de Jésus, mantida pelo Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, com apoio de uma coordenação local comprometida e assessorias pedagógicas realizadas do Brasil — atualmente de forma totalmente online, devido ao fechamento dos aeroportos haitianos.
Mesmo com desafios como internet instável e dificuldade de deslocamento dos professores, o programa segue vivo. Ao longo desses cinco anos, mais de 25 docentes foram habilitados na metodologia, sob a assessoria pedagógica do formador nacional do PUFV, Prof. Dr. Silvio Munari, impactando cerca de 300 crianças. Já são quase 30 projetos desenvolvidos em áreas como saúde, alimentação, comunicação e cidadania — entre eles, uma iniciativa criada pelos próprios estudantes para alertar jovens haitianos sobre os prejuízos do consumo de álcool.
Os resultados são consistentes: professores passaram a atuar como mediadores; alunos tornaram-se protagonistas, mais curiosos e mais participativos; e a comunidade se envolve intensamente na construção do conhecimento. Em todas as formações, educadores haitianos relatam que cada capacitação equivale a quatro anos de formação tradicional — um sinal da força adaptativa do programa em um ambiente de extrema vulnerabilidade.
A força de um programa que ganhou o mundo
Com mais de 30 anos de história no Brasil, o Programa A União Faz a Vida já impactou mais de 5 milhões de estudantes e 230 mil professores, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de educação cooperativa do país. Para Marcello, apresentar esse legado no Vaticano — e agora mostrar seus frutos no Haiti — reforça a importância de compartilhar boas práticas educacionais globalmente.
A iniciativa da Sicredi Centro Oeste Paulista foi a pioneira no sistema Sicredi a expandir as atividades do PUFV para fora do país, com o apoio da Central PR/SP/RJ e da Fundação Sicredi. “O Programa A União Faz a Vida é motivo de muito orgulho para nós, pois se trata de um Programa que impacta toda a comunidade escolar e planta em quem participa a semente da cooperação e da cidadania, promovendo o envolvimento com a comunidade e gerando frutos que acompanham toda a vida de quem participa”, destaca Rogério Machado, superintendente de cooperativismo da Fundação Sicredi.
O encontro em Roma reafirma o que o Sicredi sustenta há décadas: educação, cidadania e cooperação transformam realidades. E, quando essa transformação atravessa fronteiras, o mundo passa a conhecer — e reconhecer — o potencial de um programa brasileiro que hoje inspira caminhos para uma educação mais humana, resiliente e global.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi.
Apabem de Palmital reabre inscrições para projeto Juventude 4.0 com inovação digital
by Bruno
written by Bruno
A Apabem – Associação Palmitalense para o Bem-Estar do Menor – anunciou a reabertura das inscrições para o projeto Juventude 4.0, voltado a jovens de 15 a 21 anos. A iniciativa, que busca promover desenvolvimento pessoal e oportunidade de aprendizado, traz para o próximo a ano uma novidade: o processo de inscrição será realizado de forma 100% digital, com apoio de Inteligência Artificial.
O novo prazo para inscrições começou em 1º de dezembro e seguirá até 15 de dezembro, período em que os interessados devem entrar em contato com o Agente de Inteligência Artificial da Juventude de Palmital, Luiz Miguel, pelo WhatsApp (18) 99703-8320.
Segundo a direção da Apabem, o objetivo é facilitar o acesso dos jovens ao programa, utilizando tecnologia para tornar o processo mais ágil e moderno. As vagas são limitadas, o que reforça a importância de garantir a participação dentro do período estipulado.
O projeto Juventude 4.0 é reconhecido por incentivar o protagonismo juvenil e oferecer atividades que estimulam o aprendizado, a criatividade e o crescimento pessoal. A expectativa é que a edição 2026 alcance ainda mais jovens para ampliar o impacto social da entidade que atende adolescentes há quase meio século em Palmital.
IBGE abre seleção para mais de 200 vagas temporárias; há oportunidades nas regiões de Assis e Ourinhos
by Bruno
written by Bruno
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem mais de 200 vagas temporárias abertas para 31 cidades das regiões de Presidente Prudente, Bauru, São José do Rio Preto, Itapetininga e Sorocaba (SP).
Os interessados podem se inscrever pelo site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até as 23h59 de 11 de dezembro.
As oportunidades temporárias são para as funções de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM), com remuneração de R$ 2.676,24, e para Supervisor de Coleta e Qualidade, com salário de R$ 3.379.
O contrato prevê duração de um ano, podendo ser prorrogado desde que o prazo total não ultrapasse três anos.
A taxa de inscrição é de R$ 38,50, e as provas objetivas estão previstas para 22 de fevereiro de 2026.
Confira a quantidade de vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM):
Vagas disponíveis por cidade:
| CIDADES | VAGAS |
| Adamantina | 5 |
| Andradina | 6 |
| Araçatuba | 7 |
| Assis | 6 |
| Avaré | 6 |
| Bauru | 10 |
| Birigui | 7 |
| Botucatu | 6 |
| Catanduva | 6 |
| Dracena | 5 |
| Fernandópolis | 6 |
| Itapetininga | 6 |
| Itapeva | 7 |
| Itararé | 6 |
| Itu | 7 |
| Jales | 5 |
| Jaú | 6 |
| Jundiaí | 10 |
| Lins | 6 |
| Marília | 7 |
| Mirassol | 7 |
| Ourinhos | 5 |
| Penápolis | 6 |
| Pereira Barreto | 10 |
| Piraju | 7 |
| Presidente Prudente | 7 |
| Presidente Venceslau | 5 |
| Santa Fé do Sul | 6 |
| Tatuí | 6 |
| Tupã | 5 |
| Votuporanga | 5 |
| TOTAL | 199 |
Fonte: Edital FGV/Reprodução
Ao todo, são 21 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ) no interior de SP, distribuídas nas seguintes cidades:
Vagas disponíveis por cidade:
| CIDADES | VAGAS |
| Adamantina | 1 |
| Araçatuba | 1 |
| Assis | 1 |
| Avaré | 1 |
| Bauru | 1 |
| Botucatu | 1 |
| Fernandópolis | 1 |
| Itapetininga | 1 |
| Itapeva | 1 |
| Itu | 1 |
| Jaú | 1 |
| Jundiaí | 1 |
| Marília | 1 |
| Mirassol | 1 |
| Ourinhos | 1 |
| Penápolis | 1 |
| Piraju | 1 |
| Presidente Prudente | 1 |
| Santa Fé do Sul | 1 |
| Tatuí | 1 |
| Tupã | 1 |
| TOTAL | 21 |
Fonte: Edital FGV/Reprodução
Outras regiões
No Brasil, o IBGE abriu inscrições para 8.480 vagas na função de agente e mais 1.110 vagas para a função de supervisor. Conforme o instituto, o processo seletivo de temporários é o maior da história.
Segundo o documento, os aprovados serão contratados para a realização de pesquisas de natureza estatística efetuadas pelo IBGE em todo o território nacional.
Os resultados das provas serão divulgados em 27 de março de 2026. Já a publicação do resultado final do processo seletivo estará disponível em 30 de abril do mesmo ano, conforme o edital.
Fonte: g1
Passageira de ônibus é presa com pasta base de cocaína escondida em embalagens de chocolate em pó
by Bruno
written by Bruno
A Polícia Rodoviária encontrou mais de 4 quilos de pasta base de cocaína escondidos em embalagens de chocolate em pó durante uma fiscalização na Rodovia Orlando Quagliato (SP-327), em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
Os policiais abordaram um ônibus na tarde de segunda-feira (08/12) que seguia de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com destino a São Paulo.
Com o apoio de um cão farejador, foi identificada uma mala contendo sete pacotes de chocolate em pó, onde estavam distribuídas pequenas embalagens com a droga.
A passageira responsável pela bagagem afirmou aos policiais que não sabia que estava transportava entorpecentes.
Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas e a ocorrência foi apresentada na Polícia Federal em Marília, onde a droga foi apreendida.
Fonte: g1
VÍDEO: Pedro Tirolli participa de apresentação do filme sobre Chorão, do Charlie Brown Jr, na CCXP25
by Bruno
written by Bruno
O palmitalense Pedro Tirolli foi um dos destaques da CCXP25, evento que reúne os principais nomes do entretenimento, audiovisual e cultura geek para divulgação de novelas, séries, filmes e jogos, realizado no último final de semana em São Paulo. O ator mirim de Palmital participou no último domingo (07/12) de um show de divulgação do filme “Chorão: Só os Loucos Sabem”, uma cinebiografia do vocalista do Charlie Brown Jr., em que interpreta o baixista Champignon.

Pedro Tirolli tocou baixo durante o show no painel do Grupo Omelete, em que o ator José Loreto, conhecido por grandes papéis em novelas como Avenida Brasil, se apresentou caracterizado como Chorão, seu novo personagem nos cinemas brasileiros, e encantou fãs em uma homenagem ao antigo vocalista do Charlie Brown Jr. e ao baixista Champignon.
Em dezembro de 2022, Pedro Tirolli já havia participado da CCXP para a apresentação da série “As Aventuras de José e Durval”, que foi lançada em 2023 e contou a infância e a juventude dos irmãos que formam a dupla Chitãozinho e Xororó. O palmitalense, que interpretou José, o Chitãozinho, quando garoto na produção da Globoplay, esteve no Palco Thunder para apresentar o sucesso “Evidências” junto com os cantores que são ícones da música sertaneja do Brasil.
CHORÃO – Dirigido por Hugo Prata e Felipe Novaes, o filme retrata a trajetória pessoal e profissional de Alexandre Magno Abrão, nacionalmente conhecido como Chorão. Desde a década de 1990, o Charlie Brown Jr. fez história como um dos grupos de rock nacional mais emblemáticos de todos os tempos, com sucessos como “Te Levar Daqui” (tema de abertura da telenovela Malhação), “Proibida Pra Mim” e “O Coro Vai Comê”, entre outros.
Contudo, após uma carreira consolidada na música, a banda foi impactada por uma perda irreparável: Chorão faleceu precocemente aos 42 anos, em 2013, vítima de overdose de entorpecentes. O roteiro do filme, assinado por Duda de Almeida (Sintonia, Angela), é inspirado no livro “Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz? – Minha história de amor com Chorão”, escrito por Graziela Gonçalves, viúva do cantor e compositor. Na produção, Graziela é interpretada pela atriz Nanda Marques.
O longa mergulha na vida do líder do grupo, artista que transformou dores e paixões em poesia urbana. Em Santos, entre o skate e os palcos, Chorão encontrou em Graziela uma presença marcante, que atravessou sua vida pessoal e criativa. É nesse encontro entre amor, rebeldia e vulnerabilidade que nasceram músicas capazes de traduzir uma geração, consolidando o Charlie Brown Jr. como uma das maiores bandas de rock do Brasil. Produzido pela Bravura Cinematográfica, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes, o longa tem estreia prevista para 2026.
Com informações da CNN e Ingresso.com
Créditos das fotos: @thegilbz


