9 de janeiro de 2026
“…usamos a experiência acumulada ao longo do tempo para equilibrar o imediatismo midiático com a boa informação.”
Estamos entrando em nosso 33º ano consecutivo de circulação como jornal impresso de abrangência regional, cobrindo os quatro municípios da Comarca de Palmital, além de Salto Grande e outras cidades próximas em seus assuntos mais relevantes e de interesse social.
Acompanhando a tendência de universalização da informatização pelos meios de comunicação digitais, desde 2018 mantemos o Portal Notícias JC Online que, além de reportagens do jornal impresso, repercute as notícias mais importantes de interesse regional, nacional e internacional, levando a informação pelos canais mais acessíveis.
Acompanhando as mudanças verificadas no meio social e econômico das cidades, que certamente afetam as formas de comunicação, agora muito menos exigente em qualidade e mais interessada na rapidez, usamos a experiência acumulada ao longo do tempo para equilibrar o imediatismo midiático com a boa informação.
Não obstante às mudanças que ocorrem continuamente, acreditamos que os valores jornalísticos da isenção, da independência, da autonomia e da liberdade de opinar e criticar, sempre com muito embasamento, permanecerão como critérios de escolha do público mais qualificado, que busca a verdade antes do próprio interesse.
Afinal, nestes tempos ditos modernos, em que grande parte do público leitor se submete à condição de refém dos algoritmos que oferecem cardápios informativos palatáveis, que agradam o ego e também a ideologia de quem deseja apenas a confirmação do seu pensamento, o contraponto se torna a melhor vacina contra a desinformação.
É justamente este caminho escolhido pela linha editorial do JORNAL DA COMARCA, ainda em seu nascedouro, em 1994, e que tanto contribui para a melhoria da informação, que será mantido como verdadeiro serviço social de utilidade pública.
Portanto, no início de mais um ano de circulação local e regional, pela chamada imprensa comunitária, focada nos assuntos de relevância das pequenas cidades e que interessam às suas populações, mas que não ganham espaço na grande mídia, vamos continuar a escrever a história de nossas cidades de abrangência.
O registro perene dos últimos 31 anos de história de cinco cidades da nossa microrregião está garantido e, dentro das possibilidades atuais, pretendemos manter esse formato de comunicação que, cada vez mais, depende do apoio institucional, publicitário e, principalmente, dos assinantes.
CONFIRA TODO O CONTEÚDO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL DA COMARCA – Assine o JC – JORNAL DA COMARCA – Promoção: R$ 100,00 por seis meses

PREVISÕES 2026
Com inspiração em Márcia Sensitiva, Chaline Grazik e Izadora Morais, e incorporando Walter Mercado, Mãe Dinah e Zé Arigó, vamos apresentar as previsões mais certeiras para o ano de 2026. Com estudos astrológicos aprofundados, mensagens paranormais recebidas pela rede wi-fi e a sensibilidade natural dos profetas, vamos elencar fatos que podem ser conferidos em futuro próximo.
REIS MAGOS E GORDOS
Depois da trairagem de alguns devotos que receberam com almoços e jantares a Bandeira de Cândido Mota, a Festa de Santos Reis de Palmital se manterá como a maior do Brasil, quiçá do universo. Toneladas de comida irão alimentar muitos devotos comilões que enfrentarão estradas empoeiradas ou embarreadas para cumprir a difícil promessa de almoçar várias vezes. E levar para casa.
PECADO DA CARNE
Depois do janeiro na praia, mesmo com dívidas do ano passado, chega o fevereiro festivo do pecado do carnaval. Recomeça a discussão sobre o feriado da terça-feira, quando muitos folgam até na quarta-feira, e voltam as reclamações da falta de eventos para festar. Muitos churrascos, botecos lotados, filas nos açougues, trânsito intenso na estrada do Panema e todos os clubinhos alugados. Em plena crise.
REZA, POLÍTICA E BOI BRAVO
Os eventos de abril de 2026 serão os mais animados graças à aproximação das eleições estaduais e nacionais. A Semana Santa será repleta de cabos eleitorais rezando, acendendo velas e carregando andor, e outros animando a Festa do Peão, onde os mais assanhados irão aparecer “traiados” como legítimos boiadeiros. Entre hóstias, rezas e montarias, teremos mais dos mesmos.
MAIO REVELADOR
Entre as homenagens aos trabalhadores e às mães, comemorados em maio, mês de Maria e das Noivas, surgirão os cabos eleitorais dos deputados para iniciar mais uma guerra pelo voto. Os candidatos da situação serão recebidos em gabinete, com promessas e fotos, enquanto os de oposição irão encontrar eleitores nos botecos da vida, também com promessas e fotos.
JUNINAS E JULINAS
As festas de meio de ano, Juninas e Julinas, serão as mais animadas dos últimos quatro anos, com o patrocínio “desinteressado” e o apoio dos fieis candidatos interessados mais nos votos dos devotos do que nos milagres de São João, Santo Antônio e São Pedro. Até as fogueiras serão patrocinadas por deputados e seus assessores tentarão pisar em brasas para provar a fé. Tudo pelo povo.
PATRIOTISMO ELEITORAL
Depois do agosto cheio de churrascos, promessas e cadeiras de roda aos eleitores, a reta final das campanhas será em setembro, quando o desfile da Independência será invadido pelos interessados nos votos dos patriotas e dos comunistas. Além das bandeiras verdes e amarelas, surgirão cores e símbolos de governadores e deputados para aliciar eleitores. Puro suco de patriotismo eleitoral.
CHORO & RISO
O primeiro turno das eleições gerais será animado com muito papel e compra de votos, que deverá superar os 200 reais. Vereadores e cabos eleitorais fieis irão comprar muitos eleitores, enquanto os traíras sumirão com as verbas eleitorais. Apuradas as urnas, muitos rirão, enquanto poucos chorarão, mas todos ficarão divididos no segundo turno.
GUERRA DAS LUZES
O Natal de 2026 deve repetir a concorrência entre as cidades com mais luzinhas coloridas. Alguns prefeitos exagerados, outros mais pobres e de mal gosto, todas as praças das nossas metrópoles caipiras sofrerão grandes nevascas em pleno dezembro, serão iluminadas e receberão figuras estranhas, como Pinguins fora de época. Vamos todos fazer fotos e publicar nas redes sociais. De novo.
VEJA ESTA E OUTRAS NOTAS DE HUMOR, SÁTIRA, CRÍTICA E AUTOCRÍTICA NAS VERSÕES IMPRESSAS DO JC – Promoção de assinatura R$ 100,00 por seis meses.

Polícia Civil de Assis deflagra operação contra uso irregular de medicamentos para emagrecimento
A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do 1º Distrito Policial de Assis, deflagrou na sexta-feira (09/01) a Operação Higia, voltada à repressão da comercialização e aplicação irregular de medicamentos utilizados para emagrecimento sem autorização legal e sem acompanhamento médico.
O nome da operação faz referência à deusa da saúde, higiene e prevenção na mitologia grega, simbolizando a atuação do Estado na proteção da saúde pública e na prevenção de práticas que possam colocar em risco a integridade física da população.
As investigações tiveram início após denúncias de que profissionais de Educação Física, conhecidos como personal trainers, estariam oferecendo e aplicando em alunos e clientes substâncias de uso controlado com princípio ativo da tirzepatida. O medicamento, segundo a legislação sanitária vigente, só pode ser prescrito e administrado por médicos.
De acordo com a Polícia Civil, o produto vinha sendo utilizado como método rápido de emagrecimento, sem prescrição ou acompanhamento clínico, o que pode configurar crimes previstos na legislação penal e sanitária.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão domiciliar em Assis, com apoio de 16 policiais civis. Na residência de um investigado, identificado pelas iniciais L.G.F.S., de 39 anos, foram encontradas ampolas com o medicamento e diversas seringas. O suspeito foi conduzido à Central de Polícia Judiciária de Assis e autuado em flagrante pelo crime de falsificação ou adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Nos demais locais vistoriados, nada de ilícito foi localizado.
Após os procedimentos, o indiciado foi encaminhado a um estabelecimento prisional da região, onde permanece à disposição da Justiça para audiência de custódia. O inquérito policial seguirá para análise do material apreendido e completa elucidação dos fatos.
A Polícia Civil reforçou seu compromisso com a preservação da ordem pública e alertou que o uso de medicamentos deve ocorrer exclusivamente com prescrição e acompanhamento médico, a fim de evitar riscos à saúde.
Fonte: Deinter-8
Pastor acredita na inocência de fiel, confronta suspeito de vender carro roubado e sofre tentativa de homicídio
Um pastor de uma igreja de Bauru (SP) sofreu uma tentativa de homicídio na manhã de quinta-feira (09/01) ao confrontar um mecânico suspeito de vender um carro roubado a um fiel da igreja. O caso ocorreu no bairro Vila Ipiranga.
Segundo o boletim de ocorrência, o veículo havia sido vendido a um amigo do pastor, que acabou preso por receptação na quarta-feira (07/01). Acreditando na inocência do fiel, o religioso, de 39 anos, foi até a casa do suspeito, acompanhado de duas testemunhas.
A intenção era convencer o mecânico, de 23 anos, a assumir a responsabilidade pela venda do veículo irregular, o que poderia comprovar a boa-fé do comprador que estava detido. No entanto, o suspeito se recusou a colaborar.
Ainda de acordo com o registro policial, a situação se agravou quando o pastor informou que acionaria a Polícia Militar para resolver o impasse. Nesse momento, o jovem sacou uma pistola e efetuou três disparos em direção ao religioso. O pastor não foi atingido, e o suspeito fugiu a pé.
A Polícia Militar foi acionada e conseguiu localizar o mecânico pouco tempo depois. Durante a abordagem, os policiais constataram que ele já era procurado pela Justiça por crimes anteriores.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) como tentativa de homicídio qualificado. A arma utilizada nos disparos não foi encontrada, e a Polícia Civil investiga os crimes de receptação e tentativa de homicídio.
Fonte: g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/I/UrtO17QzSinr6yu6BQDA/g1-19-.jpg)
Pastor acredita na inocência de fiel, cobra vendedor de carro roubado e sofre tentativa de homicídio em Bauru — Foto: Gabriel Pelosi/TV TEM
Internada às vésperas do casamento, noiva realiza cerimônia no hospital e se emociona: ‘Nunca vou esquecer’
Casamentos são planejados para serem perfeitos, com sorrisos, festa e celebração. Mas imprevistos podem acontecer, e é preciso contorná-los da melhor forma.
Foi o que aconteceu com os noivos Rosemeire Rosa e Heitor Henrique, que precisaram cancelar o aluguel do vestido e do terno por um motivo que não poderia ser evitado: a internação de Rosemeire na Santa Casa de Lins (SP), a 11 dias da cerimônia, devido a um quadro inflamatório.
Apesar da internação, a psicóloga hospitalar Rubia da Silva e a equipe do 5º andar do hospital transformaram o imprevisto em uma linda cerimônia, realizada no dia 20 de dezembro. Rosemeire teve maquiagem, cabelo arrumado e música ao vivo da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins.
“Fiquei doente e internada, e isso me abalou muito. Aluguei o vestido, o meu marido alugou o terno também, mas eu não tinha nem vestido para casar mais. As enfermeiras e a Rúbia que me ajudaram a realizar esse sonho de casamento”, relatou a noiva, em entrevista ao g1.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/U/o/zIp81DSpOa2NChj5imGA/casa.jpg)
Após noiva ser internada às vésperas do casamento, psicóloga organiza cerimônia no hospital em Lins — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
👰🏻 Na saúde e na doença
Em entrevista ao g1, Rubia relata que a ideia surgiu a partir de um desabafo da própria paciente durante sessões de psicologia, após o médico informar que a alta hospitalar demoraria.
A partir de então, a equipe do hospital se mobilizou para cuidar de todos os detalhes da cerimônia: o dia de beleza da noiva, decoração, fotografia, música, floricultura e até o convite para padrinhos e madrinhas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/d/Q/qmgvAKTNe5BEjgTNFdnQ/g1-2026-01-08t154142.849.jpg)
Após adiamento por internação, equipe de hospital em Lins promove casamento surpresa para casal — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
“Foi lindo as enfermeiras me maquiando, arrumando o meu cabelo, deu vontade de chorar na hora de alegria, de ver a emoção delas comigo. Nossa, eu nunca vou esquecer, foi lindo mesmo”, relembra a noiva Rosemeire, de 53 anos.
O pastor da igreja que o casal frequenta autorizou que um membro da gestão realizasse a cerimônia na Santa Casa. Para Rosemeire e Heitor, a união simbolizou uma conquista após dificuldades. A noiva recebeu alta dois dias após o casamento.
“Foi uma luta para nós ficarmos juntos e eu agradeço muito toda a equipe do hospital que atendeu e cuidou da minha mulher”, relata o noivo, Heitor Henrique, de 35 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/N/K/Kxd2atRqOczD6S48ck8w/g1-2026-01-08t154121.727.jpg)
Após adiamento por internação, equipe de hospital em Lins promove casamento surpresa para casal — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/c/P/Yft0K1SxScBrkpocGk5A/g1-2026-01-08t154100.609.jpg)
Após adiamento por internação, equipe de hospital em Lins promove casamento surpresa para casal — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/g/p/hzFigtS5CChALmpdpdOA/design-sem-nome-24-.jpg)
Equipe da Santa Casa de Lins organizou casamento — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
🌷 Humanização do cuidado
Apesar de ser uma quebra na rotina e uma ação inusitada realizar o casamento em um hospital, Rubia explica que ações como essa fazem parte da humanização do cuidado e acabam animando toda a equipe envolvida.
“Todos ficaram muito animados e contentes por participarem de algo tão significativo na vida de alguém. Em um processo de internação, o paciente e a família ficam muito vulneráveis e, às vezes, sentem que ninguém está olhando por eles. Possibilitar o casamento foi resgatar um sonho de vida e mostrar que o hospital também fala de vida”, finaliza.
Fonte:g1
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/N/Q/R4pRvURnSkdydOdh2YCg/g1-2026-01-08t160118.733.jpg)
Após adiamento por internação, equipe de hospital em Lins promove casamento surpresa para casal — Foto: Reprodução/Greco Estúdio
A Polícia Militar, por meio do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, recuperou diversos equipamentos furtados durante patrulhamento realizado em Palmital. A ação ocorreu na madrugada desta sexta-feira (09/01) e resultou na apreensão de ferramentas que haviam sido subtraídas de um morador da cidade.
De acordo com informações da corporação, por volta das 3h40, a equipe avistou um adolescente em atitude suspeita, conduzindo uma bicicleta e arrastando ferramentas elétricas. Ao perceber a aproximação da viatura, o jovem tentou fugir, mas foi rapidamente abordado pelos policiais.
Durante a ocorrência, os militares localizaram nas proximidades da linha férrea uma roçadeira manual e uma motosserra escondidas, além de outros itens furtados. Os objetos foram recolhidos e posteriormente restituídos ao proprietário.
O caso foi registrado e encaminhado à Polícia Civil para as providências legais. A Polícia Militar destacou que a ação demonstra a importância do patrulhamento ostensivo na prevenção e combate a crimes contra o patrimônio na região.


