Como uma das principais manifestações culturais e religiosas de Palmital, a Festa de Santos Reis representa a adoração ao Menino Jesus e o ideal de partilha de graças para o ano que se inicia, sendo marcada por um banquete com cardápio típico da culinária rural servido a milhares de visitantes todos os anos. A celebração também cumpre um importante papel social ao auxiliar entidades com as sobras de alimentos que não são utilizadas durante o evento.
As sobras da 69ª edição da Festa de Santos Reis de Palmital, realizada com sucesso no último dia 17 de janeiro no recinto do bairro rural da Água Nova, foram distribuídas na última sexta-feira (23/01). José Lázaro Tusco, presidente da Amtrac – Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital –, acompanhado da coordenadora da cozinha Maria Inês Thomé Tusco e do empresário Eduardo Tirolli, vice-presidente da entidade, anunciou a doação de mais de 1,5 tonelada de alimentos a entidades assistenciais do município e região.
Os alimentos foram reunidos e separados no bar do Ditinho, gerente da bandeira das Anhumas, para a posterior distribuição aos beneficiários. De acordo com a Amtrac, foram atendidas a Apae, a Santa Casa de Misericórdia, as Conferências Vicentinas e o Asilo São Vicente, além dos projetos Gota Verde e Marmita Solidária, que realizam importante atendimento à população de Palmital. Houve ainda repasse de donativos à Comunidade Terapêutica Idac Maanain, de Assis.
Os kits destinados às instituições, responsáveis pelo atendimento a famílias carentes, a doentes, a idosos, a crianças e a dependentes químicos, foram compostos por arroz, feijão e macarrão. A Amtrac informou também que aproximadamente 40 cestas básicas foram entregues às pessoas que trabalharam na cozinha da festa, além de outras doações avulsas, totalizando cerca de 3 toneladas de alimentos provenientes das sobras do evento.
A entidade destacou ainda que a fartura de alimentos, que possibilitou a preparação do banquete e a prática da solidariedade por meio das doações às entidades, se deve à excelente arrecadação realizada pelas companhias. As bandeiras das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas cumpriram jornadas entre o Natal e o Dia de Santos Reis, visitando propriedades rurais, residências, empresas e órgãos públicos de Palmital e região.



