O Sebrae, por meio da parceria com o Sindicato do Comercio Varejista (Sincomercio), lançou na noite de quarta-feira da semana passada (17/07), durante evento no auditório da escola técnica Mário Antônio Verza, o programa Loja do Futuro em Palmital. A iniciativa, que tem o apoio da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), desenvolverá iniciativas que exploram tecnologias, estratégias e práticas inovadoras para aprimorar a experiência do varejo e melhorar o desempenho de pequenos negócios.
A apresentação do programa contou com a presença de representantes das entidades envolvidas, que também receberam apoio de Sesc, do Senac e do Sicredi, além de comerciantes e representantes de empresas de diversos segmentos do varejo de Palmital. A recepção aos participantes foi realizada no pátio da escola técnica do Centro Paula Souza ao som de grupo musical da Banda Sinfônica Municipal de Botucatu.
PALAVRAS – Ângelo Breganó, presidente do Sincomercio, agradeceu ao Sebrae e FecomercioSP pela parceria e enfatizou que o programa representa avanço para o varejo ao fomentar o uso de recursos tecnológicos que estão transformando as relações de consumo e práticas comerciais. Segundo ele, a inteligência artificial já é realidade e cabe aos empreendedores estarem aptos a aplicar suas facilidades para o desenvolvimento do setor.
Os gerentes do Sicredi, Eduardo Celeghim (geral) e João Lucas dos Santos Silva (PJ), falaram sobre as ações da cooperativa de crédito para atendimento dos empreendedores de Palmital, incluindo a realização de uma feira de negócios neste sábado no pátio da Fepasa. Cristiane Aguiar, gerente regional do Sebrae de Marília, destacou a parceria com o Sincomercio para o lançamento do Loja do Futuro, como excelente oportunidade para o município.
Priscila Pinato, responsável pelo desenvolvimento do programa em Palmital, apresentou os serviços do Loja do Futuro e os eixos a serem debatidos nas áreas de gestão, digitalização, inovação e acesso ao mercado. Segundo ela, a próxima fase será realizada em agosto com encontros para esclarecimento dos temas. Em uma terceira etapa, haverá o aprofundamento nas tecnologias de inteligência artificial disponíveis para aprimorar a prática do varejo.
PALESTRA – O consultor do Sebrae, Edgar Neto, ministrou na sequência a palestra “O impacto da inteligência artificial no varejo”. Com recursos audiovisuais, ele falou sobre as novas tendências no mercado comercial para aumentar as vendas e os lucros das empresas. O especialista também ensinou técnicas para comandos eficientes e mostrou as principais ferramentas que auxiliam os comerciantes a modernizar seus processos e se aproximar dos clientes.