Descubra quais são os venenos agrícolas que você mais consome no dia-a-dia

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) chegou à conclusão que o Brasil utiliza mais agrotóxicos em suas lavouras do que os Estados Unidos e a China juntos.

Segundo o último Relatório de Comercialização de Agrotóxicos elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 2022 o Brasil despejou 800 mil toneladas de venenos agrícolas em suas lavouras. O País, inclusive, usa mais agrotóxicos que China e Estados Unidos juntos.

E tanto frutas, verduras, legumes e cereais quanto a matéria-prima para os biocombustíveis recebem ‘banhos’ periódicos.

Índice da Ceagesp avalia comportamento dos hortifrútis em 15 regiões do Estado; veja
Arborização é desafio em bairros periféricos e na região central de São Paulo
Nos plantios que utilizam sementes geneticamente modificadas (transgênicas), o uso de herbicidas potencialmente cancerígenos, como o glifosato, é prática corriqueira. Esse é o caso de grãos como soja e milho.

O documento elaborado pelo Ibama indica os dez ingredientes ativos mais comercializados no Brasil, em toneladas. A relação inclui herbicidas, inseticidas, fungicidas e bactericidas, inclusive alguns banidos em outras partes do mundo, como na União Europeia.

Rastros de agrotóxicos podem ser encontrados no café da manhã, no almoço, no jantar, no lanche e até nas flores e no algodão, que serve de matéria-prima para as roupas. Veja como reduzir o consumo de agrotóxicos.

Os riscos para a saúde humana vão desde malformação fetal até o desenvolvimento de vários tipos de câncer e de Alzheimer, passando por “inofensivas” irritações na pele, dores abdominais, vômitos e diarreias. 

Fonte: Gazeta de S. Paulo – Link original: https://www.gazetasp.com.br/cotidiano/descubra-quais-sao-venenos-agricolas-mais-consome-dia-a-dia/1145863/

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.