O comerciante João Parrilha morreu no final da tarde desta quarta-feira (04/12), aos 88 anos, em decorrência do agravamento do estado geral de saúde quando estava internado no Hospital Regional de Assis.
Ele foi figura importante na comunidade de Palmital, desempenhando atividade comercial e trabalhando em prol das pessoas mais necessitadas em obras religiosas. Também teve destacada atuação como esportista, sendo um ídolo que fez história no futebol do município.
Filho de Balbina Gonçalves Parrilha, João era um dos nove filhos de Francisco Parrilha um comerciante que chegou a Palmital na primeira metade do sáculo passado e se dedicou ao comércio, incluindo armazém, farmácia e máquina de arroz.
O comerciante se casou com Zélia Tereza Hespanhol Parrilha e teve os filhos Nilson José, falecido, Nilza Jane, Tania Leda, Nivaldo e Thaise Cristina, que lhe proporcionaram netos e bisnetos.
João foi um importante nome do esporte de Palmital, com destacada atuação em equipes do futebol amador e profissional durante as algumas décadas.
Entre os anos 1955 e 1966, ele foi zagueiro do Operário Futebol Clube e do Palmital Atlético Clube (PAC), como um dos aletas que mais atuou pela equipe palmitalense que venceu o Amador Regional em 1957 e 1959, quando também integrou o time que venceu o Campeonato do Interior do setor 32.
Como atleta de futebol, também atuou no tricampeonato do PAC na 3ª divisão do Campeonato Paulista entre 1964 e 1966 e ainda foi destaque na equipe do Guarani F.C., uma das que mais conquistou títulos no Campeonato Amador de Palmital.
Parrilha atuou no comércio com um açougue que funcionou por muitos anos na principal rua da cidade, a Manoel Leão Rego, e encerrou suas atividades a pouco menos de duas décadas.
João também teve importante participação em movimentos religiosos que contribuíram com ações bem benefícios dos mais necessitados. O comerciante atuou em campanhas para a construção do Asilo São Vicente de Paulo e, desde 1967, ocupava a diretoria da Vila Vicentina. Ele foi vice-presidente nos períodos de 70/74 (José Machado de Oliveira como presidente), 74/77 (Benvindo Galhardo) e 89/95 (Emílio Valério Neto).
A Congregação Missionárias de Ação Paroquial informou que atualmente João era 2º secretário da entidade. “Sempre foi atuante nas atividades do Asilo e tinha presença ativa ao fazer visitas frequentes aos idosos enquanto teve condições físicas. Inclusive, ainda neste ano esteve na entidade”, diz nota da instituição. O comerciante também foi fundador e presidente da Conferência Vicentina de Santo Antônio, que tem uma história de 58 anos de auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social em Palmital.
Nos últimos anos, como reconhecimento à sua contribuição pela sociedade e pelo esporte de Palmital, João Parrilha foi homenageado em diversos eventos realizados pela Prefeitura de Palmital.
Seu corpo está sendo velado na Funerária Santa Terezinha e o sepultamento está previsto para às 14 horas desta quinta-feira (05/12) no Cemitério Municipal, onde receberá as homenagens de familiares e amigos.