O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (9), emitiu alertas de “grande perigo” para fortes chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Esses estados enfrentam alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, com previsão de chuva acima de 60 mm/h ou 100 mm/dia. O órgão também destacou a possibilidade de ventos intensos que podem causar quedas de energia e descargas elétricas.
Outros estados, como São Paulo, Paraná e Santa Catarina, estão sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial”. A previsão é de chuvas mais moderadas, entre 20 e 60 mm/h, e ventos variando de 40 a 100 km/h. As autoridades pedem atenção para pequenos deslizamentos e transtornos em áreas urbanas. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é apontada como um dos fatores responsáveis pela intensificação das chuvas.
Além do Sudeste, as chuvas também devem atingir o Norte e o Nordeste, com destaque para Maranhão, Bahia e Piauí. De acordo com o MetSul Meteorologia, a tendência é de precipitações persistentes nesses estados, aumentando os riscos de transtornos.
Fonte: DCM
CONFIRA PREVISÃO DO IPMET/UNESP PARA PALMITAL