Na manhã de segunda-feira (08/09), durante a triagem de materiais, trabalhadores de uma cooperativa de reciclagem localizaram dentro de um recipiente plástico um pé com parte de uma perna, aparentemente de origem humana, em Assis.
Em entrevista ao Portal AssisCity, o delegado responsável pelo caso, Dr. João Fernando Pauka, explicou que a Polícia Civil foi acionada por volta do meio-dia, após comunicação feita pela Polícia Militar. “O pessoal da cooperativa encontrou o membro durante a separação do material e acionou as autoridades. Estivemos no local, verificamos o recipiente e havia uma anotação indicando que o material poderia ter origem no Hospital Regional de Assis”, afirmou.
Ainda segundo o delegado, a etiqueta no invólucro trazia dados de um paciente e a data de um procedimento cirúrgico. A partir dessas informações, a polícia se deslocou até o Hospital Regional de Assis, onde foi confirmado que, em janeiro de 2024, um paciente havia passado por amputação do membro.
De acordo com registros preliminares do hospital, não havia informações sobre a remoção do material por familiares ou funerárias para a destinação adequada. “Aparentemente, esse membro se desviou ali mesmo no Hospital Regional”, disse o delegado ao Portal AssisCity.
A ocorrência foi registrada e o Instituto de Criminalística realizou a apreensão do material, que passará por perícia no Instituto Médico Legal (IML). Um inquérito policial será instaurado para apurar as circunstâncias do caso, enquanto a direção do Hospital Regional também deverá abrir uma investigação administrativa interna.
O Portal AssisCity entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda posicionamento.
Fonte: AssisCity