A comunidade católica de Palmital se reuniu no último final de semana para se despedir do Padre Marcelo Martins Barreto, que deixa a Paróquia São Sebastião após seis anos de trabalho pastoral no município. O sacerdote assumirá, a partir de 1º de janeiro de 2026, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Dileta, em Assis.
Na noite do último domingo (28/12), o religioso celebrou a Missa de Ação de Graças na Matriz de São Sebastião, marcada por homenagens e pela presença de familiares — pais, primos e amigos de diversas comunidades. Em sua homilia, dedicada à Sagrada Família, Padre Marcelo relembrou momentos de sua trajetória na “paróquia mãe” de Palmital, destacando a importância da família na formação cristã e os fatos marcantes de sua passagem.


Entre os pontos lembrados pelo pároco, destacou-se o período da pandemia, quando o sacerdote utilizou as redes sociais para evangelizar, inaugurando uma nova era de comunicação digital na paróquia. Padre Marcelo também agradeceu às pessoas que o auxiliaram ao longo dos anos, ressaltando os momentos de comunhão com famílias, movimentos e pastorais.

Ao final da celebração, Padre Marcelo recebeu cumprimentos, presentes e homenagens de todas as comunidades e grupos de serviço que atuam nas pastorais da Paróquia São Sebastião. O momento de envio foi marcado por uma encenação realizada por jovens vestidos de São Sebastião e Nossa Senhora, simbolizando a passagem do padre pela paróquia e sua nova missão.
A mudança do Padre Marcelo foi anunciada no final do mês de agosto pelo bispo Dom Argemiro de Azevedo, como forma de realizar o rodízio periódico de presbíteros, com o objetivo de “fortalecer a fé em toda a Diocese”. A partir de 1º de janeiro de 2026, a comunidade de São Sebastião passará a ser administrada pelo Padre Guilherme Caetano da Silva, que atualmente está em Assis e ocupa o posto de vigário na Comunidade da Catedral do Sagrado Coração de Jesus.

Santo Antônio

As mudanças anunciadas pela Diocese de Assis também provocam a troca de comando na Paróquia de Santo Antônio. O Padre Luiz Fernando Dias celebrará sua missa de despedida nesta quarta-feira (31/12), às 19h30, na Matriz do bairro Paraná. Ele assumirá o posto de vigário na Paróquia de São João Batista, em Iepê, e será substituído pelo Padre Deividy Sales Dutra. O Padre Otávio Peres permanece em Palmital como vigário das duas paróquias.














