Um espetáculo no céu de Palmital foi registrado no final da tarde de quarta-feira (18/02). Em meio à formação de tempestades que atingiram a região e causaram estragos em algumas cidades, surgiram nuvens arco-íris, fenômeno que coloriu parte da paisagem.

O flagrante foi realizado pelo JC no final da Rua Canaan Tannus, na saída do bairro Fênix I para a vicinal da Água da Aldeia. Durante a formação da tempestade, que escureceu o céu por volta das 17h50, foi possível observar nuvens arco-íris devido à decomposição da luz solar no fim da tarde.

O fenômeno ocorre por causa da iridescência e apresenta a forma de um arco-íris reto. Esse efeito óptico atmosférico acontece quando há separação das cores da luz solar “branca” pela difração dos raios solares. Geralmente, o arco-íris reto aparece quando a luz atravessa nuvens do tipo cirrus, que ficam acima de 10 km da superfície e são compostas principalmente por cristais de gelo.
As nuvens arco-íris não são tão raras, mas duram pouco tempo e dependem de condições ideais: presença de nuvens em camadas não tão finas (para permitir interação com a luz) e nem tão espessas (para não bloqueá-la), além de um ângulo adequado dos raios solares para que a iridescência seja visível.













