Um circo que estava instalado na Avenida João Ferreira, em Gália (SP), cidade a aproximadamente 120 quilômetros de Palmital nas proximidades de Marília, desabou com a força da chuva que caiu na cidade no domingo (17/05). De acordo com informações dos proprietários do estabelecimento, ninguém ficou ferido e não estava acontecendo nenhum espetáculo na hora do incidente.
Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Gália decretou estado de calamidade pública após as tempestades. Na postagem, o prefeito afirmou que a medida será oficializada em decreto na quarta-feira (20/05), e destacou que a Prefeitura e a Defesa Civil já estão mobilizadas para atender os moradores afetados pelos estragos provocados pela chuva.
Segundo o comunicado, os moradores que precisarem de auxílio devem procurar a administração municipal, localizada na Praça Custódio de Araújo Ribeiro. nº 755. A escola estadual Graciema B. Ribeiro suspendeu as aulas nesta segunda-feira devido ao forte temporal. A estrutura foi danificada, principalmente os telhados. A Defesa Civil vistoriou o prédio e constatou a necessidade de reparos imediatos para garantir a segurança dos alunos e funcionários.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/f/6/hO2rUTTXKwuNlqtWdCMw/prefeitura-de-galia-1-.jpeg)
Prefeitura de Gália decretou estado de calamidade pública após as tempestades — Foto: Prefeitura de Gália
Outras cidades
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/3/a/t10GJXSBuTZ6UKcFEU3A/whatsapp-image-2026-05-17-at-12.40.46.jpeg)
Trecho da Nações Unidas é interditado durante forte chuva em Bauru — Foto: Marcus Vinícius Anjos / TV Tem
Os estragos da chuva de domingo (17/05) também causaram alagamentos, queda de árvores e danos a estruturas em Bauru, Pirajuí e Paraguaçu Paulista (SP).
Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (18/05) pela Defesa Civil, Pirajuí registrou o acumulado de 30 mm nas últimas 24 horas. Na cidade, a Praça do Parque do Povo, que fica na Avenida Governador Orestes Quércia, ficou tomada pela lama.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/h/I/4vnPmAQuWNPl1Q9A90Dw/chuva-pirajui.png)
Chuva atingiu vias de Pirajuí e causou alagamentos e interdições — Foto: Arquivo pessoal
Em Bauru, choveu mais de 50 milímetros e os ventos chegaram a 50 km/h, conforme levantamento da prefeitura.
Durante todo o domingo, as equipes trabalharam na limpeza das vias, especialmente na Avenida Nações Unidas, que teve um dos trechos, na quadra 4, interditado, mas já foi liberado.
De acordo com Defesa Civil do município, os trabalhos de rescaldo continuam nesta segunda-feira nos pontos mais afetados. Não houve registro de desabrigados ou desalojados e também ninguém se feriu. Temporal causa alagamentos, queda de árvores e estragos em churrascaria de Bauru
Em Paraguaçu Paulista, houve registro de chuva acompanhada de granizo, que foi registrada por vários moradores. (Veja no vídeo abaixo).
Maiores acumulados do estado
De acordo com o balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (18/05), cidades da região apresentaram alguns dos maiores acumulados nas últimas 72 horas.
Lista da Defesa Civil com os maiores acumulados das últimas 72 horas (dados coletados às 7h – Cemaden e Inmet)
- Presidente Prudente: 131mm
- Rancharia: 126mm
- Marília: 87mm
- Bauru (Vila Universitária): 54mm
- Jaú (Jardim Sanzovo): 43mm
- Ibitinga (Ibitinga): 38mm
Fonte: g1











