Massa de ar polar traz frio ao interior paulista e Palmital registra 6,3°C na madrugada desta quarta-feira

A atuação de uma massa de ar frio e seco de origem polar derrubou as temperaturas no interior paulista no início desta semana. As condições climáticas motivaram alerta de risco da Defesa Civil do Estado, pois as condições favorecem a formação de nevoeiros nas primeiras horas da manhã, ocorrência de geadas em áreas serranas e de planalto e queda da umidade relativa do ar que prejudica a saúde da população.

A mudança no clima ocorreu depois de um final de semana com temperaturas mais elevadas para a média do período do inverno. No sábado passado (11/07), os termômetros chegaram a 29,9ºC, com mínima de 13,3°C. Os registros são do Ciiagro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, órgão do governo estadual responsável pelo monitoramento climático oficial e que mantém estação automática no Horto Florestal Estadual de Sussuí.

A partir do domingo (12/07), as temperaturas entraram em declínio com aproximação da massa de ar polar. A maior temperatura foi de 25,3°C, conforme o Ciiagro, com mínima de 10,8°C na madrugada de segunda (13/07), quando a máxima do período da tarde chegou a apenas 20,6°C.

Na madrugada de terça-feira (14/07), os termômetros registraram mínima de 6,7°C, com máxima de 20,7°C ao longo do dia. O vento moderado também intensificou a sensação de frio. Na madrugada desta quarta-feira (15/07), conforme dados do Ciiagro,  a mínima foi de 6,3°C. A máxima prevista para a tarde, conforme o serviço Climatempo, é de 24°C.

Segundo o Climatempo, a massa de ar frio perde força a partir desta quinta-feira (16/07) e os termômetros entram em elevação, ficando entre 12ºC e 28ºC. Na sexta-feira (17/07), a mínima sobe para 16ºC e a máxima será de 27°C.

No sábado (18/07), as temperaturas ficam entre 6°C a 28°C, e no domingo entre 16ºC e 29°C. A próxima semana deve ser quente, com mínimas de até 22°C durante a madrugada e tardes com máximas de 34°C entre terça-feira e domingo.

RECOMENDAÇÕES – Diante do frio, a Defesa Civil do Estado de São Paulo orientou a população a redobrar os cuidados com crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação, que são mais vulneráveis aos efeitos das baixas temperaturas. A recomendação é se manter bem agasalhado, garantir a ventilação dos ambientes e evitar improvisar sistemas de aquecimento devido ao risco de incêndios e de intoxicação por monóxido de carbono.

Os motoristas também devem ficar atentos nas primeiras horas da manhã, quando a formação de nevoeiros e neblinas podem reduzir temporariamente a visibilidade nas estradas. O tempo seco causado pela onda de frio pode ainda elevar o risco de incêndios em áreas urbanas e rurais. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.